Gavião Arqueiro: Cronologia e história completa do herói na Marvel
O Gavião Arqueiro é um dos grandes veteranos do MCU, sendo o penúltimo herói original dos Vingadores a ser introduzido na Fase 1, com a breve e divertida participação lá no primeiro filme do Thor. Muita gente não deu bola, e o herói não estava na lista de hype de ninguém na época do primeiro filme da equipe.
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Como um humano comum e que só dispara flechas poderia ser tão interessante quanto o Hulk ou um Deus do Trovão? Com essa realidade em mente, e o carisma de Jeremy Renner, Clint Barton foi ganhando um destaque único a cada aparição no MCU.
Até que poucos anos depois, se transformou no GAVIGOD aos olhos dos marvetes. A Marvel soube brincar com esse absurdo e conseguiu transformá-lo num dos personagens mais divertidos e interessantes da Fase 2 em diante.
Não é à toa, os fãs alegam que sua ausência em Guerra Infinita foi o que fez a equipe perder na luta contra o Thanos. E nós consideramos isso um FATO! Merecidamente, o herói agora protagoniza a sua própria série no MCU, que acaba de estrear no Disney+.
Para prepará-los para a série, vamos recapitular a cronologia dos eventos e história lendária do Deus da Marvel. Vamos lá:
A origem do Celestial Arqueiro da Marvel
Clint Francis Barton nasceu antes da criação da vida inteligente no universo… Brincadeira! Sua origem no MCU não é muito detalhada, mas é interessante notar que nas HQs ele foi treinado pelo vilão/herói conhecido como o Espadachim.
Que é exatamente um dos personagens da série do Gavião Arqueiro: Jack, o homem que está noivo da mãe de Kate Bishop. Entretanto, dada as idades dos atores, é improvável que Jack seja o treinador do arqueiro no MCU.
De qualquer forma, suas habilidades lhe fizeram ser recrutado por Nick Fury e se tornar num dos principais agentes da S.H.I.E.L.D. Ao se juntar a eles, ele contou com a ajuda de Fury para manter sua família escondida de qualquer arquivo da organização.
Gavião Arqueiro e a Viúva Negra
Conquistando a confiança do chefão, Clint recebeu a missão de matar a então assassina Viúva Negra. Porém, o Gavigod convenceu Natasha a trocar de lado, gerando o início de uma das maiores amizades do MCU. Juntos, eles foram à Budapeste para destruir a Sala Vermelha e o programa das Viúvas Negras.
Eles destroem as operações e matam o General Dreykov… aparentemente. No filme da Viúva Negra, é revelado que o chefe da organização que treinou Natasha, não tinha morrido no incidente.
Apesar dessa trama que só seria revelada anos depois, o evento trouxe a redenção de Natasha, e a insistência de Clint para que a S.H.I.E.L.D. confiasse nela. O resto, como dizem, é história.
Como sugerido no filme da Natasha, a treta em Budapeste ocorreu em 2008, não muito antes dos eventos de Homem de Ferro 1 e 2.
Novo México
Em 2010, temos o ano onde o Gavião Arqueiro fez sua primeira aparição no MCU. Que é o ano onde ocorrem os eventos de Thor 1!
Enviado por Fury para vigiar o Mjolnir cravado em uma cratera no Novo México, ele foi acionado por Phil Coulson para apontar suas flechas para o Thor. A tensão entre os futuros colegas de trabalho durou pouco tempo, e Clint não teve a chance de matar o Deus do Trovão.
Para a curiosidade de muitos, vimos o que aconteceria se Clint tivesse matado o Thor no episódio 3 de What If! Mas enfim, o trabalho de Clint nessa missão o colocou diretamente no que viria a seguir:
Os Vingadores!
Por volta de 2012, temos os eventos do primeiro Vingadores! E daí, vemos Clint entre os agentes que estavam no Projeto Pegasus, de olho no Tesseract no momento em que o Loki invade a Terra.
Reservando a importância do herói para o final, vemos Clint ter a mente controlada pelo Deus da Trapaça por boa parte do filme. Depois de uma boa pancada na cabeça, foi hora de brilhar! E estima-se que o Arqueiro tenha matado mais Chitauris do que qualquer outro herói da equipe (talvez uma brincadeira, talvez não).
É durante a Batalha de Nova York de 2012 onde a pequena Kate Bishop presencia as façanhas inacreditáveis para um ser-humano sem poderes. Iniciando a admiração da jovem pelo herói.
Escolinha do Gavião Arqueiro em Era de Ultron
A verdadeira chave de virada que transformou o Gavião no herói favorito de muitos fãs ocorreu em Vingadores: Era de Ultron! O filme é ambientado no ano de 2015 e traz muitos momentos marcantes de Clint no MCU.
