Explicada a linha do tempo completa do Nick Fury no Universo Marvel
O Nick Fury é um dos maiores personagens do Universo Marvel, e sua linha do tempo completa é finalmente explicada.
Nick Fury é um dos personagens mais antigos do Universo Marvel, estando presente literalmente desde o primeiro filme, aparecendo na cena pós-créditos de Homem de Ferro, em 2008.
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
O espião interpretado por Samuel L. Jackson foi ganhando cada vez mais destaque no MCU, seja formando os Vingadores, tendo um grande papel em Capitã Marvel e mais recentemente estrelando a série Invasão Secreta.
E já tendo aparecido em tantos projetos, o ScreenRant montou uma linha do tempo completa explicando toda a jornada do Nick Fury no MCU. Acompanhe abaixo:
16. Início da carreira se juntando ao Exército do Estados Unidos
Durante uma conversa em Capitã Marvel, o Fury tenta provar para a Carol Danvers que ele não é um skrull e acaba revelando detalhes sobre sua vida. Nascido Nicholas Joseph Fury em Huntsville, Alabama, em 1950, Fury cresceu insistindo que todos se referissem a ele apenas pelo sobrenome, incluindo sua própria família. Ele até revelou que seu primeiro animal de estimação foi um gato chamado Mr. Snoofers. Depois de terminar o ensino médio em 1968, Fury ingressou no Exército dos Estados Unidos. Fury subiu na hierarquia e se tornou Coronel antes de deixar o exército e embarcar em uma carreira de espionagem na CIA, tendo uma grande quantidade de ação durante a Guerra Fria.
15. Nick Fury se junta à SHIELD (década de 80)
Em algum momento durante a década de 80 o Fury deixou a CIA para ingressar na SHIELD, e estava trabalhando sob o comando de R. Keller, interpretado por Ben Mendelsohn em Capitã Marvel, já em 1988. Embora a Capitã Marvel tenha visto o Fury em uma missão de campo, seu trabalho principal dentro da SHIELD era atrás de uma mesa, pesquisando ameaças futuras aos Estados Unidos. Durante esse tempo, Fury também supervisionou o treinamento de Phil Coulson e começou a desenvolver uma relação de trabalho com Alexander Pierce de Robert Redford, o então subsecretário do Conselho de Segurança Mundial.
14. Carol Danvers introduz o Nick Fury aos Skrulls (1995)
Em 1995, Fury e uma equipe de agentes da SHIELD foram enviados para investigar uma mulher misteriosa que havia invadido uma locadora Blockbuster em Los Angeles. Acabou que ela era Carol Danvers, e a heroína espacial levou Fury em uma aventura enquanto ela explorava sua própria história na Terra, apresentando Fury à raça alienígena que muda de forma, os Skrulls. Eventualmente os dois descobriram que os Skrulls eram de fato aliados da humanidade, e Fury começou uma forte relação de trabalho com Talos, o líder dos Skrulls que estava se passando por R. Keller, o então Diretor da SHIELD.
13. Nick Fury perde o seu olho esquerdo (1995)
Durante sua aventura com a Capitã Marvel, Fury encontrou uma criatura conhecida como Flerken, um alienígena que tem a forma de um gato. Goose já havia pertencido a Mar-Vell, e ajudou Fury e os Skrulls a derrubarem os Krees usando os tentáculos salientes ejetados de sua boca. Goose também guardou o Tesseract com segurança dentro do bolso de seu estômago. No entanto, enquanto brincava com Fury após a batalha, Goose arranhou Fury em seu olho esquerdo, deixando cicatrizes pesadas e causando a sua eventual cegueira, levando-o a usar seu tapa-olho característico.
12. Nick Fury se torna o diretor da SHIELD (fim dos anos 90)
Trabalhando com Alexander Pierce em uma missão em Bogotá na década de 1990, Fury recebeu ordens de negociar com o Exército de Libertação Nacional, que havia feito de refém diversos oficiais políticos, incluindo a filha de Pierce. Fury desobedeceu a essas ordens e conseguiu recuperar os reféns com segurança, sendo promovido a Diretor da SHIELD por suas ações heróicas. A missão pessoal de Fury como diretor da SHIELD era investigar artefatos misteriosos, perigosos e às vezes sobrenaturais, incluindo o Tesseract e o Darkhold. Ele também usou sua posição como Diretor para colocar seu plano da Iniciativa Vingadores em ação, uma ideia que ele teve após saber das ameaças alienígenas em Capitã Marvel.
11. Nick Fury começa a recrutar os Vingadores (2000-2008)
Apesar do Conselho de Segurança Mundial querer que Fury se concentrasse na pesquisa do Tesseract, ele usou sua posição como Diretor da SHIELD para começar a recrutar os Vingadores. Enquanto suas tentativas iniciais de encontrar o Capitão América falharam, Fury recrutou Clint Barton e a Natasha Romanoff, dois de seus agentes mais confiáveis. A HQ The Incredible Hulk: The Fury Files também detalhou as tentativas de Fury de trazer Bruce Banner para perto, embora ele tenha colocado esses planos em espera depois de ver a escala do poder do Hulk.
10. Tony Stark é recrutado para ser um Consultor (2008)
O filme do Homem de Ferro de 2008 deu início ao MCU detalhando a história de origem do Tony Stark como o super-herói. Depois de declarar sua identidade para o mundo, a cena pós-créditos do filme traz o Stark encontrando o Nick Fury em sua mansão em Malibu, com Fury sugerindo que Stark havia se tornado parte de um universo maior de heróis. O relacionamento de Fury e Stark foi melhor desenvolvido em Homem de Ferro 2, filme que revela que o Stark foi recrutado no papel de consultor, sem ser ainda um membro oficial da futura equipe.
9. SHIELD começa a se aproximar do Tesseract (2011)
Enquanto Fury estava recrutando membros em potencial dos Vingadores, ele também começou a trabalhar recrutando mentes valiosas para a SHIELD, incluindo o Dr. Erik Selvig, introduzido no primeiro filme do Thor, de 2011. Selvig foi trazido para as instalações da SHIELD onde ele colocou os olhos no Tesseract, com Fury pedindo a Selvig para pesquisar o cubo. Sem o conhecimento de nenhum deles, essa ação levaria diretamente aos eventos de Os Vingadores, e a Joia do Espaço escondida dentro do Tesseract seria fundamental para o futuro do MCU. Desde que Fury começou a pesquisar o Tesseract, o Conselho de Segurança Mundial concedeu mais financiamento à SHIELD, permitindo que os Vingadores finalmente nascessem.
8. Nick Fury se apresenta ao Capitão América (2011)
Durante o filme Capitão América: O Primeiro Vingador, os sonhos de Fury de recrutar o Capitão América se tornaram realidade quando Steve Rogers foi encontrado congelado mas ainda vivo. Depois que Rogers escapou de sua sala de reabilitação em uma instalação da SHIELD na Times Square, Fury o encontra pessoalmente e explica sua situação. Como o programa dos Vingadores estava perdendo força no espaço entre Homem de Ferro 2 e O Primeiro Vingador, o despertar do Capitão América foi uma grande vitória para o sonho do Fury, que encontrou a peça final do quebra-cabeça para reunir os Vingadores um ano depois.
7. Os Vingadores se reúnem (2012)
Quando a pesquisa da SHIELD sobre o Tesseract abre uma portal para o espaço, Loki vai até a Terra e trava uma guerra contra a humanidade. Os Vingadores então se reúnem para lutar contra o Deus da Mentira, recuperar o Tesseract, quebrar o feitiço de Loki sobre Clint Barton e Erik Selvig e por fim salvar Nova York do exército Chitauri liderado pelo Loki. Nick Fury teve um papel fundamental em reunir a equipe, e o sucesso dos Vingadores durante a Batalha de Nova York restaurou a fé de Fury e do Conselho de Segurança Mundial no projeto.
6. Nick Fury é aparentemente morto pela HYDRA (2014)
Após se reunirem em Os Vingadores, os heróis voltaram a embarcar em missões solo, com o Steve Rogers trabalhando para Nick Fury e a SHIELD como seu principal agente. E durante o filme Capitão América: O Soldado Invernal foi revelado que a HYDRA estava crescendo de maneira infiltrada dentro da SHIELD, com o antigo aliado de Fury, o Alexander Pierce, liderando a organização corrupta. Fury foi perseguido pela HYDRA e pelo Soldado Invernal, sendo aparentemente morto. Depois tudo foi revelado ser uma estratégia do Fury, que aproveitou a chance para agir de forma secreta, abandonando sua antiga vida com o mundo que o presumiu morto.
5. Nick Fury ajuda os Vingadores na batalha contra o Ultron (2015)
Apesar de não ser mais o Diretor da SHIELD e trabalhar de forma incógnita, Fury ainda conseguiu fazer contato com os Vingadores durante Era de Ultron, filme de 2015. Encontrando a equipe na casa da família do Clint Barton, Fury aconselhou os Vingadores sobre como lidar com a ameaça representada pelo Ultron. Na batalha final do filme o Fury ainda aparece ao lado de Maria Hill no famoso porta-aviões da SHIELD, usado para ajudar na evacuação de Sokovia.
4. Nick Fury e Maria Hill são apagados pelo Thanos (2018)
Depois de Era de Ultron, Nick Fury e Maria Hill continuaram trabalhando juntos. Em Atlanta, Fury e Hill começaram a ser alertados sobre a batalha dos Vingadores contra o Thanos em Wakanda, e apenas momentos depois é foi revelado que o Thanos conseguiu completar sua missão, com as pessoas começando a se desintegrarem ao redor deles. Apressadamente, Fury conseguiu mandar um sinal de ajuda para com a Capitã Marvel no pager que ela o presenteou para emergências. Fury e Hill retornaram após o estalo do Hulk em Vingadores: Ultimato, que se passa em 2023. Ambos estiveram presentes no funeral do Tony Stark.
3. Nick Fury deixa a Terra para trabalhar na SABRE (antes de 2024)
A cena pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa revelou que o Fury e a Maria Hill, que pareciam estar diretamente envolvidos na batalha do Homem-Aranha contra o Mysterio, eram na verdade eram os Skrulls Talos e Soren disfarçados. O próprio Fury estava fora da Terra, com a série Invasão Secreta revelando que ele estava trabalhando na Estação Espacial SABRE. Não está claro exatamente quando Fury deixou a Terra, mas Invasão Secreta também revelou que o Blip causou um grande impacto no Fury, sugerindo que ele deixou o planeta durante o intervalo de oito meses entre Ultimato e Longe de Casa, com o Talos assumindo sua identidade.
2. Maria Hill chama o Fury de volta pra Terra (2025)
Invasão Secreta estreou na Disney+ no dia 21 de junho, com a trama revelando o retorno de Fury à Terra após trabalhar na Estação Espacial SABRE por aproximadamente dois anos. Fury foi chamado de volta à Terra por Maria Hill e Talos para lidar com uma rebelião Skrull liderada por Gravik, que planeja erradicar a humanidade e reivindicar a Terra como sua. Isso é uma retaliação à promessa quebrada por Fury e pela Capitã Marvel, que haviam prometido encontrar um novo lar para os Skrulls.
1. Nick Fury irá trabalhar com As Marvels (2025)
O primeiro trailer de As Marvels, que chegará aos cinemas em novembro, revelou que Nick Fury terá um importante papel na próxima sequência de Capitã Marvel. Apresentando a formação de uma nova equipe ao MCU com a Carol Danvers, Monica Rambeau e a Kamala Khan, não está claro qual papel o Fury terá na aventura. No entanto, pelo trailer, parece que uma parte do filme acontecerá na Estação Espacial SABRE, indicando possíveis conexões com Invasão Secreta.
O que acharam? Continue acompanhando o Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!
Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV, e se inscreva clicando aqui.
MAIS SOBRE INVASÃO SECRETA
Invasão Secreta é uma série exclusiva da Marvel Studios para da Disney+, com 6 episódios. A série irá finalmente adaptar a HQ de 2008 que mostra a épica e elaborada tentativa dos alienígenas skrulls conquistarem a Terra, se infiltrando nas mais diferentes camadas da sociedade.
O elenco conta com o retorno de Samuel L. Jackson (Nick Fury), Ben Mendelsohn (Talos) e Cobie Smulders (Maria Hill). Além deles, teremos as estreias de Emilia Clarke (a Daenerys de Game of Thrones), a premiada Olivia Colman e Kingsley Ben-Adir. Kyle Bradstreet (Mr. Robot) será o roteirista e principal produtor da série, que já chegou ao Disney+. Corre lá pra assistir!