Doutor Estranho 2: O porquê dos erros do Strange não o tornarem um vilão
O novo trailer de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura nos trouxe muitas explosões de cabeça e muitas coisas a se pensar sobre o que virá nesse filme, que pode contar com literalmente qualquer coisa, graças a infinidade de possibilidades que o multiverso permite explorar.
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
LEIA TAMBÉM!
-
Siga o Legado da Marvel no Google Notícias e não perca nada do universo marvete!
-
Trailer de Doutor Estranho 2 revela a participação de herói dos X-Men – Confira:
-
Doutor Estranho 2: Trailer revela luta entre a Capitã Marvel e Feiticeira Escarlate
Mas uma discussão vem correndo pela internet graças a uma frase da Feiticeira Escarlate durante o trailer. Posso supor que alguma imagem com a personagem falando essa frase já deve ter aparecido, ao menos, uma vez na sua timeline nesses últimos dias.
A frase em questão é “Você quebra as regras e se torna herói, eu quebro as regras e me torno vilã. Não parece justo”, com a Feiticeira Escarlate falando para o Doutor Estranho. Desde então os fãs vem comprando ou não essa declaração da personagem. Mas será que ela está certa mesmo?
A base para a frase onde a Feiticeira Escarlate diz que é considerada uma vilã se dá por conta dos acontecimentos de WandaVision, onde a personagem aprisionou e controlou uma cidade inteira por interesse próprio, e já podemos começar por aí.
Wanda, no início, de fato, não sabia o que estava acontecendo em Westview, ela parecia tão confusa e em dúvida de como aquilo estava acontecendo, ao menos em relação a como aquilo começou, algo que ela só se lembrou no penúltimo episódio.
Mas todos as atitudes dela durante a série são conscientes. Ela fechou uma cidade inteira, manipulou a realidade naquele espaço e controlou a mente de todos lá dentro, tirando o livre árbitro de todos, os obrigando a seguir sua narrativa de vida perfeita de uma mãe, seu marido e seus filhos.
Quando o mundo exterior começa a tentar impedir que Wanda continue o que estava fazendo, ela, em sã consciência e plena noção do que estava fazendo, sai de sua realidade criada e ameaça todos que tentarem impedí-la de continuar, e em outro episódio ela expande sua barreira absorvendo ainda mais pessoas para dentro de sua realidade, o que começa a sair do controle.
E mesmo com as coisas começando a dar errado e pessoas de fora virem avisá-la dos perigos e pedir para ela parar, ela insiste em continuar, até que percebe que está torturando as pessoas e seu senso crítico finalmente vem à tona e ela decide acabar com aquilo.
Porém, ela continua sua série de erros lendo um livro de magia sombria da qual ela não possui conhecimento nenhum e que claramente havia corrompido Agatha Harkness, afinal, ele pertencia a uma bruxa que tentou roubar os poderes dela.
Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura veremos Wanda atrás de seus filhos supostamente perdidos e em perigo pelo multiverso, algo que, de acordo com rumores, é apenas o Darkhold a influenciando para liberar demônios pela dimensão, algo que ela, de fato, fará no filme.
Outros rumores também afirmam que Wanda fará uma chacina na base dos Illuminati e durante todo o filme, matando diversos personagens que se opõem a ela, a sangue frio, sem piedade. Obviamente ela está corrompida mas não é justificativa, afinal, antes disso ela já possuía atos vilanescos.
Sem contar que, ao longo de toda a trajetória da personagem pelo MCU, ela se aliou conscientemente a uma organização nazista, se opôs aos Vingadores e criou uma realidade escravizando uma cidade inteira por puro interesse pessoal de viver uma vida perfeita não importa o que esteja em jogo, não importando o custo, só importando a si mesma.
Já o Doutor Estranho…
Enquanto isso, o Doutor Estranho quebrou as regras em Homem-Aranha Sem Volta Para Casa, onde, em um feitiço simples usado outras vezes com facilidade, por conta de um garoto irresponsável sem controle de sua língua, acabou abrindo uma fenda na realidade permitindo que algumas pessoas de outros universos viessem para o MCU.
Ao final do filme, tudo isso é consertado, não restando nenhum morador de outro universo no universo de Strange, não machucando nenhuma pessoa inocente durante seu feitiço que não possuía nenhum interesse totalmente próprio.
Stephen só queria ajudar o Peter Parker executando um feitiço simples de apagar mentes, com a autorização do próprio Mago Supremo, o Wong. Algo que não machucaria e nem tiraria a liberdade de nenhuma pessoa no processo.
É por isso que comparar os erros e atos de um com o outro não é justo, as intenções e ocasiões são diferentes, as causas e consequências também. O MCU, com Multiverso da Loucura, ainda colherá frutos de sucessivos atos altruístas e inconsequentes de uma personagem que alega ser vitimizada por eles, quando na verdade é rotulada como vilã com razão.
Não é atoa que Wanda será a principal antagonista de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e muito provavelmente se arrependerá de seus atos vilanescos ao final do filme. Mas fica a pergunta: os fãs também se arrependerão de passar pano para atos tão malignos e afirmações tão errôneas, por puro interesse pessoal?
Em contraparte a um personagem que, de todas as vezes que ele quebrou regras de forma perigosa, foi para salvar o universo, não para interesse pessoal, sempre disponível a se sacrificar pela eternidade para um bem maior. Uma digna atitude de herói.
Fique ligado aqui no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!
MAIS SOBRE O FILME:
Doutor Estranho 2 ainda não possui uma sinopse oficial, mas faz parte da chamada ‘Trilogia do Multiverso’ do MCU, iniciada em WandaVision e continuada em Homem-Aranha 3! Com a saída do diretor Scott Derrickson, Sam Raimi (da trilogia do Homem-Aranha de Tobey Maguire) foi confirmado como o substituto na direção! O roteiro ficou por conta de Michael Waldron, que brilhou na série do Loki!
Além do retorno de Raimi ao universo Marvel, o elenco conta com Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), Elizabeth Olsen (Wanda), Benedict Wong (Wong), Chiwetel Ejiofor (Mordo), Rachel McAdams (Christine Palmer) eXochitl Gomez (America Chavez). E uma bomba: Patrick Stewart está confirmado e voltará como o Professor Xavier! O filme tem a data de estreia marcada para os cinemas brasileiros no dia 5 de maio de 2022!