PUBLICIDADE

Do PIOR ao MELHOR: As séries e filmes da Marvel em 2021

Encerrando o épico ano da Marvel em 2021, chegou a hora de listar os PIORES e MELHORES filmes e séries do estúdio ao longo do ano.

PUBLICIDADE

2021 foi um ano inesquecível para todos os fãs da Marvel. Afinal, fomos recompensados com o ano mais cheio de lançamentos de grandes filmes e séries, depois de um 2020 marcado por adiamentos e cancelamentos. No ano passado, tivemos apenas a exibição das séries Agents of S.H.I.E.L.D. e Helstrom.

 

PUBLICIDADE

       LEIA TAMBÉM!

 

Nenhuma delas que faça realmente parte do MCU, o que afeta diretamente no interesse do grande público. Felizmente, isso mudou em 2021, e a Marvel Studios enfim lançou suas PRIMEIRAS SÉRIES OFICIAIS e 100% canônicas em relação ao seu Universo Cinematográfico.

PUBLICIDADE

No total, tivemos a exibição de 5 séries do MCU lá no Disney+, assim como 2 especiais de recapitulação e bastidores (Lendas da Marvel e Avante). Em um ano de retomada também nos cinemas, a Disney enfim parou de adiar e tivemos 4 filmes da Marvel Studios lançados esse ano.

Entre esses quatro, temos um filme que foi feito em parceria com a Sony Pictures. A Sony, por sua vez, também não ficou de fora e enfim lançou um de seus filmes que foram adiados do ano passado.

PUBLICIDADE

Portanto, com 10 grandes lançamentos no total, chegou a hora de fazermos aquela clássica lista de fim de ano. Com o ranking elegendo todos os filmes e séries lançados em 2021, do PIOR ao MELHOR. Sem mais delongas, bora pra lista!

10. What If…?

PUBLICIDADE

Em Agosto, a Marvel Studios lançou o projeto mais diferente em toda a sua história. Afinal, a série ficou marcada como a PRIMEIRA ANIMAÇÃO já produzida pelo estúdio, revolucionando o MCU e abrindo as portas para a experimentação em diferentes gêneros, estilos e formatos diferentes.

A série se provou mais do que um simples desenho, e estabeleceu conceitos importantes para o futuro do MCU. Não é à toa, ele se provou canônico com a aparição do Doutor Estranho Supremo, que veio diretamente da animação, no trailer de No Multiverso da Loucura.

PUBLICIDADE
rtc-config='{ "urls": ["https://udr.uol.com.br?tag=publicidade&fmt=amprtc","https://page-context.uol.com.br/api/get-amp-page-context?url={{escapeURL}}"], "vendors": {"prebidappnexuspsp": {"PLACEMENT_ID": "24660215"}}, "timeoutMillis": 1000}' class="i-amphtml-layout-fixed i-amphtml-layout-size-defined" style="width:320px;height:50px" i-amphtml-layout="fixed">

Mesmo tendo episódios SENSACIONAIS (Estranho Supremo, Zumbis e a Vitória de Ultron), a temporada de 9 episódios não conseguiu se aproveitar desses bons momentos para superar qualquer outro lançamento da Marvel esse ano.

Talvez estejamos sendo duros demais por causa do formato animado? É muito possível. Mas não nos leve a mal, não estamos dizendo que a série é RUIM… Ela só não foi uma das melhores coisas do ano, mas prova o quanto o nível está lá em cima. Se ‘What If’ foi a coisa mais fraca do ano, é porque o auge foi realmente inacreditável.

9. Venom: Tempo de Carnificina

Em nono lugar, como o penúltimo projeto e ‘segundo mais fraco’ da nossa lista, temos Venom 2! Na mesma linha de What If, o grande problema do filme é que apesar de não ser uma bomba, ele não chegou nem perto de valer todo o hype que uma luta entre o Venom e o Carnificina geraria.

