Homem-Aranha no Aranhaverso cai para quinto lugar no Brasil!

 

Em sua segunda semana de exibição no Brasil, Homem-Aranha no Aranhaverso sofreu uma queda particularmente brusca, despencando da segunda para a quinta posição. O longa ficou atrás das duas principais estreias da semana, a também animação Como Treinar o seu Dragão 3 e o suspense Vidro, bem como da quarta semana (!) do nacional Minha Vida em Marte e de WiFi Ralph. Aranhaverso levou mais cerca de 287 mil pessoas aos cinemas em sua segunda semana, faturando outros R$ 4,77 milhões. O filme agora possui um total de 1,32 milhões de ingressos vendidos no Brasil, com um faturamento de R$ 21,1 milhões.

 

Não é um bom sinal para Aranhaverso ter tido uma queda tão brusca assim em comparação com seus principais competidores, que são o terceiro Dragão e o segundo Ralph – e a disputa entre essas três animações tem sido bastante dura. A animação da DreamWorks, por exemplo, abriu com um público 27% menor do que a estreia do segundo Como Treinar o seu Dragão há quatro anos e meio atrás, a despeito do terceiro filme ter chegado durante o período de férias escolares e o segundo em junho, em meio à Copa do Mundo no Brasil.

 

Simplesmente existem blockbusters demais competindo pela atenção das crianças e de seus pais. Assim, se WiFi Ralph tem sido o menos prejudicado do grupo, tendo levado 3,35 milhões de pessoas aos cinemas e faturado ótimos R$ 50,5 milhões, Aranhaverso tem sofrido bastante para se destacar da concorrência. O filme irá encerrar a temporada tendo levado menos pessoas aos cinemas do que ambos Como Treinar o seu Dragão 3 e WiFi Ralph, uma performance decepcionante em plena temporada de férias e com um público tão fanático por filmes de super-heróis como é o brasileiro.

 

 

Tendo sofrido uma queda de mais de 50% no número de ingressos vendidos, é improvável que o longa se recupere nas próximas semanas, mesmo com o público-alvo de férias. Na melhor das hipóteses, o filme pode atingir a marca de 2 milhões de ingressos vendidos.

 

Como eu disse na semana passada, na teoria parecia uma boa ideia esperar as férias de janeiro para lançar o longa, porém na prática, como todos os estúdios lançando animações tiveram a mesma ideia, isso resultou numa competição particularmente brutal. Tivesse a Sony sido mais ousada e lançado o filme por aqui em dezembro, junto com a estreia americana, quando quase não haviam animações em cartaz no Brasil, seu resultado por aqui poderia ter sido muito superior.

 

Mas, se Aranhaverso não irá superar seus oponentes, ao menos poderá fazer atrair sua audiência por aqui usando a principal arma que tem utilizado nos Estados Unidos: o boca a boca, turbinado pelas ótimas críticas. Uma vez que o público perceber que nos cinemas está em exibição o mais forte competidor pelo Oscar de Melhor Animação, poderá correr para os cinemas e conferir.

 

 

Dessa forma, Aranhaverso pode se destacar ao se apresentar como uma opção não apenas para crianças, mas também para adolescentes e jovens, que já assistem aos longas do MCU naturalmente nas telonas, e também para adultos curiosos com todo o buzz em cima desta animação. Se o boca a boca for positivo o bastante, Aranhaverso poderá se destacar de seus fortes competidores, e alcançar uma marca decente de público nos cinemas.

 

Se até o momento a carreira do filme nas nossas bilheterias não tem sido exatamente estelar, é possível que ele alcance uma performance decente por aqui se o boca a boca for forte o bastante. Uma vez que ele consiga conquistar os corações não apenas de crianças, que provavelmente estarão assistindo a WiFi Ralph ou Dragão 3, mas também de um público mais velho e fã de super-heróis, curioso com toda a aclamação em cima deste longa do Homem-Aranha, então seus números poderão ser um pouco melhores no Brasil.

 

Infelizmente, por enquanto, não é isso o que tem ocorrido. Com tantas opções cinematográficas, a Sony terá que se esforçar no marketing e torcer para que toda a aclamação do filme gere boca a boca, pois de outra forma Aranhaverso ficará marcado como uma das menores bilheterias para um filme de super-heróis no Brasil nos últimos tempos.

 

Shameik Moore in Spider-Man: Into the Spider-Verse (2018)

 

E você, já foi assistir a Homem-Aranha no Aranhaverso? O que achou? Crê que o longa merece uma bilheteria muito maior no Brasil do que a que está tendo até o momento? Não se esqueça de comentar com a gente, hein. 🙂

 

Bilheteria Brasil de 17/01/19 a 20/01/19:

 

FilmeSemanas em cartazRenda na semana (em R$)Público na semanaRenda acumulada (em R$)Público acumulado
1- Como Treinar o seu Dragão 3113.048.850775.39313.048.850775.393
2- Minha Vida em Marte45.934.481336.17452.963.6063.381.894
3- Vidro16.139.843335.5346.139.843335.534
4- WiFi Ralph: Quebrando a Internet35.312.912332.27450.518.3013.353.624
5- Homem-Aranha no Aranhaverso54.776.567286.72621.136.7441.326.884
6- Aquaman63.410.463188.618131.847.2928.025.828
7- Dragonball Super: Broly31.149.39276.17216.602.8601.165.714
8- Máquinas Mortais2710.40241.7814.625.890280.732
9- A Esposa2553.52826.9231.477.91077.578
10- Bohemian Rhapsody12373.39115.67754.029.0403.009.623

 

Leia TUDO SOBRE Homem-Aranha no Aranhaverso!

Agora que o artigo acabou, veja um vídeo do nosso canal!

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.