Homem de Ferro | 10 piores coisas que o herói fez no MCU

O Homem de Ferro teve muitas aventuras no MCU - confira as 10 piores coisas que ele fez no Universo Marvel!

As 10 piores coisas!

Durante todos esses anos de Universo Cinematográfico da Marvel, pelo menos por 11 anos o seu herói de maior destaque acabou sendo o Homem de Ferro, vivido brilhantemente por Robert Downey Jr..

Responsável por iniciar o próprio MCU em 2008, Robert Downey Jr. pôde interpretar o Homem de Ferro em 9 filmes diferentes, até a Marvel decidir matar o personagem em Vingadores: Ultimato, filme de 2019 que é a segunda maior bilheteria da história.

Mas até sua morte, houve tempo suficiente para diversas aventuras, assim como tempo também para o herói ter cometido algumas atitudes questionáveis. O ScreenRant elencou as 10 piores atitudes do Tony Stark no MCU. Acompanhe:

10 – Negligenciar a Pepper Potts

No primeiro filme do herói, lançado em 2008, a Pepper Potts foi apresentada como a sofredora assistente de Tony Stark. Apesar dos indícios de atração romântica entre os dois, Stark era consistentemente reservado e indiferente em relação a Potts, subestimando de maneira enorme o importante papel dela em sua vida. Mesmo depois que os dois enfim começaram um relacionamento, Stark aparentemente achou difícil abandonar alguns desses hábitos e algumas vezes ainda tratava a Pepper com menos do que o respeito que ela merecia. Foi necessária uma virada completa de herói e vários filmes para Stark eventualmente corrigir seu comportamento e dar mais ouvido para sua parceira, um desenvolvimento nítido em comparação aos primeiros filmes.

9 – Tratava o Capitão América com desprezo

Seu relacionamento com seus companheiros heróis foi uma parte fundamental do desenvolvimento do personagem. No começo, o Homem de Ferro tratava um colega Vingador com bastante desprezo. Ele vivia menosprezando e zombando do Capitão América. Stark muitas vezes deixou claro seus pensamentos de que Steve Rogers era ingênuo e excessivamente idealista, insistindo que a sua própria abordagem pragmática e inovadora eram muito superiores. O tratamento dado por Stark a um herói lendário do MCU o faz parecer incrivelmente arrogante e, mas depois os dois conquistaram uma relação de respeito admirável.

8 – Ignorou o Aldrich Killian

Homem de Ferro 3 acompanhou o Tony Stark ficando cara a cara com os fantasmas de seu passado, e o grande vilão do filme não teria existido se não fosse por um ato particularmente desagradável por aprte do herói. Depois que Stark ignora a ciência promissora do jovem Aldrich Killian e o envia para o telhado para uma suposta reunião que ele nunca pretendia aparecer, essa tecnologia acaba desencadeando na Extremis, que Killian então usa para se vingar de Stark. Embora Aldrich Killian seja sem dúvida um vilão, foi a insensibilidade de Stark que o criou originalmente, o que certamente não é um momento de orgulho para o herói.

7 – Se recusou a acreditar no Capitão América sobre o Bucky

Embora o Homem de Ferro tenha tido muitos momentos cinematográficos que agradaram aos fãs, ele também teve momentos discutíveis. Um desses momentos ocorreu quando a rivalidade entre Stark e Capitão América atingiu o seu auge em Guerra Civil, com Stark se recusando a acreditar em seu colega que afirmou corretamente que Bucky poderia ter sido incriminado. Embora Stark estivesse um tanto justificado em sua escolha, sua decisão de descartar imediatamente a desconfiança de Cap acabou sendo algo precipitado. Recusar-se a acreditar no herói mais confiável do MCU pode ter sido visto como mesquinho, especialmente quando os dois já haviam confiado um no outro em cenários de vida ou morte, e isso quase permitiu que o Barão Zemo executasse o seu plano.

6 – Desafiou o Mandarim

Certamente uma das decisões mais estúpidas tomadas pelo Homem de Ferro no MCU, pois viu o herói colocar vidas inocentes em perigo devido à pura arrogância. Em um estado emocional delicado após Happy Hogan quase ter sido morto por um dos ataques do Mandarim, Stark desafia o vilão terrorista ao anunciar seu endereço residencial ao vivo na TV. Esta decisão leva à destruição da casa do Homem de Ferro e quase mata Pepper Potts, além do próprio Stark. A reação emocional de Stark foi compreensível, mas sua incapacidade de controlar sua raiva e frustração quase levou à morte de um ente querido.

5 – Transformou seus colegas Vingadores em fugitivos

Capitão América: Guerra Civil talvez seja a história mais controversa do Homem de Ferro no MCU, pois o viu tomar uma série de decisões questionáveis que ele acreditava serem para um bem maior. Uma dessas decisões foi apoiar os Acordos de Sokovia, pressionando pelo registro de super-heróis e entrando em oposição direta a muitos de seus colegas Vingadores. Usar sua plataforma para endossar os Acordos transformou seus companheiros de equipe em fugitivos, uma decisão moralmente duvidosa e fria, dada a história que esses heróis compartilhavam.

4 – Comportamento bêbado em seu aniversário

Em Homem de Ferro 2 vimos o herói entrar em uma fase autodestrutiva enquanto estava doente pelo envenenamento de paládio, mas um ato particularmente irresponsável está entre as piores coisas que o Stark já fez no MCU. Enquanto estava bêbado em sua festa de aniversário, Stark decide seu traje de Homem de Ferro para entreter a multidão, atirando lasers em seus convidados como se fosse um truque de festa. A falta de controle de Stark poderia ter ferido alguém gravemente, e relembra a irresponsabilidade como herói que ele tinha no início do MCU.

3 – Recrutar um adolescente para uma guerra

Uma das piores ações de Stark no MCU passa as vezes despercebida. Durante os eventos de Guerra Civil, Stark recruta um novo herói para os Vingadores: o Homem-Aranha, o alter ego de Peter Parker. No entanto, Parker tinha apenas 15 anos na época, o que significa que o Homem de Ferro colocou um menor em perigo de vida. Isso é ainda pior porque o Homem de Ferro entende a extensão dos poderes do Homem-Aranha. Ele não tem fator de cura ou qualquer coisa para protegê-lo dos poderes potencialmente letais de outros heróis. Isso significa que o Homem de Ferro colocou voluntariamente em perigo a vida de uma criança.

2 – Construiu sua fortuna em cima de guerras

A falta de moral do Stark no início é uma parte fundamental de sua história, mas isso não melhora a natureza sombria de sua fortuna. No MCU, a riqueza de Tony Stark vem da criação de armamentos, o que significa que seus lucros vêm essencialmente do fomento à guerra. A compreensão disso é parte do início de sua jornada de herói, mas ainda há inúmeras pessoas mortas pelas armas criadas por ele, e a tecnologia e as instalações dos Vingadores foram todas construídas com os lucros resultantes destas guerras.

1 – Criou o Ultron

A pior coisa que o Homem de Ferro fez no MCU pode não ter sido intencional, mas isso não desculpa o perigo que ele criou. Tentando proteger a Terra, Stark criou o Ultron, uma IA que decidiu que o único curso de ação seria destruir a humanidade. Foi necessário a união de todos os Vingadores para acabar com o vilão, em uma guerra que dizimou com Sokovia, país natal da Feiticeira Escarlate. Esta será para sempre a pior coisa que ele já fez no Universo Cinematográfico Marvel.

O que acharam? Deixe sua opinião nos comentários e, por fim, continue acompanhando o Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV – se inscreva clicando aqui.

TUDO SOBRE O HOMEM DE FERRO

Homem de Ferro foi o primeiro filme do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Ou seja, não só do Universo Cinematográfico, o filme foi o primeiro da Marvel como um estúdio independente, conhecida hoje como Marvel Studios.

Confira a sinopse do filme:

Tony Stark é um industrial bilionário e inventor brilhante que realiza testes bélicos no exterior, mas é sequestrado por terroristas que o forçam a construir uma arma devastadora. Em vez disso, ele constrói uma armadura blindada e enfrenta seus sequestradores. Ao voltar para os EUA, Stark aprimora a armadura e a utiliza para combater o crime.

Robert Downey Jr. estrelou o filme como Homem de Ferro/Tony Stark. Além disso, Gwyneth Paltrow interpretou Pepper Potts, Terrence Howard foi Rhodes, Jon Favreau atuou como Happy Hogan, e Jeff Bridges desempenhou o papel do Monge de Ferro.

Além de estar no elenco, Jon Favreau também foi o diretor do filme, que faturou mais de 585 milhões nas bilheterias mundiais. O filme estreou nos cinemas brasileiros em 30 de abril de 2008, e atualmente está disponível no Disney+.

Estudante de Jornalismo. Aficionado pelo assunto Cultura Pop. Escrever é um prazer.
Leia também
Sair da versão mobile