Bilheteria EUA | Homem-Aranha é a maior bilheteria para um reboot de heróis

Nos EUA, o novo filme do nosso Escalador de Paredes favorito caiu uma posição no ranking semanal, ocupando agora o sexto lugar. O longa arrecadou US$ 8,8 milhões por lá, totalizando US$ 294,9 milhões em seu país de origem, após 31 dias em cartaz. Com isso, o filme agora ultrapassou os US$ 291 milhões que O Homem de Aço rendeu em 2013 para se tornar a maior bilheteria para um reboot de super-heróis de todos os tempos.

 

     LEIA TAMBÉM!

 

Aliás, mesmo quando comparado com outros reboots fora dos filmes de heróis, Homecoming ainda mantém uma posição favorável, pois sua bilheteria ainda está bem acima de longas como o Star Trek de 2009 (US$ 257,7 milhões), Planeta dos Macacos: A Origem (US$ 176,7 milhões em 2011) e cada um dos reboots que o James Bond sofre sempre que muda de ator (sendo que a maior bilheteria destes é 007: Cassino Royale, que rendeu US$ 168,3 milhões em 2006). Para que a vitória do Aranha de Tom Holland seja definitiva, porém, ele ainda precisa comer algum feijão com arroz antes de ultrapassar os valores ajustados pela inflação de O Espetacular Homem-Aranha (US$ 299 milhões), Star Trek (US$ 307 milhões) e O Homem de Aço (US$ 309 milhões). Só então, ele poderá se declarar como de fato o reboot que mais colocou traseiros sentados nas salas de cinema nos EUA.

 

 

De certa forma, após a horrenda queda de 62% que o longa sofreu no segundo fim de semana (a maior para o MCU), o filme se segurou bastante bem nas semanas seguintes nas bilheterias americanas. Isso se deve ao fato de que ele basicamente foi o único blockbuster live-action em cartaz ao longo das últimas semanas que era voltado para um público mais amplo, incluindo crianças e adolescentes. Muito do que chegou/vai chegar nas semanas que se seguiram à estreia de Homecoming ou tinham classificações indicativas para maiores de idade (Atômica, Girls Trip, Detroit, Annabelle, etc), ou simplesmente não eram voltados para um público mais jovem, apesar de terem a mesma classificação do Homem-Aranha (Planeta dos Macacos: A Guerra, Dunkirk, A Torre Negra). Assim, o fato de ter um público-alvo tão amplo foi o que auxiliou o Aranha a se destacar na temporada. Para os pais com crianças que desejavam levar seus filhos no cinema, por exemplo, era ou o Homem-Aranha, ou animações de qualidade discutível, como Meu Malvado Favorito 3 e Emoji: O Filme.

 

Mundialmente, De Volta ao Lar faturou US$ 671 milhões, e com potencial para ainda mais do que isso, conforme ele chegue à China e ao Japão nas próximas semanas. Uma vez que ele ultrapassar os US$ 677 milhões de Doutor Estranho e os US$ 714 milhões de Capitão América 2: O Soldado Invernal, o que deve ocorrer nos próximos dias, então o Amigão da Vizinhança só terá à sua frente os dois Vingadores, os dois Guardiões da Galáxia e os terceiros do Capitão e do Homem de Ferro no ranking mundial do MCU.

 

 

Também deve ser notado que o filme também tem liderado um bem vindo resgate de seu estúdio distribuidor – sim, ela mesma, a nossa querida Sony. Afinal, os últimos anos para a casa não foram fáceis, com o estúdio sendo castigado pelo #SonyHack, fracassos de bilheteria e decisões gerenciais bizarras. Até o mês passado, a Sony ocupava a última posição dentre os grandes estúdios de Hollywood em termos de market share na bilheteria, porém, agora, ocupa a quinta posição, ainda atrás de seus rivais mais poderosos (Fox, Warner, Universal e Disney), porém numa situação bem mais confortável do que antes. Felizmente para a Sony, a boa performance do Homem-Aranha não foi a única coisa que contribuiu para sua recuperação: Em Ritmo de Fuga superou as expectativas e está no caminho de ultrapassar a marca de US$ 100 milhões nos EUA, quase o triplo de seu orçamento; já A Torre Negra e Emoji ao menos conseguiram abrir na faixa das expectativas do estúdio, a despeito de suas péssimas críticas (um feito que diversos longas recentes, como Baywatch e Transformers, gostariam de ter conquistado).

 

     LEIA TAMBÉM!

 

No entanto, não é apenas a Sony que tem de agradecer ao Homem-Aranha por tê-la resgatado do buraco. Na verdade, Hollywood inteira, nos últimos três meses tem dependido quase que exclusivamente dos super-heróis para faturar: nesta atual temporada de verão no Hemisfério Norte, apenas Guardiões da Galáxia Vol. 2, Mulher-Maravilha e Homem-Aranha: De Volta ao Lar estão sendo os únicos hits em live action incontestáveis. Aliás, segundo cálculos do analista Scott Mendelson, da Forbes, esses três bem recebidos longas da Marvel e da DC concentram 35% de todo o faturamento nas bilheterias americanas entre os dias 5 de maio (quando GotG 2 chegou aos EUA) e 6 de agosto.

 

 

Trata-se de uma situação ainda mais dramática do que no ano passado, quando os filmes de heróis (como Capitão América: Guerra Civil e Esquadrão Suicida) ao menos compartilharam seu sucesso com animações infantis (Procurando Dory, Pets: A Vida Secreta dos Bichos). Em 2017, nem mesmo estes últimos puderam ajudar muito. Com Carros 3 decepcionando, sobrou para Meu Malvado 3 ser o único hit animado da temporada – e olha que ele ainda deve terminar com números abaixo dos filmes mais recentes de sua produtora, a Illumination, nos EUA.

 

Assim, por mais que você goste de filmes de super-heróis, toda essa dependência de Hollywood do gênero não é bom para a indústria, criativa e comercialmente falando. Afinal, Peter Parker, Diana Prince e os Guardiões da Galáxia podem ter salvado os traseiros dos estúdios hollywoodianos nos últimos meses, mas como eles irão fazer para se virar nos próximos meses, quando o próximo longa de super-heróis só chega em novembro?

 

Bilheteria EUA de 04/08/17 a 06/08/17:

 

FilmeSemanas em cartazRenda no fim de semana (em US$)Renda acumulada (em US$)
1- A Torre Negra119.153.69819.153.698
2- Dunkirk317.135.246133.090.984
3- Emoji: O Filme212.005.40949.107.113
4- Girls Trip311.401.49585.426.515
5- O Sequestro110.016.32310.016.323
6- Homem-Aranha: De Volta ao Lar58.845.978294.953.754
7- Atômica28.157.55534.037.930
8- Detroit27.125.6017.641.083
9- Planeta dos Macacos: A Guerra46.169.134130.449.389
10- Meu Malvado Favorito 365.429.735240.920.645
Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.