Diretor de Vingadores: Ultimato revela o quanto a Marvel interfere nos filmes
O diretor de Vingadores: Ultimato, Joe Russo, deu uma entrevista a Empire, onde abriu o jogo sobre um dos assuntos mais problemáticos da Marvel. Afinal, há um bom tempo se fala sobre como a Marvel Studios interfere no trabalho dos diretores de seus filmes.
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
LEIA TAMBÉM!
-
Siga o Legado da Marvel no Google Notícias e não perca nada do universo marvete!
-
Vingadores: Ultimato: Marvel admite arrependimento de ter contratado atriz
-
Robert Downey Jr. queria agredir outro ator nas filmagens dos Vingadores
Que o estúdio não dá liberdade criativa para seus diretores, o que impede trabalhos mais autorais no MCU. Embora esse não seja bem o caso, já que muitos diretores e roteiristas elogiam o estúdio justamente pela liberdade.
No entanto, é inevitável que muitas das vezes o processo criativo resulte em discordâncias, gerando as famosas ‘divergências criativas’. Pois bem, na entrevista, Joe deu uma longa explicação de como funciona todo esse trabalho com a Marvel.
E nos dá um vislumbre melhor de como funciona o processo criativo e colaborativo da Marvel e seus diretores e roteiristas. Confira tudo logo abaixo. A transcrição veio do MCU Direct, e nós traduzimos as partes mais importantes para vocês!
“Onde eu vi problemas é quando o corte de um diretor é entregue, e não é o que eles estavam esperando ou não está funcionando. Então a Marvel chega e começa a trabalhar com o cineasta de uma maneira mais pesada. Para desenvolverem correções para o filme e então irem para refilmagens extensivas.”
Os irmãos e o chefão
Então, Joe começa a explicar mais sobre a experiência pessoal que ele e seu irmão tiveram ao trabalhar com a Marvel. Confira:
“E então nós tivemos um tempo fantástico trabalhando com eles, porque nós tivemos um grande nível de controle. Novamente, nós não temos medo de colaboração. Então tudo que o Kevin se importa é se ele pode chegar na sala e tirar um tempo com você.
Ele é ótimo em dar os pitches, e dar ideias no que você está trabalhando. […] E a gente começaria com uma ideia de 3 páginas e que levaria meses, porque nós conversamos sobre o que a história é. O Feige aparece e conversaria sobre isso com a gente e nós lançamos umas ideias para ele e Nate Moore. E aí a gente chegaria em 10-20 páginas e continuaríamos fazendo isso… […]”
Quando você vai fazer o filme, eles nem colocam os mãos nisso. É a sua cama para você fazer do jeito que quiser. […] É realmente sobre como você entrega seu corte do diretor… O diretor tem seu corte, então um produtor chega e o produtor se torna parte do processo contigo.”
Os Russo e elenco durante as filmagens de Vingadores: Ultimato
Porém, nem sempre as refilmagens precisam esperar o corte do diretor chegar. Como Joe revela, às vezes elas já fazem parte das filmagens normais!
“Mas parte do nosso processo, era que a gene costumava regravar enquanto gravámos. Porque íamos ao editorial à noite, exaustos, dormindo 3 horas na noite, mas assistindo o que gravamos. E se tiver algum problema, nós já consertamos no dia seguinte antes de derrubar o set.
Gravamos algum close ou reescrevemos o fim de alguma cena com Markus e McFeely. Seja lá o que for, a gente faz isso para que nosso corte do diretor fique compreensível e realmente polido. E esse é o processo na Marvel.”
Felizmente, mesmo seguindo tudo que a Marvel pretendesse, os Russo conseguiram fazer filmes que pudessem chamar de seus. Afinal, a dupla conquistou todo o respeito do mundo com Capitão América: O Soldado Invernal, que continua até hoje como um dos melhores filmes do MCU!
Será que veremos outros diretores tão competentes ganhando tanta confiança do Zé Boné? Siga de olho no Legado da Marvel para mais informações.
Escute o Podcast do Legado:
MAIS SOBRE O FILME:
Vingadores: Ultimato é o vigésimo-segundo filme da Marvel Studios, lançado em abril de 2019. Conquistou o recorde de maior bilheteria da história do cinema em 2019, até perder o posto novamente para Avatar em 2021. Recordes à parte, o filme encerrou A Saga do Infinito, e se consagrou como o fim de uma era: a primeira geração do MCU que fora iniciada com o primeiro Homem de Ferro (2008).
O filme contou mais um vez com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely e direção de Joe e Anthony Russo. Em meio a um elenco épico, ficou marcada a última vez em que vimos em tela os Seis Vingadores originais: Robert Downey Jr; Scarlett Johansson, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Jeremy Renner e Chris Evans. Atualmente, o filme está disponível aqui no Brasil pelo Disney+!