Com 1h30 e MUITO HUMOR DESCONTROLADO, Tempo de Carnificina é infinitamente melhor que o primeiro filme, mas continua sendo tão estranho que só o tempo para digerirmos completamente o que que foi isso.

Não a ponto de decepcionar e irritar, mas também não ao ponto de chegar ao Top 5 dos melhores do ano. Quem sabe no terceiro?!

8. Viúva Negra

Viúva Negra foi um dos filmes mais aguardados da Fase 4 do MCU, e um dos mais afetados pela pandemia. Antes a grande estreia da Fase 4, acabou saindo durante a exibição da série do Loki.

Os fãs esperaram por tanto tempo, e talvez esse lançamento após 3 séries possa ter afetado diretamente na recepção do filme. Embora muitos tenham se decepcionado com o filme, seu grande triunfo está na abordagem da trama e da tragédia por trás do treinamento das Viúvas.

Infelizmente, toda a montagem do clímax do filme não faz jus aos seus melhores momentos e a maneira de abordar o tema do abuso de mulheres. O confronto final diminui o filme e parece desperdiçar as chances de entregar um filme 100% memorável da Natasha, algo que a personagem mais merecia após seus 10 anos roubando a cena no MCU.

O filme não é ruim, mas é muito triste quando pensamos que ele poderia ser MUITO melhor.

7. Gavião Arqueiro

O grande encerramento da Marvel em 2021 veio com a série do Gavigod. Apesar dela estar em sétimo lugar na lista, gostaríamos de antecipar e dizer que ela não conquistou esse posto por ser decepcionante ou fraca. Muito pelo contrário!

A série trouxe os momentos mais divertidos de qualquer série do MCU, e acertou em cheio ao apostar em uma trama simples e com perigos mais reais. Já estava na hora de voltarmos a ver os núcleos de ameaças que são apenas mafiosos.

Por isso, Gavião Arqueiro foi uma experiência revigorante e refrescante para a Marvel, que prova que pode divertir e mandar bem até no gênero de aventura policial/mafiosa com um toque natalino.

A construção da série ao longo dos episódios é ótima, e Hailee Steinfeld provou porque sempre foi a ÚNICA atriz possível para o papel da Kate Bishop. Por fim, a série também não foi a melhor coisa do MCU em 2021, mas não há nenhum demérito nisso.

E torcemos para que tenhamos mais aventuras simples como essa!

6. Eternos

Quem diria que o 2021 da Marvel teria até mesmo um filme que gerasse uma grande polêmica? Eternos surpreendeu a todos com a quantidade absurda de críticas NEGATIVAS. Com um ritmo mais lento e uma longa história, ainda estamos tentando entender porque os críticos odiaram TANTO o filme.

Essa polêmica acabou ofuscando o fato de que a maioria dos fãs ficaram bem satisfeitos com o filme. E para nós, a coragem de fazer algo diferente da tal fórmula Marvel foi uma das coisas mais louváveis que esse estúdio já fez.

Talvez o tempo valorize mais o filme e o transforme no grande clássico cult do MCU.

5. Falcão e o Soldado Invernal

Iniciando o nosso TOP 5, temos uma das produções mais importantes da Marvel, e um dos passos mais importantes rumo à diversidade e representatividade desse universo nas telas. A série conseguiu, com maestria, transformar Sam Wilson num dos personagens mais importantes do MCU, e o passou de mero coadjuvante e alívio cômico para um verdadeiro símbolo.

A forma que a série se aproveita da passada do manto de Capitão para Sam, e a descoberta de Isaiah Bradley para falar sobre o racismo e toda a estrutura do preconceito enraizada nos EUA, a coloca como uma das obras mais adultas e impactantes da Marvel.

O sexto episódio dá uma queda e diminui a série por trazer um clímax de ação muito abaixo do que vimos nos capítulos anteriores. Felizmente, temos a poderosa cena do discurso de Sam e seu LINDO uniforme de Capitão que impede o saldo da série ser menos positivo.

Vamos perdoar a Marvel por estar em seus primeiros anos experimentando o formato de séries, mas Falcão e o Soldado Invernal tem muitas das qualidades dos filmes, só que no Disney+. Grande acerto!

4. WandaVision

Ok, isso pode revoltar alguns fãs e entendemos quem não concorde com WandaVision estar uma posição acima da série do Falcão. Curiosamente, ambas séries sofrem do MESMO e grande problema, que é ter um início de temporada perfeito, mas cair de qualidade nos últimos episódios.

Infelizmente, a queda na qualidade no final de WandaVision é muito maior do que o que tivemos com Sam e Bucky. Porém, WandaVision se sobressai apenas pela sua metade inicial que é uma das coisas mais fora da caixa e bem sucedidas que a Marvel já fez.

O clima de sitcom e total mistério dos primeiros episódios resultou em uma experiência única para os fãs, que passavam dia após dia debatendo as mais malucas teorias. E foi a série da Marvel que mais deixou os fãs INSANOS durante a espera por um novo episódio.

Talvez tenha sido a abstinência de quase 2 anos sem novidades do MCU, mas acompanhar essa série foi algo realmente especial.

3. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Um dos filmes menos prejudicados pela pandemia foi Shang-Chi, e o resultado não poderia ser melhor. Já que o filme protagonizado por Simu Liu é simplesmente uma das melhores histórias de origem que a Marvel já fez nas telonas!

Direto ao ponto, simples, divertido e sem pecar pros erros habituais dos filmes de origem, temos uma pequena obra-prima que soube ser uma das melhores homenagens ao cinema asiático que Hollywood já conseguiu fazer.

Simplesmente um filme MARAVILHOSO!

2. L O K I

Quem diria que a série do Loki seria simplesmente a MELHOR série do MCU e uma das melhores séries de HQs de todos os tempos? Nem todos podem partilhar desse nosso entusiasmo, mas essa foi a série onde a Marvel melhor entendeu o formato e dinâmica das séries.

Não é à toa, ela é a mais bem dividida entre o tempo de seus 6 episódios, sem pecar com um final corrido e com todo o tempo para desenvolver os personagens. É engraçado que Loki seja uma série autêntica até ao fazer o bom e velho FILLER, aquele episódio onde eles enrolam só pra fazer alguma graça.

Além de entregar um verdadeiro sci-fi sem tirar nem botar, a série introduziu perfeitamente o conceito de multiverso, Variantes e o Kang! O episódio final tem mais conversa do que todos esperavam, mas se tornará ainda mais importante quando vermos as outras variantes do Kang mais adiante no MCU!

E a série termina do jeito que as grandes temporadas de série terminam, com um bom e misterioso gancho! Tudo isso dirigido com maestria pela talentosa Kate Herron. Que entregou a MELHOR direção de qualquer projeto do MCU em 2021.

1. Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

 

Por mais que Shang-Chi e Loki sejam obras perfeitas e inovadoras, existe algo de Homem-Aranha 3 que talvez nenhum outro filme da Marvel consiga fazer novamente, ou de forma tão emocionante. Afinal, todo o peso emocional de ver Tom Holland ao lado de Tobey Maguire e Andrew Garfield é quase que impossível de superar.

Com tanto valor sentimental em jogo, era impossível que os poucos defeitos do filme o tirassem do posto de melhor filme do ano. Bastaram ‘apenas’ 3 Homens-Aranha para criar um evento tão épico quanto a mega reunião dos Vingadores e todos heróis do MCU no Ultimato.

Homem-Aranha 3 está quebrando todos os recordes, e continuará marcado no coração dos fãs como um dos filmes mais especiais de todos os tempos. E ai de quem ousar questionar essa afirmação!

Siga de olho no Legado da Marvel para mais informações, e agora de olho em 2022, porque ainda vem muita coisa por aí!

PUBLICIDADE

Sair da versão mobile