De Volta ao Lar se torna a 2ª maior bilheteria do Homem-Aranha
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Quase dois meses depois de sua estreia nos Estados Unidos, o Homem-Aranha se balançou para o país que é hoje o segundo maior mercado cinematográfico do planeta: a China (com algumas previsões inclusive declarando que se tornará o primeiro, à frente dos EUA, nos próximos anos). Diversos blockbusters hollywoodianos, como os bilionários Vingadores: Era de Ultron, Jurassic World, Zootopia e os dois últimos filmes dos Velozes & Furiosos, tiveram seus já monstruosos faturamentos turbinados ainda mais pela paixão dos cinéfilos do Império do Meio, enquanto outros como Warcraft e Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, após decepcionarem na bilheteria americana, foram salvos de serem vergonhas absolutas pelos cinéfilos chineses.
LEIA TAMBÉM!
Filme origem de Rocket vindo por aí?!
Leonardo DiCaprio gostaria de interpretar Stan Lee e é um grande fã da Marvel
Recentemente, o megahit local Wolf Warrior II (uma espécie de Rambo chinês) se tornou a 57ª maior bilheteria mundial da história (!) após arrecadar mais de US$ 866 milhões (!!) apenas nos cinemas do país oriental. Sim, você não leu errado: tal longa faturou mais na China do que Avatar, Titanic, Vingadores e outros blockbusters americanos renderam na bilheteria dos EUA.
Agora, some isso ao amor que os chineses sentem pelo Homem-Aranha e pelo MCU em geral e você tem a receita para mais uma excelente performance do nosso Cabeça de Teia favorito na China. Assim, não deu outra: De Volta ao Lar estreou por lá na última sexta-feira e faturou US$ 70,8 milhões no fim de semana. Trata-se da terceira melhor estreia para um filme de super-heróis nos cinemas chineses, atrás apenas das de outros longas do MCU, Era de Ultron e Capitão América: Guerra Civil. Vale também notar que, deste total, cerca de US$ 6 milhões vieram das 442 salas IMAX chinesas que exibiram o filme, a melhor estreia no formato para o mês de setembro no país.
Tamanho sucesso no Oriente foi possível graças a um tremendo esforço de marketing por parte da Sony no país. Além dos belos e divertidos pôsteres chineses, que viralizaram até no Ocidente, a Sony fez uma série de parcerias com grandes empresas locais, como o Momo, o iQiyi e o Baidu (respectivamente, o WhatsApp, o YouTube e o Google dos chineses), além de multinacionais como Audi, Doritos, Dell, M&M e, claro, a própria Sony, a fim de promover o longa no país. A empresa não economizou nos gastos em anúncios outdoor e digitais, e mesmo o Peter Parker em pessoa, Tom Holland, participou de um tour publicitário no país, juntamente com o diretor Jon Watts.
Assim, Homecoming chegou a US$ 495,3 milhões arrecadados nos mercados internacionais (leia-se: fora dos EUA). Somados com os US$ 327,6 milhões faturados em seu país de origem, o reboot chegou aos US$ 823 milhões de faturamento global. Com isso, o longa conseguiu ultrapassar os US$ 816,4 milhões de Mulher-Maravilha e se tornar a sexta maior bilheteria do ano, e segunda dentre os filmes de super-heróis, atrás apenas de Guardiões da Galáxia Vol. 2.
Além disso, apenas com esta estreia na China, Homecoming conseguiu saltar feito um gato por cima dos faturamentos mundiais de O Espetacular Homem-Aranha e os dois primeiros filmes de Sam Raimi e, com isso, se tornar a segunda maior bilheteria mundial para um filme do Aracnídeo, atrás apenas dos US$ 890,8 milhões que Homem-Aranha 3 faturou em 2007. Claro que hoje em dia o preço dos ingressos é bem maior do que na época em que Tobey Maguire ocupava o traje do herói, devido a fatores como 3D, salas especiais (IMAX, XD e afins), além de toda a questão da inflação. É bem provável que, em valores ajustados, as bilheterias da trilogia de Raimi se inflariam para acima do bilhão. Mesmo assim, não deixa de ser uma importante vitória para o bem recebido reboot do personagem.
LEIA TAMBÉM!
Sim! Os X-Men podem integrar o MCU daqui alguns anos!
Para Taika Waititi, Thor: Ragnarok é o seu “Thor 1′
Nos próximos dias, Homecoming vai enfrentar a concorrência de Planeta dos Macacos: A Guerra, que chega nesta sexta aos cinemas locais. Vale lembrar que os chineses também são grandes fãs de César e sua turma de macacos geneticamente modificados, uma vez que o longa anterior da franquia símia, O Confronto, rendeu mais de US$ 100 milhões por lá em 2014. Porém, caso consiga se sustentar bem no Império do Meio, o Aranha pode vir a ultrapassar os totais globais dos citados Guardiões 2 e Wolf Warrior II para se tornar a quarta maior bilheteria global do ano, atrás de Meu Malvado Favorito 3, Velozes & Furiosos 8 e A Bela e a Fera. Se ultrapassar a bilheteria de Homem-Aranha 3, Homecoming também se tornará não apenas o maior faturamento global do Aracnídeo, como também o segundo maior sucesso da história da Sony, perdendo apenas para 007: Operação Skyfall.
Nada mal para o nosso Escalador de Paredes favorito, hein?