Homem-Aranha: Longe de Casa tem ABERTURA RECORDE nos EUA e no mundo!

 

A abertura de Homem-Aranha: Longe de Casa nos Estados Unidos foi bem melhor do que o previsto. Tendo estreado na terça-feira passada no país, muitos analistas imaginavam que o longa chegaria aos US$ 150 milhões no domingo. Felizmente, numa temporada onde tantos filmes estrearam abaixo das expectativas, Longe de Casa conseguiu superar e muito as previsões.

 

No fim de semana, o Cabeça de Teia faturou US$ 92,5 milhões na bilheteria americana – obtendo, assim, o quarto melhor fim de semana de 2019 e o maior para um filme não distribuído pela Disney, atrás apenas de Vingadores: Ultimato, Capitã Marvel e Toy Story 4. No total, Longe de Casa tem ótimos US$ 185 milhões na bilheteria americana, fazendo dele desde já o quinto maior filme do ano no país, e o maior que não é distribuído pela Disney – ainda que ele esteja numa franquia em que a maior parte dos longas pertence à Casa do Mickey, o que só ressalta a total dominância do estúdio em 2019.

 

Além disso, o longa também bateu um recorde em sua estreia: o de maior abertura de seis dias (de terça a domingo) da história. Ele deixou os dois outros blockbusters que também estrearam numa terça no início de julho comendo poeira, no caso, Transformers e O Espetacular Homem-Aranha. Os robôs de Michael Bay, até então os recordistas, haviam faturado US$ 70,5 milhões em seu primeiro fim de semana e conquistaram US$ 155,4 milhões ao final de sua estreia de seis dias. Já o Aranha de Andrew Garfield teve um fim de semana de US$ 62 milhões e uma abertura total de US$ 137 milhões.

 

 

Finalmente, Longe de Casa alcançou mais em seis dias do que Homem-Aranha 2 e seu predecessor De Volta ao Lar, que ao final deste período haviam alcançado US$ 180 milhões e US$ 154,1 milhões respectivamente (o clássico de Sam Raimi estreou numa quarta no final de junho, enquanto o reboot com Tom Holland abriu numa sexta-feira normalmente). Aliás, Longe de Casa é o 23º filme com o maior faturamento após seis dias em cartaz, tendo alcançado uma bilheteria maior neste período do que sucessos como Velozes & Furiosos 7, Piratas do Caribe: O Baú da Morte, Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith e Jogos Vorazes.

 

Tudo isso, claro, foi conquistado por meio de uma performance consistente ao longo da semana nos EUA. Na terça-feira, seu primeiro dia, ele abriu com US$ 39,2 milhões, um recorde para este dia da semana. Na quarta e na quinta, sua bilheteria ficou pouco abaixo dos US$ 30 milhões, porém o longa não sofreu quedas particularmente bruscas. Por isso, a sexta e o sábado foram excelentes: US$ 32,6 milhões e US$ 34,2 milhões. Com mais US$ 25,6 milhões no domingo, o longa foi capaz de quebrar todas as expectativas. 

 

Evidentemente, a preocupação de que a estreia dos novos episódios de Stranger Things pudesse impedir o público-alvo do longa de comparecer aos cinemas foi infundada. Embora, segundo a Netflix, a nova temporada da série de suspense teve uma audiência recorde para um produto original do serviço, nem isso impediu Longe de Casa de abrir acima das expectativas. Ou seja: o público foi capaz de maratonar Stranger Things, a série de maior sucesso já produzida por um serviço de streaming, e conferir a mais nova aventura do Homem-Aranha, pertencente à maior franquia dos cinemas, sem que um prejudicasse o outro. Talvez seja a prova de que cinema e streaming podem coexistir. 

 

 

Outro preocupação que acabou não acontecendo era a de que poderia haver um esgotamento em relação ao herói, que se tornou onipresente nos últimos anos – ele apareceu em nada menos que seis filmes de 2016 para cá. No entanto, o fato é que a popularidade do Homem-Aranha está mais alta do que nunca. Após suas memoráveis participações nos bilionários Guerra Civil, Guerra Infinita e Ultimato, o megasucesso de De Volta ao Lar e todos os prêmios de Aranhaverso, e isso sem falar no extremamente bem sucedido e indicado a prêmios jogo de PlayStation 4 do ano passado, o herói vive o ápice de suas adaptações para as telas. Tamanha a popularidade do Cabeça de Teia, e da versão vivida por Tom Holland em particular se traduziu nos excelentes números que vimos ao longo desta semana.

 

Boa parte da multidão que compareceu ao longa foram de jovens adolescentes e adultos do sexo masculino: 60% do público era homem e 58% tinham abaixo de 25 anos. Sim, mesmo quase sessenta anos após sua criação, Peter Parker ainda permanece um dos personagens favoritos para os jovens e garotos.

