5 coisas que você NÃO sabia sobre a Fase 1 da Marvel Studios

A Fase 1 da Marvel Studios foi o início de um verdadeiro fenômeno da cultura pop. Confira as principais curiosidades desse momento tão peculiar do MCU!

MELHORES CURIOSIDADES

Estamos no andamento da FASE 5 do Universo Cinematográfico da Marvel Studios. Embora os fãs estejam com um pé atrás em relação a muitos projetos e a polêmica Fase 4, o MCU continua atraindo muita gente.

E é nesse pique de nostalgia que muitos fãs têm se voltado para matar a saudade lá do início do MCU, com a saudosa FASE 1, iniciada com o primeiro Homem de Ferro em 2008 e encerrada de maneira épica com o primeiro Vingadores em 2012.

Sabemos que essa fase foi responsável pela popularização do conceito de universos compartilhados, deixando os fãs de HQs malucos por finalmente poderem ver seus heróis favoritos interagindo nas histórias um do outro em crossovers que só sonhávamos em ver nas telonas.

Pensando nisso, separamos as principais curiosidades sobre a Fase 1 e os primeiros anos da Marvel Studios que você pode não saber… ou não lembrava. Bora pra lista!

Marvel Studios iniciou o MCU sob EMPRÉSTIMO

Já falamos um pouco sobre isso aqui antes, mas sempre vale relembrar o contexto bem diferente da realidade da Marvel Studios antes do surgimento do MCU e da consolidação de seu universo cinematográfico.

Lá por 2005, a Marvel avançava com os planos de sua própria divisão de cinema, já que não poderia contar com os direitos de heróis vendidos à Sony, Fox e Universal (Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico, Demolidor e etc).

O estúdio não possuía os direitos de seus heróis mais populares nas HQs, mas ainda assim confiou em seu catálogo restante. Na época, a Marvel Studios pegou um empréstimo de 525 milhões de dólares para poder financiar o início do MCU, com a produção de Homem de Ferro e O Incrível Hulk.

E se engana quem acha que esse empréstimo não era arriscado. Afinal, se a Marvel Studios não tivesse um bom faturamento nos seus filmes e falhasse em pagar o empréstimo, o banco TOMARIA os direitos de personagens como Capitão América, Gavião Arqueiro, Doutor Estranho, Pantera Negra e mais! Isso mesmo!

Homem-Formiga foi um dos primeiros filmes do MCU

Os fãs mais jovens não devem se lembrar da verdadeira saga que foi a produção do primeiro filme do Homem-Formiga. Afinal, o filme começou a ser desenvolvido em 2006, mesma época em que o primeiro Homem de Ferro.

Foi nessa época que o diretor Edgar Wright e o roteirista Joe Cornish apresentaram suas ideias do filme para Kevin Feige, e logo foram contratados para desenvolverem o roteiro. Sim… 2006!

Mesmo sendo um dos primeiros filmes a ser desenvolvido no MCU, um dos tratamentos do roteiro só foi entregue em 2008. Em 2010, já era do conhecimento geral que o projeto não estava almejando nenhuma data da Fase 1 do MCU, e teria que ficar pra DEPOIS do primeiro Vingadores, já que o formigo não estava nos planos para essa primeira formação da equipe.

A saída do primeiro Rhodes

Uma das histórias mais quentes dos bastidores da Marvel Studios, e talvez uma das maiores tretas do estúdio com algum ator (atrás apenas de Edward Norton), com certeza envolve o ator Terrence Howard.

Na época do primeiro Homem de Ferro, Terrence estava em uma ótima fase na carreira. Por isso, ele acabou sendo o mais BEM PAGO do elenco, interpretando o Coronel Rhodes. Ele recebeu por volta de 3 milhões de dólares, um salário BEM ACIMA do que Robert Downey Jr. recebeu, já que nosso Tony Stark estava na baixa e se recuperando de grandes polêmicas e um nome ‘manchado’ na indústria.

Porém, quando chegou a hora de negociar os salários para Homem de Ferro 2, o estrondoso sucesso do primeiro filme fez a diferença e fez com que a Marvel aumentasse significativamente o salário de Downey Jr.

Em consequência disso, o estúdio ofereceu um salário reduzido para Howard, agora por volta de 1 milhão de dólares. Obviamente, o ator se revoltou e recusou a oferta. Abandonando o papel do Rhodey e deixando a vaga aberta para Don Cheadle.

Thanos ser o grande vilão não foi ideia da Marvel Studios

A Fase 1 não foi apenas o início do MCU em si, mas também o início das histórias da Saga do Infinito. Obviamente, centrada na formação dos Vingadores e as histórias interconectadas em torno das seis Joias do Infinito, que nos levou à busca de Thanos por todas elas.

Mas se engana quem acha que o estúdio já iniciou o desenvolvimento da Fase e do primeiro Vingadores sabendo que o Thanos seria o vilão principal disso tudo. Segundo Joss Whedon, diretor do primeiro filme dos Vingaores, foi ele quem deu a ideia de colocar o Thanos como a grande ameaça do futuro do MCU a partir dali.

Alguém tinha que estar no controle e tinha que estar por trás dos trabalhos do loki, e eu disse tipo ‘tem que ser o Thanos’. E eles disseram ‘okay’.

Será que é por isso que o estúdio já estava mais ou menos encaminhando a presença do Ultron como vilão do segundo filme?!

Cena pós-créditos de última hora

A Fase 1 do MCU iniciou o que seria uma das principais tradições do estúdio: as cenas pós-créditos, contendo alguma sacada divertida ou uma grande pista para os próximos filmes.

Apesar de ter uma cena no meio dos créditos, quase que o primeiro Vingadores ficou sem a sua divertida cena pós-créditos com os heróis reunidos e comendo shawarma.

Afinal, a cena NÃO EXISTIA na grande premiere do filme em Los Angeles, primeira grande exibição do filme. Foi justamente 1 dia depois da premiere que o elenco se reuniu para filmar a cena. Curiosamente, Chris Evans estava com a barba grande no momento das filmagens, é por isso que ele aparece com a mão cobrindo o rosto, já que ele estava usando uma prótese no rosto.

Gostaram das curiosidades? Diz aí pra gente qual é o seu filme favorito da Fase 1 nos comentários! Siga de olho no Legado da Marvel para mais informações e curiosidades.

Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV – se inscreva clicando aqui.

Se tem uma coisa que eu odeio, é gente sem integridade. Elvis de Sá, as pessoas me chamam de Senhor das Estrelas.
Leia também
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.