X-Men: Fênix Negra registra enorme QUEDA nas bilheterias mundiais!

 

Após uma estreia particularmente terrível nas bilheterias americanas e mundiais na semana passada, X-Men: Fênix Negra sofreu uma queda enorme em seu faturamento global. Dessa forma, o filme caminha para ser um dos maiores fracassos de bilheteria da história dos filmes de super-heróis.

 

Na bilheteria americana, o longa teve um segundo fim de semana desastroso. Ele faturou apenas US$ 9,35 milhões nos EUA, e agora tem um total de míseros US$ 52,1 milhões no país. Trata-se de um resultado pavoroso sob todos os aspectos.

 

Para começar, em duas semanas de exibição o filme ainda não conseguiu sequer alcançar o que Wolverine: Imortal, X-Men: Primeira Classe e o primeiro longa faturaram em seus fins de semana de estreia. Vou repetir: em dez dias em cartaz Fênix Negra faturou menos do que X-Men: O Filme faturou em três dias, e isso lá em 2000, quando o preço dos ingressos era absurdamente mais barato do que é hoje.

 

 

Além disso, o filme ainda conseguiu ficar num vexatório quinto lugar no ranking semanal dos EUA, o que é uma posição patética para um filme em sua segunda semana. Ele ficou atrás não apenas da (fraquíssima) abertura de MIB: Homens de Preto – Internacional, como também de Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2, Aladdin e Rocketman, estes dois últimos há mais tempo em cartaz do que Fênix Negra.

 

Mas o mais curioso é o quão gigantesca foi a queda do longa nas bilheterias. Entre sua abertura e seu segundo fim de semana, Fênix Negra sofreu uma queda de absurdos 71,5%. O longa simplesmente despencou de maneira espetacular nas bilheterias americanas. Para se ter uma ideia, trata-se da terceira maior queda do primeiro para o segundo fim de semana entre filmes baseados em quadrinhos. Porém, como os filmes de HQs que conseguiram despencar mais do que Fênix Negra são longas menores como Steel: O Homem de Aço (não o de Henry Cavill, uma aventura de 1997 estrelado por Shaquille O’Neal e baseada num personagem terciário da DC), que caiu 78%, e Dylan Dog e as Criaturas da Noite, que caiu 87,4%, Fênix Negra leva o prêmio de maior blockbuster baseado em quadrinhos a despencar mais no segundo fim de semana. Evidentemente, trata-se do filme da Marvel a ter a maior queda também.

 

Claro, a maioria dos longas que tiveram grandes quedas na segunda semana são filmes pequenos, independentes, que já haviam estreado em poucas salas e então caído ainda mais quando seu número de cinemas diminuiu drasticamente. Por isso, entre os longas que estavam em cartaz num circuito de no mínimo 3.000 cinemas no país inteiro e ainda assim conseguiram ter quedas gigantescas na segunda semana, Fênix Negra só não caiu mais do que o Sexta-Feira 13 de 2009 (80,4%), Máquinas Mortais (76,8%), Cinquenta Tons de Cinza (73,9%), Doom: A Porta do Inferno (72,7%), o A Hora do Pesadelo de 2010 (72,3%), Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (72%) e Hardcore: Missão Extrema (71,7%).

 

 

Isso mostra o quanto o longa está sendo rejeitado pelo público americano. A única esperança do filme era se o novo MIB fracassasse com o público e a crítica (como de fato aconteceu) e assim ele poder se posicionar como o único blockbuster em live action até a chegada de Homem-Aranha: Longe de Casa, mas nem isso aconteceu. Pelo contrário: mesmo sendo o único filme de heróis a estrear em junho, Fênix Negra ainda assim está sendo totalmente ignorado nas bilheterias.

 

E por que isso está acontecendo? A resposta está no próprio comportamento do público. Hoje em dia, simplesmente há opções demais de entretenimento para o público médio. Você pode encontrar filmes e séries de alta qualidade em casa, ao alcance de um botão. Ou seja, a não ser que haja um filme muito aguardado estreando, o público simplesmente vai ficar em casa. Mas quando há algo de interesse passando, ele aparece – a audiência deixou a Netflix e compareceu normalmente aos cinemas para assistir Vingadores: Ultimato, Capitã Marvel, Aladdin, Nós, Como Treinar o seu Dragão 3 e John Wick 3: Parabellum. Entretanto, os lançamentos das últimas semanas, incluindo Godzilla II: Rei dos Monstros, Pets 2 e MIB: Homens de Preto – Internacional, bem como o próprio Fênix Negra, simplesmente não despertaram a atenção do público o bastante para ir aos cinemas em grandes volumes.

 

Claramente, os cinéfilos estão preferindo guardar o seu suado dinheiro para lançamentos muito mais interessantes, como Toy Story 4, Longe de Casa, O Rei Leão e Velozes & Furiosos: Hobbs e Shaw. Com tantos blockbusters vindo por aí, para que gastar dinheiro com um filme tão pessimamente recebido como Fênix Negra? Para assistir ao capítulo final de uma equipe dos X-Men que sempre patinou nas bilheterias, e cujo único sucesso realmente grande só ocorreu por causa de um crossover com o antigo time de mutantes? Ninguém está dando prioridade para isso, e pelo visto os interessados estão esperando o longa chegar para aluguel ao toque de um botão daqui a algumas semanas.

 

 

Infelizmente para a Fox (que agora pertence à Disney), os filmes dos X-Men não costumam ter carreiras muito longas nas bilheterias americanas, e as próximas semanas trazem novos blockbusters que vão tomar diversas salas do filme, ressaltando o desinteresse da audiência por ele. Por isso, caso Fênix Negra tenha um desempenho pós-segunda semana similar ao de Apocalipse (que despencou vergonhosamente rápido, pois ele estreou numa temporada bastante fraca), ele sai de cartaz tendo faturado medonhos US$ 69,2 milhões. Para se ter uma ideia, isso seria abaixo do que o filme que adaptou anteriormente a Saga da Fênix Negra, o também recebido com críticas terríveis O Confronto Final, conquistou em dois dias de exibição – lá em 2006, quando os ingressos eram bem mais baratos do que são hoje.

 

Na bilheteria internacional, Fênix Negra também tem tido um desempenho constrangedor. O longa faturou US$ 24,2 milhões e despencou absurdos 74% fora dos EUA, ficando em terceiro lugar no fim de semana internacional, atrás da estreia de MIB: Homens de Preto – Internacional e da quarta semana de Aladdin. A única notícia positiva para o filme veio da Indonésia, onde ele abriu em primeiro lugar com um faturamento de US$ 3,5 milhões, 15% maior que o da estreia de Apocalipse. Na China, ele faturou mais US$ 10 milhões, portanto sofrendo uma queda de imensos 78% em comparação com sua estreia.

 

Sim, não é só nos EUA: em todo o planeta Fênix Negra registrou quedas gigantescas, demonstrando que o público tem literalmente ignorado o filme e preferido aguardar em casa pelos próximos blockbusters!

 

 

Com isso, o filme tem até o momento US$ 152,3 milhões na bilheteria internacional e logo US$ 204,5 milhões globalmente. É um resultado desastroso considerando que, graças às diversas refilmagens, o filme custou em torno de US$ 200 milhões para ser feito, e isso fora os gastos com o marketing. Chega a ser inacreditável como os cineastas gastaram tanto para produzir um filme que ainda conseguiu ser tão desinteressante para o público em geral. O primeiro blockbuster da Fox sob a Disney deverá lhes render um prejuízo bastante significativo. Segundo Scott Mendelson, da Forbes, o filme pode ser um desastre ainda maior para o estúdio do que Quarteto Fantástico – sim, aquela versão de 2015.

 

Será que a próxima versão dos X-Men pelo MCU vai ser mais bem sucedida?

 

Bilheteria EUA 14/06/19 a 16/06/19:

 

Filme Semanas em cartaz Renda no fim de semana (em US$) Renda acumulada (em US$)
1- MIB: Homens de Preto – Internacional 1 30.035.838 30.035.838
2- Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2 2 24.408.160 92.652.550
3- Aladdin 4 17.309.154 264.043.468
4- Rocketman 3 9.420.441 66.763.166
6- X-Men: Fênix Negra 2 9.354.868 52.117.218
6- Shaft 1 8.901.419 8.901.419
7- Godzilla II: Rei dos Monstros 3 8.788.845 94.372.017
8- John Wick 3: Parabellum 5 6.401.225 148.928.130
9- Late Night 2 5.255.643 5.568.462
10- Vingadores: Ultimato 8 3.725.855 830.700.214

 

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Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
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