Afinal, é aqui onde vemos sua família pela primeira vez: Laura (que está grávida de Nathaniel Pietro) e seus filhos Cooper e Lila. Conquistando o posto de PAIZÃO DO MCU, ele é responsável por converter mais uma vilã: dessa vez com a Feiticeira Escarlate.
Mas não foi tão paizão com o Mercúrio, tendo sido salvo pelo colete à prova de balas mais rápido da Marvel. Ao fim do filme, o Gavião se aposenta.
Aposentadoria? Hoje não!
Os tempos de descanso em paz de Clint sofreram o primeiro golpe em Capitão América: Guerra Civil. A trama se passa em 2016, e vemos o Arqueiro reforçando seu vínculo com Wanda, se sentindo obrigado ao interferir no conflito e ajudar seus amigos.
Ao se aliar ao #TeamCap, Clint acaba sendo preso na Balsa. Após isso, ele e o Homem-Formiga fizeram um acordo de prisão domiciliar. Com uma fazenda GIGANTESCA daquelas, só nos resta aplaudir o craque do jogo nessa Guerra Civil.
Ronin
Em 2018, vemos Clint passar pelo momento mais traumático de sua vida. Já que após o Estalo do Thanos em Guerra Infinita, ele vê toda sua família desaparecer DO NADA. Por isso, o herói acaba sendo o mais afetado entre todos os Vingadores.
Abandonando o manto de Gavião Arqueiro e passando 5 anos como um assassino brutal deixando um rastro de sangue ao redor do mundo inteiro.
Em 2023, Natasha enfim reencontra Clint e o convence a se reunir com a equipe, na tentativa de pegar as Joias do Infinito no passado. Ele é um dos primeiros personagens do filme a viajar no tempo, diga-se de passagem.
No Ultimato, vimos Clint passar por mais momentos difíceis, na luta pra ver quem se sacrificaria em Vormir. Algo que provoca reclamações dos fãs até hoje, mas a Marvel decidiu deixar que a Natasha morresse pela Joia da Alma. De qualquer forma, é uma cena bem emocionante e um desfecho poético para os dois amigos.
Mas não foram só lágrimas: O Gavião também protagonizou momentos épicos, como quando o vemos correr pela batalha com a Manopla e todas as Joias, fugindo dos Cães Espaciais do Thanos e muito mais. Após o Estalo do Thanos, ele pôde se reunir com a família e enfim viver em paz.
Mas isso também não vai durar muito tempo!
O fantasma do Ronin e o Legado do Gavião Arqueiro
Até aqui, estamos 100% atualizados em toda a história do Gavião Arqueiro no MCU! Mas além da parceria entre Clint e Kate, tem mais treta a caminho. Já que na cena pós-créditos de Viúva Negra, vemos a Condessa Valentina convocar Yelena Belova para a missão de matar o nosso Gavião. Sim, Yelena também está na série!
Agora, é só ir conferir a nova etapa com a série do Disney+, que foi confirmada que se passa no ano de 2025, dois anos após o Ultimato!
Siga de olho no Legado da Marvel para mais curiosidades e informações.
LEIA TAMBÉM!
Marvel quer cortar cenas sangrentas da Wanda em Doutor Estranho 2
Ator enfim fala sobre o retorno do Rei do Crime em Gavião Arqueiro
Gavião Arqueiro: Todos os easter-eggs e referências dos episódios 1 e 2
A série do Gavião Arqueiro é situada na cidade de Nova York pós-blip, onde o Gavigod tem uma missão aparentemente simples: passar o Natal em casa com a família. Mas quando uma ameaça de seu passado se revela, o Vingador original se une relutantemente a Kate Bishop, uma arqueira habilidosa de 22 anos e sua maior fã, para desvendar uma conspiração criminosa ligada aos anos de Clint como o RONIN!
O elenco impressionante da série é formado por Jeremy Renner como o protagonista e Hailee Steinfeld como Kate Bisop. Além disso teremos o apoio de Vera Farmiga (Eleanor Bishop), Tony Dalton (Espadachim) e Vincent D’Onofrio (Rei do Crime). A atriz Florence Pugh, de Viúva Negra, também retorna como Yelena Belova!
A dupla Bert & Bertie e Rhys Thomas revezarão a direção dos episódios da série, que foram todos escritos por Jonathan Igla (Mad Men). A série estreou no Disney+ no dia 24 de novembro, com episódios novos toda QUARTA-FEIRA!
Os comentários desse post foram encerrados.