Artistas da Marvel reclamam de pagamento baixo e descaso

Artistas da Marvel reclamam de pagamento baixo e descaso

Artistas da Marvel reclamam de pagamento baixo e descaso

Não é de hoje que vemos uma reclamação em comum na cultura pop. Afinal, tanto a Marvel Studios quanto a DC vem emplacando sucessos bilionários nos cinemas. Obviamente, com...

Artistas da Marvel reclamam de pagamento baixo e descaso
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE



Não é de hoje que vemos uma reclamação em comum na cultura pop. Afinal, tanto a Marvel Studios quanto a DC vem emplacando sucessos bilionários nos cinemas. Obviamente, com filmes, super-heróis e tramas inspiradas nas mais diversas HQs das duas editoras.

Os filmes do MCU e do DCEU se baseiam em histórias dos quadrinhos das mais diversas décadas, escritas e desenhadas pelos mais diversos e importantes artistas. Portanto, é de se imaginar que quando suas histórias são adaptadas para os cinemas, eles recebem algo com isso, certo?


Ainda mais quando consideramos o alto orçamento e o lucro bilionário desses filmes. Entretanto, a realidade é bem diferente do que os fãs possam imaginar. Na época de Falcão e o Soldado Invernal, o assunto foi levantado pelo roteirista Ed Brubaker, co-responsável por transformar Bucky Barnes no Soldado Invernal.

Ed disse que o que ele, e o artista Steve Epting, recebem por todos esses filmes que adaptam essa fase do personagem, é um “obrigado aqui e ali”. E que estava ficando difícil de conviver com isso ano após ano.


Apesar de muito sucesso no MCU, os criadores do Soldado Invernal pouco receberam

Dissecando o assunto e nos dando informações bem importantes, o Guardian divulgou um artigo extenso nessa semana. O artigo explica que esses artistas são pagos pelo que eles fazem nos quadrinhos. Mesmo ‘não devendo’ nada a eles, as editoras incentivam os artistas a continuarem à bordo, com a promessa/possibilidade de um pagamento extra caso seus personagens sejam adaptados nas telonas.


Apesar de existir contratos que preveem compensação aos artistas quando suas obras chegam aos cinemas, o valor revelado pelo Guardian foi recebido com indignação e decepção por parte de muitos fãs.

Eles explicam que, de acordo com diversas fontes, quando o trabalho do artista tem grande relevância em um filme da Marvel, o estúdio oferece apenas 5 mil dólares ao artista original, e um convite para a estreia (premier) do filme.


É lógico que 5 mil dólares para nós soa como um BOM dinheiro. Mas quando a gente pensa que esses caras são os verdadeiros responsáveis por essas histórias, e o estúdio costuma arrecadar milhões e BILHÕES, é um fato que o valor é moralmente baixo.

Quem construiu uma relação melhor com a Marvel Studios, foi o roteirista Jim Starlin, que cobrou por mais reconhecimento.

O artigo menciona que, segundo fontes que trabalharam na Marvel, esses pagamentos podem ser os citados 5 mil dólares, NADA, ou um tipo de contrato especial feito em cima de um respectivo personagem. A grande bomba vem de um artista da Marvel, que pediu para não ter seu nome revelado, detalhando como isso funciona.

“Me ofereceram um (contrato especial de personagem) que era realmente, realmente terrível. Mas era isso… ou nada. Em vez de honrá-lo, eles mandam uma nota de agradecimento e agem tipo, ‘Aqui está um dinheiro que não te devemos’.

E são os 5 mil dólares. E você fica tipo, ‘Esse filme fez um bilhão de dólares.'”

Não fazemos ideia de quem seja o tal artista, restando apenas a especulação. O texto original também explica que a DC soube se aproveitar dos erros e descaso da Marvel com seus artistas nos anos 70, o que explica um pouco do porque a DC oferece pagamentos melhores aos artistas que tem suas obras adaptadas.

Mas, é claro, existem casos e casos. com os nomes mais recompensados sendo os artistas mais famosos. Ou os artistas que vão atrás e cobram por um acordo melhor, como Jim Starlin, que alega ter recebido pouco pelo uso de Thanos (sua criação) como grande vilão do MCU.

Siga de olho no Legado da Marvel para mais informações.

 

         LEIA TAMBÉM!

 

What If…? é o projeto mais diferente e inesperado anunciado para a Fase 4 do MCU. Afinal, trata-se da PRIMEIRA série de animação da Marvel Studios, baseada na famosa série de HQs que mostra versões alternativas dos heróis (como do T’Challa de Chadwik Boseman) e situações muito diferentes dos acontecimentos do universo Marvel. A showrunner responsável pela série é a roteirista e diretora Ashley Bradley.

O principal nome do elenco é Jeffrey Wright (Westworld) que fará o protagonista da animação: O Vigia! Entre o gigantesco elenco de dublagem teremos nomes como Haylley Atwell (Peggy Carter), Chris Hemsworth (Thor), Josh Brolin (Thanos) Tom Hiddleston (Loki), Chadwick Boseman (Pantera Negra) e mais de outros 20 atores! A série estreou no dia 11 de agosto, e terá episódios novos toda quarta-feira!

Leia TUDO SOBRE What If…?!

© 2017-2024 Legado da Marvel, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL