22 Easter-eggs e referências de Homem-Aranha 3 que você não viu

22 Easter-eggs e referências de Homem-Aranha 3 que você não viu

22 Easter-eggs e referências de Homem-Aranha 3 que você não viu

Homem-Aranha 3 é facilmente um dos filmes mais especiais já feitos na história da Marvel. Afinal, a Marvel Studios e a Sony deram o melhor de si para entregar...

22 Easter-eggs e referências de Homem-Aranha 3 que você não viu
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE



Homem-Aranha 3 é facilmente um dos filmes mais especiais já feitos na história da Marvel. Afinal, a Marvel Studios e a Sony deram o melhor de si para entregar o MAIOR e mais ambicioso filme do Homem-Aranha de todos os tempos.

 


      LEIA TAMBÉM!

 

Não só criando um verdadeiro evento de gerações, reunindo personagens de TODOS os filmes live-action do herói até agora, como trazendo o Aranhaverso. E com tudo isso… muitas referências e muitos easter-eggs!


Sem Volta Para Casa é um espetáculo de fanservices, entregando todos os tipos de momentos e reviravoltas que os fãs tanto queriam no MCU. E tudo isso veio carregado de referências e easter-eggs, algo que um filme dessa magnitude não poderia ficarm sem.

Obviamente, a Marvel Studios fez mais um ótimo trabalho nisso. Portanto, separamos as 22 principais referências e easter-eggs que você pode não ter visto no filme. Não focaremos nas referências de frases e momentos aos antigos filmes do Miranha, pois isso faremos em uma outra lista! Sem mais delongas, bora pras referências!


Conexão com Gavião Arqueiro

O primeiro grande easter-egg do filme chega logo na sua cena inicial, como já havia sido revelado bem antes de sua estreia. Que é a cena onde Peter e MJ balançam pela cidade, fugindo e em choque depois da identidade do herói ter sido exposta para todo o mundo.


É nesse momento em que vemos um cartaz de ‘Rogers: O Musical’, grandiosa peça de teatro em homenagem ao Capitão América que rendeu num dos momentos mais hilários da série do Gavião Arqueiro.

Referência à Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Logo depois de chegar em casa com a MJ e ainda digerindo as repercussões de sua identidade exposta, vemos Peter vestindo uma camisa que você com certeza já viu antes.

A camisa de “Eu sobrevivi à minha viagem para Nova York” foi usada antes pelo Peter em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, após perder seu traje de volta para o Tony.

Watson!

Sem Volta Para Casa surpreende ao, de repente, puxar mais uma surpresinha para a MJ de Zendaya. Afinal, aqui é revelado que Michelle Jones também possui o sobrenome Watson, o qual ela não gosta de usar.

O nome é uma referência direta à Mary Jane Watson, confirmando ainda mais a MJ do MCU como a versão definitiva da personagem nesse universo, sendo as suas inicias mais do que uma simples brincadeira com a Mary Jane das HQs.

“Vai nessa, Tigrão”

Essa é uma das frases mais icônicas que a Mary Jane costuma dizer ao Peter nas HQs, e também em Homem-Aranha 2. Aqui, a frase é dita por Betty Brant no caótico primeiro dia de Parker de volta às aulas.

Um ÓTIMO advogado!

Um dos primeiros momentos que fizeram os fãs passarem mal de tanto gritar com o filme, com certeza foi com o retorno de Charlie Cox como Matt Murdock. Mesmo sem precisar colocá-lo de uniforme, a cena faz um bom trabalho em estabelecer uma futura parceria do Miranha e o Demolidor na luta literal contra o crime.

Não há muito que esteja escondido e que não seja gritantemente visível na cena, mas é absurdamente incrível poder ver o ator de volta. Mas claro, Murdock já atuou como o advogado de Peter antes, sendo a primeira vez nas HQs na edição #219 em 1981, e claro, no desenho dos anos 90.

Além de confirmar que AQUELA foto vazada por John Campea era real, a cena abre as portas para uma nova safra de histórias do Demolidor, que aparecerá depois na série da She-Hulk.

E a implicação de problemas jurídicos com as Indústrias Stark podem ser o gancho direto para a série Armor Wars!

DUM-E

Um dos personagens mais antigos do MCU está de volta… Isso mesmo, o famoso robôzinho de Tony Stark que rendeu tantas cenas hilárias no primeiro Homem de Ferro, está no apartamento de Happy, agora lar de Peter e May.

Morte da Tia May e… Mephisto?

A morte da Tia May foi um dos momentos mais tristes do filme, e algo não tão distante de um momento das HQs. Afinal, por lá, a identidade de Peter foi revelada por vontade própria durante os eventos da Guerra Civil. Em consequência disso, a atenção atraída com os vilões, e um ataque coordenado pelo Rei do Crime termina na morte da May.

Tudo isso leva Peter ao fatídico, polêmico e controverso ‘One More Day’, onde o Homem-Aranha faz um pacto com o MEPHISTO, apagando seu casamento com a MJ e trazendo a May de volta à vida. Obviamente, o acordo com o Diabo teve repercussões.

Homem-Aranha e o Feitiço de Esquecimento do Strange

Curiosamente, o lance de Peter pedir ao Doutor Estranho pra apagar da mente de todos a sua identidade secreta veio da HQ ‘One Moment In Time’. E nessa história também temos o Peter fazendo uma mudança de última hora, pedindo para que a Mary Jane não esqueça dele. Tal como no filme, mas sem incluir mais mil pessoas na hora do feitiço.

Isso ocorreu durante as edições #638 a #641 do Espetacular Homem-Aranha, lançadas em 2010.

Referências ao mestre Steve Ditko!

Steve Ditko é simplesmente o co-criador do Homem-Aranha, e merecidamente, ele ganha várias menções ao longo do filme.

As mais notáveis estão no primeiro ato do filme, na cena em que Peter e MJ estão no telhado da escola, e vemos o nome ‘Ditko’ pichado no muro atrás deles.

O nome aparece novamente – e bem visível – no caminhão da F.E.A.S.T. quando ele vai até o Sanctum Sanctorum para deixar Peter e Norman lá.

Norman Osborn – vilão e estilista

Como antecipado em antigos vazamentos, Norman só aparece brevemente com seu uniforme original do Duende. Mas assim que o vemos “curado” pela primeira vez nas instalações da F.E.A.S.T; Norman está usando uma roupa cujas cores e o design remete ao traje clássico do vilão nas HQs.

Com direito ao capuz roxo, que ele está usando durante a assustadora cena da morte da Tia May.

Liz Allen

Liz, o grande interesse amoroso de Peter e a filha do Abutre em ‘De Volta ao Lar’ é vista brevemente durante a sequência de luta entre Peter e Strange na dimensão espelhada.

Em uma banca de jornal, é possível ver várias cópias de uma revista, cuja capaz traz uma foto da Liz, que está chamando o Peter de MENTIROSO. Parece que alguém não guardou boas lembranças do relacionamento…

Stan Lee também ganha homenagem!

Na sequência da ponte, antes de Peter encontrar o carro da moça da faculdade, vemos um táxi cuja placa traz os números “1228”, que é uma referência ao aniversário do mestre: 28 de Dezembro (28/12 mas com o mês vindo antes, tal como o padrão americano).

Merecido!

“Como que você fez isso?”

No épico momento em que vemos Peter ter sua alma retirada de seu corpo pelo Doutor Estranho, vemos o seu corpo involuntariamente desviar do Strange sempre que ele tenta pegar a caixa.

Embora não pareça muito óbvio de COMO isso acontece, a parte astral de Peter tem a resposta. Já que é possível ver o sinal do ‘Sentido Aranha’ clássico das HQs vibrando acima da cabeça de Peter. Sendo por isso que o corpo estava desviando do Strange.

Ned Leeds… vilão?!

Uma das primeiras referências envolvendo Ned e vilania vem logo no meio do filme, quando o nosso adorado nerd da cadeira se pergunta se existem outros Neds pelo multiverso.

E bem depois, quando Tobey e Andrew já estão no filme, vemos os Aranhas trabalhando nos soros de recuperação dos vilões. Nessa cena, Ned pergunta ao Tobey se ele tinha um melhor amigo. Hilariamente, ele conta sobre a tragédia de Harry Osborn, que se volta contra Peter, tenta matá-lo, e depois morre em seus braços.

Comovido e assustado com a história, Ned abraça seu Peter e diz que nunca vai tentar matá-lo e que nunca virará um vilão. Acontece que é EXATAMENTE isso que acontece nas HQs, já que Ned é uma das versões do Duende Macabro!

Será que veremos essa virada sombria do personagem nos próximos filmes? Promessas são feitas para não serem cumpridas…

O maior meme do Homem-Aranha é recriado!

E o filme realizou outro grande fanservice que os fãs tanto apostavam. Sim, o filme recriou o meme onde dois Homens-Aranha ficam apontando um para o outro. No caso, o sonho era ver Tom, Tobey e Andrew fazendo isso… e é EXATAMENTE o que acontece.

Só que não uniformizados, e sim durante a cena onde eles trabalham nos soros na escola. Quando Ned chama seu Peter, as três versões se apontam para saber quem estava sendo chamado.

Homem-Aranha com problemas nas costas

Uma das cenas mais hilárias do filme é quando o Peter de Tobey está se alongando para a batalha, e conta ao Andrew sobre seus problemas nas costas. Afinal, é impossível ser o Homem-Aranha por tantos anos e não ter algum problema em consequência disso.

Vale lembrar que já vimos essa versão do personagem passar por grandes problemas nas costas, principalmente em Homem-Aranha 2. Curiosamente, o próprio Tobey quase teve que abandonar o papel nesse filme por causa de um problema nas costas causado por um acidente em um outro filme.

O Espetacular Homem-Aranha!

A inacreditável interação entre Tobey e Andrew trouxe uma das melhores metalinguagens já executadas em qualquer filme de super-heróis. Se pá, de qualquer filme de todos os gêneros da história.

Em mais um momento onde o Aranha de Andrew demonstra sua baixa auto estima, Tobey vem pra motivá-lo e faz questão de repetir que ele é “ESPETACULAR”. Além de uma piada hilária e metalinguística para com os filmes protagonizados pelo Andrew, a frase serviu para referenciar todo o carinho e amor que os fãs tiveram pelo ator em todos esses anos.

Andrew é realmente Espetacular e ele merecia ouvir isso. E quem melhor para dizer isso em nome de milhares de fãs, do que o próprio Tobey?

Mais uma redenção para Andrew!

Desde o segundo trailer, a cena da queda de MJ durante a batalha final já era obviamente uma referência direta à queda – e morte – de Gwen Stacy em O Espetacular Homem-Aranha 2.

Mas como muitos já especulavam, a cena realmente entrou ali para trazer mais uma redenção para Andrew. Já que o Peter de Tom é impedido de salvar sua amada pelo Duende, restando ao Andrew a chance de provar que ele não deixaria mais ninguém morrer em suas mãos.

E, dessa forma, poder se sentir em paz e perdoar a si mesmo por não ter conseguido salvar a Gwen em uma situação parecida. A cena é simplesmente DE ARREPIAR e a atuação de Garfield na cena fez muitos fãs chorarem.

Miles Morales!

Infelizmente, não tivemos Miles Morales no filme, mas ele fez questão de não deixar o adorado personagem de fora desse evento épico. Na última conversa entre o Electro e Andrew, ele diz que achava que o Aranha era negro.

E diz que deve existir uma versão do universo onde o herói é negro. A cena foi uma das mais ovacionadas do filme, deixando claro que os fãs estão DOIDOS para que o Miles chegue logo ao universo live-action. Vale lembrar que ele já EXISTE no MCU, com seu tio sendo um dos vilões lá de ‘De Volta ao Lar’.

Mais vilões!

O filme não realizou o sonho e as teorias de que teríamos o Sexteto Sinistro, já que temos apenas os 5 vilões operantes e uma participação de Eddie Brock na cena pós-créditos.

Mas você pode não ter reparado, já que acontece bem rápido, mas durante o clímax, é possível ver a silhueta de vários vilões clássicos do Homem-Aranha prestes a serem sugados para o MCU.

As silhuetas mais óbvias vistas na cena são do Rhino, e o que parece ser o Kraven e o Escorpião!

Triste referência a Star Wars

O humilde apartamento que Peter aluga no final do filme veio para acalmar os fãs que queriam ver todo o lado sofredor e financeiramente abalado do herói. O apartamento, inclusive, é muito parecido com o quartinho que Peter aluga na trilogia de Tobey.

Mas a grande referência da cena está no pequeno LEGO do Imperador Palpatine que vemos entre as coisas de Peter. Essa é uma das últimas lembranças que restou de sua amizade com Ned. E é justamente com esse bonequinho onde vimos o personagem pela primeira vez em ‘De Volta ao Lar’.

Com grandes poderes… vêm a versão certa da frase mais icônica do Homem-Aranha

Finalmente, a famosa frase de Tio Ben sobre poderes e responsabilidades é dita no MCU! Mas muito mais do que isso, já que a frase dita pela Tia May trata-se da versão 100% correta em relação aos quadrinhos, que diz “With great power there must also come great responsibility”.

Em tradução livre, “Com grandes poderes, também devem vir grandes responsabilidades”. É exatamente assim que a frase foi dita na primeira HQ do Aranha, e assim que ela foi dita pela May. Pela primeira vez em muitos sentidos!

Siga de olho no Legado da Marvel para mais informações.

Mais sobre o filme:

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa é o título oficial da continuação de Homem-Aranha: Longe de Casa. O terceiro filme solo estrelado por Tom Holland. O filme faz parte da Trilogia do Multiverso do MCU, iniciada por WandaVision e seguida por Doutor Estranho 2!

Além de Holland, o elenco ÉPICO de Homem-Aranha 3 conta com Benedict CumberbatchZendaya e Jacob Batalon. Sim, os veteranos estão de volta! Incluindo Tobey MaguireAndrew Garfield e os vilões: Willem Dafoe (Duende Verde), Alfred Molina (Doutor Octopus) e Jamie Foxx (Electro)!

Dá pra acreditar?! O ARANHAVERSO É REAL e o filme já está disponível nos cinemas em IMAX 3D, 3D, e também em 2D. É realmente o melhor filme do Homem-Aranha já feito? Confira a nossa crítica CLICANDO AQUI!

Leia TUDO SOBRE Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa!

© 2017-2024 Legado da Marvel, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL