Capitão América 4 já foi visto por 3 milhões de pessoas no Brasil

Capitão América 4 bateu importante marca na bilheteria brasileira, porém já foi ultrapassado por Minecraft.

Capitão América 4 já foi visto por 3 milhões de pessoas no Brasil

Pouco mais de 3 milhões de pessoas foram aos cinemas no Brasil conferir Capitão América: Admirável Mundo Novo.

O filme da Marvel encerrou a semana dos dias 10 a 16 de abril com cerca de 3 milhões de ingressos vendidos e R$ 63 milhões em arrecadação.

Curiosamente, o faturamento no Brasil de Admirável Mundo Novo é bem próximo ao de Capitão América 2: O Soldado Invernal, que finalizou com R$ 63 milhões em 2014. Claro, isso é explicado pelo crescimento no preço dos ingressos nesses onze anos. Para chegar a este valor, Soldado Invernal precisou atrair 4,64 milhões de brasileiros às salas.

Sucesso maior que o esperado

Sucesso maior que o esperado

De toda forma, chegar aos 3 milhões de espectadores é uma marca importante para este desacreditado filme. Ainda mais depois de sua decepcionante estreia em fevereiro, quando essa perspectiva parecia improvável.

Afinal, Capitão América 4 vendeu menos de 900 mil ingressos em seu primeiro fim de semana. Até então, dos 13 filmes do MCU que atraíram menos de 1 milhão de pessoas às salas escuras na estreia, somente dois conseguiram ultrapassar a barreira dos 3 milhões.

São eles Homem de Ferro 2 (843 mil ingressos na estreia, 3,23 milhões no total final em 2010) e Homem Formiga e a Vespa (765 mil ingressos na estreia, 3,28 milhões no total final em 2010).

Agora Admirável Mundo Novo é o terceiro longa a conquistar essa marca peculiar. Uma espécie de prêmio de consolação para compensar pela bilheteria comparativamente baixa.

Falta de concorrentes ajudou (e muito)

Falta de concorrentes ajudou (e muito)

Um sinal de que o filme agradou? De que teve boca a boca positivo entre a audiência? Nada disso.

O que explica esse resultado de Capitão 4 é a inacreditável falta de concorrentes competitivos durante boa parte do tempo em que esteve em cartaz.

Ao longo de boa parte de março, muitos dos longas que estrearam nos cinemas eram apenas filmes comuns, sem ligações com franquias bilionárias. Como a audiência global desaprendeu a assistir longas comuns, os únicos que conseguiram levar mais de 1 milhão de pessoas aos cinemas foram justamente Admirável Mundo Novo e Branca de Neve.

Assim, ficou fácil para o filme da Marvel se manter nas primeiras posições por várias semanas. Quem perdeu com isso foram os cinemas: em março, as salas no Brasil venderam apenas 6,4 milhões de ingressos, uma queda considerável em relação aos 7,6 milhões de março de 2024.

E isso após o ano começar bem, com janeiro e fevereiro de 2025 superando os respectivos meses do ano passado.

Enfim, foi um mês incrivelmente fraco para os cinemas, mas que de toda forma ajudou para que Capitão América 4 não despencasse nas bilheterias após a péssima recepção dos críticos e fãs.

Filme já foi superado por Minecraft

Filme já foi superado por Minecraft

Porém, essa péssima fase para os cinemas acabou em abril. E não por causa dos dois decepcionantes blockbusters da Disney e sim graças a um fenômeno dos games. Trata-se, claro, de Um Filme Minecraft, que trouxe de volta aos cinemas a multidão que precisam.

No Brasil, Minecraft precisou de apenas duas semanas em cartaz para superar Capitão América 4 e se tornar a maior bilheteria de 2025. Isso, claro, contando apenas os filmes que estrearam neste ano e desconsiderando os que entraram em cartaz no final do ano passado, como Mufasa: O Rei Leão.

O filme estrelado por Jack Black já arrecadou quase R$ 70 milhões, com 3,31 milhões de ingressos vendidos em seus primeiros 15 dias. E terá o restante do mês de abril para alcançar números ainda maiores.

Será que Thunderbolts* irá conseguir manter o momentum positivo nas bilheterias nacionais iniciado por Minecraft? Vale lembrar que a equipe de anti-heróis não terá a mesma vantagem de Capitão América 4, ou seja, concorrentes fracos nas bilheterias, sejam elas nacionais ou globais.

Deixe aí nos comentários o que você acha, e por fim, fique ligado no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

Fonte: Filme B

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.