Filmes da Marvel não estão atraindo o público jovem tanto quanto antes

Uma reportagem na imprensa americana lança luz sobre um problema da Marvel: o declínio da audiência jovem nos novos lançamentos do MCU.

Filmes da Marvel não estão atraindo o público jovem tanto quanto antes
FÃS PREFEREM OS ANTIGOS HERÓIS

Segundo recente reportagem publicada no site americano IndieWire, apenas 19% do público que conferiu As Marvels nos cinemas dos EUA em seu fim de semana de abertura tem entre 18 e 24 anos de idade. Jovens entre 13 e 17 anos foram apenas 8% de toda a audiência, enquanto adultos entre 25 e 34 anos representaram 30%.

Isso marca um duro contraste com os longas lançados no período áureo do MCU. A mesma reportagem indica que 40% do público que compareceu à forte abertura de Capitã Marvel, em março de 2019, tinha entre 18 e 24.

A audiência composta por jovens e adolescentes costumava ser a mais importante para a Marvel Studios. Durante a Fase 2 da franquia, 24% do público estava entre os 18 e 24 anos. Na Fase 3, esta proporção cresceu para 30%, e depois novamente na Fase 4 para 32%. Porém, nos primeiros filmes da Fase 5 os valores começaram a cair até atingir os 19% de As Marvels.

Enquanto isso, a porcentagem de jovens adultos entre 25 e 34 anos cresceu ao longo dos anos: de 18% na Fase 2 para 24% na Fase 5. Em geral, o público abaixo dos 25 anos de idade caiu para 47% enquanto os acima de 25 cresceram para 53%.

Estaria o público da Marvel envelhecendo? Afinal, os adultos com mais de 25 na atualidade que compõem a maioria da audiência do MCU eram os jovens entre 13 e 24 nas fases pré-Ultimato em que a Marvel encontrou seu maior sucesso. E o decréscimo no número de jovens que atualmente estão entre os 18 e 24 pode significar que os filmes pós-Ultimato estão falhando em conquistar os mais jovens com a mesma intensidade que os da Saga do Infinito.

Ou pode ser que este seja um problema específico de As Marvels – apesar dos esforços da Disney, que gastou milhões de dólares com anúncios em shoppings, trailers e vídeos postados no YouTube e TikTok. Para o estúdio, é trágico que este filme em específico, que traz uma heroína jovem na figura da Ms Marvel de Iman Vellani, tenha falhado em capturar o interesse dos mais novos.

E é aí que está o maior problema que a Marvel precisa resolver: os novos Vingadores não estão engajando o público tanto quanto os antigos. Nas Fases de 1 a 3, os fãs tiveram o privilégio de acompanhar a trajetória do Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Homem Formiga, Guardiões da Galáxia, Pantera Negra, etc., desde o início de suas carreiras super heroicas até a batalha final pelo destino do universo contra o vilão Thanos.

Em contraste, como mostra o IndieWire, o MCU introduziu nada menos que 57 personagens novos nos últimos anos nos filmes e séries. E a pior parte é que a Marvel não conseguiu desenvolvê-los da mesma forma que seus predecessores. Afinal, Shang-Chi e os Eternos foram apresentados em 2021 e, passados dois anos, não temos nenhuma ideia de quando voltaremos a vê-los e de como sua trajetória se encaixará com o resto do MCU.

É o oposto do Doutor Estranho, apresentado pela primeira vez em 2016 e já participando do maior crossover da Marvel em 2018.

Afinal, o que fica claro ao olhar os dados de bilheteria é que os jovens atuais preferem pagar para assistir Five Nights at Freddy’s e o filme-concerto de Taylor Swift ao invés de As Marvels.

Será que o estúdio de Kevin Feige conseguirá reverter esta tendência? Deixe seu comentário aí embaixo!

Fonte: IndieWire

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Sair da versão mobile