 

Claro, a Sony forneceu ao longa uma gigantesca campanha de marketing – avaliada em absurdos US$ 288 milhões em valor de mídia (!), ela foi maior que a da Disney para Ultimato (!!!). Em suma, segundo o Deadline, trata-se da maior campanha de marketing com parcerias promocionais já compilada para um filme. Com diversas empresas parceiras querendo se aproveitar da chegada do longa e da popularidade do herói para se promover, fãs puderam interagir com o Aranha nas caixas da pizzaria americana Papa John’s, nos vídeos de segurança da United Airlines, em lanches do Burger King, embalagens de Doritos e dos cereais da Kelloggs, num novo sabor do refrigerante americano Dr Pepper, entre outros. Isso afora promoções com outros antigos parceiros da Marvel, incluido a Audi, que criou ações com o estúdio em longas como Ultimato e De Volta ao Lar

 

 

É mais uma prova da popularidade do Homem-Aranha quando as mais diferentes marcas brigam para utilizar o herói para vender seus produtos, não concorda?

 

Enfim, após uma recepção calorosa da crítica e do público (ele tem uma nota A no CinemaScore e 8,1/10 no IMDB), tudo indica que Longe de Casa terá uma carreira frutífera nas bilheterias. Claro, não há muitos filmes desta escala que abriram numa terça, por isso é um pouco mais difícil calcular qual pode ser o resultado final de Longe de Casa. Uma performance similar à de Transformers parece ser uma opção razoável: os Autobots estrearam no início de julho e tiveram que disputar público com Harry Potter e a Ordem da Fênix e Os Simpsons: O Filme ao longo daquele mês, tal como logo Longe de Casa precisará competir com o aguardadíssimo O Rei Leão. Por isso, caso ele desempenhe como o filme de 2007 após seu primeiro fim de semana, ele sai de cartaz com ótimos US$ 380 milhões – bom o bastante para ser a segunda maior bilheteria americana do aracnídeo, atrás apenas do primeiro de Sam Raimi. Uma performance como a de O Espetacular Homem-Aranha, porém, que não foi bem recebido e caiu violentamente quando precisou competir com Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, seria o pior dos casos, mas ainda levaria Longe de Casa aos US$ 353,9 milhões.

 

Finalmente, caso ele desempenhe como De Volta ao Lar após seu sexto dia em cartaz, Longe de Casa consegue ultrapassar os US$ 400 milhões. Porém, talvez esta seja uma expectativa otimista até demais, afinal: os principais concorrentes do filme de 2017 foram ou muito adultos (Dunkirk, Planeta dos Macacos: A Guerra) ou muito infantis (Meu Malvado Favorito 3), e com isso ele foi capaz de se firmar como o único blockbuster para todas as idades por um bom tempo. Já Longe de Casa não terá a mesma vantagem, pois, como dito acima, logo vai precisar competir com O Rei Leão, que promete faturar horrores.

 

 

Na bilheteria internacional, após ter estreado na China, Japão e Hong Kong na última semana, Longe de Casa chegou agora a quase todos os seus mercados, com exceção apenas da Itália. Com isso, o filme faturou ótimos US$ 238 milhões na bilheteria internacional no último fim de semana. No total, ele tem agora US$ 395 milhões faturados fora dos EUA.

 

O longa bateu recordes de abertura para a Sony em 35 países, incluindo Coréia do Sul, México, Argentina, Índia, Indonésia, Taiwan e Vietnam. Em exibição em mais de 60 mercados, Longe de Casa alcançou um total 15% superior ao de Capitã Marvel e 46% acima do de De Volta ao Lar no mesmo conjunto de mercados. Já na China, onde o filme está em sua segunda semana, Longe de Casa despencou 69% em relação à abertura, conforme o título local The White Storm 2: Drug Lords estreou na primeira posição. Ainda assim, a nova aventura do Homem-Aranha tem ótimos US$ 167,4 milhões no país, ultrapassando Capitã Marvel para se tornar o segundo maior filme hollywoodiano de 2019 na China, atrás de Ultimato.

 

No total, somando a bilheteria americana e internacional, Longe de Casa possui US$ 577,7 milhões globalmente. Trata-se do sexto maior filme do ano globalmente, atrás apenas de Ultimato, Capitã Marvel, Aladdin, o longa chinês The Wandering Earth e Toy Story 4. Será este o primeiro filme do Homem-Aranha a passar do bilhão? Por enquanto, os sinais são promissores, mas vale lembrar que a estreia de O Rei Leão está chegando – o remake da Disney na verdade abre na semana que vem na China.

 

De toda forma, o que é certo é que este é mais um sucesso grandioso para o Homem-Aranha – e para o MCU.

 

Bilheteria EUA 05/07/19 a 07/07/19:

 

Filme Semanas em cartaz Renda no fim de semana (em US$) Renda acumulada (em US$)
1- Homem-Aranha: Longe de Casa 1 92.579.212 185.063.062
2- Toy Story 4 3 33.860.355 306.117.899
3- Yesterday 2 10.055.420 36.188.160
4- Annabelle 3: De Volta Para Casa 2 9.450.438 49.837.154
5- Aladdin 7 7.515.649 320.705.265
6- Midsommar: O Mal Não Espera a Noite 1 6.338.935 10.920.007
7- Pets: A Vida Secreta dos Bichos 2 5 4.675.595 140.658.930
8- MIB: Homens de Preto – Internacional 4 3.782.098 72.137.783
9- Vingadores: Ultimato 11 3.118.317 847.881.150
10- Rocketman 6 2.612.554 89.014.938

 

 

Leia TUDO SOBRE Homem-Aranha: Longe de Casa!

Agora que o artigo acabou, veja um vídeo do nosso canal!

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Sair da versão mobile