Como que o Homem de Ferro virou o Doutor Destino?

Em meio às teorias de Vingadores 5, relembre a história de como o Homem de Ferro VIROU o Doutor Destino na Marvel.

Como que o Homem de Ferro virou o Doutor Destino?

O Homem de Ferro e o Doutor Destino não são personagens que possuem um vínculo tão grande assim nas histórias da Marvel. Mas agora, graças ao anúncio de Robert Downey Jr. em Vingadores 5, é impossível desvinculá-los.

Afinal, a decisão de trazer Downey para o papel de Doutor Destino em Doomsday fez muita gente acreditar que veremos Tony Stark se transformar no vilão.

Embora todos tenham garantido que Downey NÃO vai interpretar uma Variante do Tony, acontece que algo exatamente assim JÁ ACONTECEU nas HQs!

Quem é o Homem de Ferro que virou o Doutor Destino?

Não, isso nunca aconteceu em uma história OFICIAL da Terra-616 dos quadrinhos, mas sim na realidade denominada de Terra-11029. Isso aconteceu na HQ WHAT IF? Homem de Ferro: Demônio em uma Armadura, lançada em dezembro de 2010.

Primeiramente, é mencionado que as infâncias e origens dos personagens são basicamente AS MESMAS da Terra-616. No entanto, tudo segue por um caminho totalmente diferente a partir do momento em que Doom se torna colega de quarto de Tony… em vez de Reed Richards!

Na história, vemos um jovem Victor Von Doom enganando Tony Stark em um experimento onde eles trocam de corpo. A mente de Doom foi pro corpo de Tony e a mente de Tony foi pro corpo de Doom, mas com sua memória sendo apagada.

Tony Stark, preso no corpo de Doom, é expulso da faculdade por causa do experimento ilegal e tem que se virar por conta própria para ganhar a vida e conseguir erguer do zero a Doom Industries.

Durante isso, Victor Voon aproveita de todos os benefícios da riqueza e privilégio de ser o único herdeiro de um grande império. Mas o vilão não contaria com a natureza inata de um herói.

O sucesso da empresa de um jovem pobre da Latveria irrita o verdadeiro Doom, que está comandando a empresa Stark Universal. Doom tenta sabotar os planos de Stark e essa disputa leva aos personagens criarem armaduras!

O Reator Arc (não podia faltar, né?) está superando toda a tecnologia da Stark Universal. Em retaliação, Doom desiste de vender as armaduras pelo preço mais alto e investe numa sabotagem à Doom Industries.

Obviamente, a armadura do corpo de Tony lembra ao visual do Destino. Já a armadura do corpo de Doom remete à armadura clássica do Homem de Ferro.

What If - Homem de Ferro e Doutor Destino

As armaduras do Homem de Ferro e Doutor Destino da Terra-11029

A história termina com Tony derrotando Victor Doom. Mas em vez de desfazer o experimento e troca de corpos, Tony decide continuar vivendo como Victor Von Doom.

Afinal, o nome de Tony Stark naquele mundo agora estava associado diretamente a uma pessoa ruim, gananciosa e exploradora. Um sacrifício bastante heroico, para dizer o mínimo.

Portanto, é isso! Uma história bem interessante e que não voltou a ser referenciada em nenhum outro momento das HQs da Marvel. Mas é impossível não lembrar dessa história.

Ela pode não ter valor nenhum para o futuro do MCU, mas é o gostinho do quanto a união entre Homem de Ferro e Doutor Destino pode render histórias boas!

O MCU vai adaptar essa história em Vingadores: Doomsday?

Doutor Destino x Homem de Ferro

Até o momento, tudo indica que o Doomsday do MCU seguirá uma história TOTALMENTE diferente da vista nessa edição de What If?. Os motivos são vários e já foram expressados por diferentes artistas.

Começando por Kevin Feige e Robert Downey Jr., que reforçaram a preocupação de manter o legado de Tony Stark e o sacrifício de Vingadores: Ultimato intacto. Portanto, para trazer o ator de volta ao MCU – mesmo com a desculpa do Multiverso – eles teriam que procurar uma outra saída que não fosse uma Variante de Tony Stark.

Ademais, a resposta esteve o tempo inteiro na cara dos fãs. Isso porque o anúncio da volta de RDJ lá na San Diego Comic-Con contou com os Irmãos Russo deixando BEM CLARO que o ator interpretará Victor Von Doom.

Ou seja, se fosse pra ser uma Variante do Tony assumindo o manto de Doutor Destino, eles deixariam tudo menos claro e o chamariam apenas de Doutor Destino.

Posteriormente, durante uma entrevista, Robert Downey Jr. falou sobre o momento em que ele conheceu o Doutor Destino e se aprofundou na história do vilão.

Downey Jr. será o Doom, não uma Variante do Stark!

Pra encerrar, temos um rumor que alega que o retorno de Downey ao MCU acontecerá mesmo em O Quarteto Fantástico: Primeiros Passos! E tudo leva a crer que Downey Jr. será o Victor Von Doom dessa outra realidade. Isso porque já está confirmado que o Quarteto do MCU NÃO SERÁ DA TERRA-616.

Pelo visto, eles vão realmente evitar de trazer uma Variante de Tony Stark pro live-action. Mas é um fato que isso deve acontecer, ao menos, lá em Vingadores: Guerras Secretas.

Em contrapartida, uma alternativa interessante seria adaptar essa história na 3ª temporada de What If…?, que está confirmadíssima para o Disney+! Por mais que a animação seja mais focada em eventos do MCU, essa seria uma forma bem bacana de deixar o público preparado e agitado pro que vem aí!

LEIA TAMBÉM:

Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV – se inscreva clicando aqui.

Tudo sobre Vingadores: Doomsday

Depois de marcar a história do cinema com Vingadores: Ultimato, enfim o próximo filme dos Heróis Mais Poderosos da Terra irá chegar aos cinemas em abril de 2026.

O longa foi anunciado na San Diego Comic-Con 2022 como Vingadores: Dinastia Kang. Mas após má recepção do vilão Kang em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e a demissão do ator logo em seguida, a Marvel então reformulou o filme.

Com isso, na Comic Con de 2024 o estúdio anunciou o retorno de Robert Downey Jr. no papel do Doutor Destino. E com o filme agora chamado de Vingadores: Doomsday – sendo assim talvez o maior anúncio da história da Marvel.

Além disso, os diretores Anthony Russo e Joe Russo, conhecido Irmãos Russo – responsáveis por Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato -, voltam a direção do filme.

Se tem uma coisa que eu odeio, é gente sem integridade. Elvis de Sá, as pessoas me chamam de Senhor das Estrelas.
Leia também