Homem de Ferro (2008): 23 curiosidades!

 

Hoje, os filmes da Marvel Studios são um sucesso. Além de serem sucessos de bilheteria e crítica, os filmes da empresa dirigida por Kevin Feige revolucionou os filmes de heróis, quebrando a barreira do que é possível a se fazer com esses filmes. Mas, em meados de 2007, a produção de Homem de Ferro começava silenciosamente, sendo o primeiro filme totalmente financiado pela Marvel Studios.

 

Muitas pessoas conhecem muito pouco sobre os detalhes da produção do longa, escalação do elenco e como foi o período de gravação. E, nós do Legado da Marvel, vamos trazer 23 curiosidades que você provavelmente não sabia a respeito da produção do longa! Fique com as curiosidades logo abaixo as curiosidades, que serão divididas em páginas:

 

O roteiro não estava completamente finalizado quando as filmagens começaram, já que os realizadores estavam mais focados na história e na ação, então o diálogo era muito improvisado durante as filmagens. O diretor Jon Favreau reconheceu que isso fez com que o filme parecesse mais natural. Algumas cenas foram filmadas com duas câmeras, para capturar linhas improvisadas nas gravações. Robert Downey Jr. (Tony Stark) pedia muitas tomadas de uma cena, pois ele queria tentar algo novo em todas elas. Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), por outro lado, teve dificuldade em tentar combinar Downey com uma linha adequada, já que ela nunca sabia o que ele iria dizer.

 

O agente Phil Coulson (Clark Gregg) tinha originalmente um papel muito menor. Na verdade, o personagem inicialmente só era chamado de “Agente”, e conforme as filmagens rolavam, ficou evidente a química de Gregg com todoo elenco, então eles foram adicionando mais e mais cenas.

 

Paul Bettany (que hoje é o Visão) nunca viu o filme e não está familiarizado com o enredo. Ele disse J.A.R.V.I.S. foi o trabalho mais fácil de todos os tempos, e foi quase como um assalto, já que ele só trabalhou por duas horas, recebeu muito dinheiro e saiu de férias com sua esposa.

 

O diretor Jon Favreau queria Robert Downey, Jr. porque sentia que o passado do ator estava certo para o papel. Ele comentou certa vez: “Os melhores e piores momentos da vida de Robert têm estado nos olhos do público. Ele teve que encontrar um equilíbrio interno para superar obstáculos que foram muito além de sua carreira. Isso é Tony Stark. Robert traz uma profundidade que vai além de uma história em quadrinhos com o personagem tendo problemas no ensino médio, ou não poder pegar a menina.”. Favreau também sentiu que Downey poderia fazer de Stark “um idiota simpático”, mas também retratou uma autêntica jornada emocional, uma vez que ele conquistou o público logo de cara.

 

Para evitar os spoilers, a equipe que estava nos sets foi informada que a cena final com Tony Stark dizendo “Eu Sou o Homem de Ferro” se tratava de um sonho.

 

Foi o primeiro filme inteiramente financiado pela Marvel Studios.

 

Em uma entrevista à revista britânica Empire Magazine, Robert Downey Jr. agradeceu a Burger King por ajudá-lo a ser honesto em 2003, com um carro cheio de drogas. Ele tinha um hambúrguer que era tão nojento que o fez repensar em sua vida e jogar as drogas no oceano. Ele repete isso, com sua improvisada na sessão com a imprensa, após seu retorno do cativeiro. O Burger King também promoveu o filme com brinquedos baseados neste filme, bem como na sequência.

 

Cerca de quatrocentos e cinquenta peças separadas compõem o traje do Homem de Ferro.

 

Paul Bettany disse que não sabia em qual filme ele estava trabalhando. Ele fez o trabalho como um favor para Jon Favreau, com quem ele trabalhou, em Wimbledon: O Jogo do Amor.

 

A faixa de trilha sonora da série animada do Homem de Ferro de 1966 pode ser ouvida no filme em diversas ocasiões: no cassino, no quarto de Stark e como toque de Rhodey.

 

Quatrocentos figurantes estavam nas filmagens da conferência de imprensa de Tony Stark, mas Robert Downey, Jr. sugeriu que eles deveriam se sentar, já que isso seria mais realista e confortável.

 

Um rascunho inicial do roteiro revelava que Tony Stark seria o criador dos tentáculos do Dr. Otto Octavius, de Homem-Aranha 2. Octavius é um vilão do gibi do Homem-Aranha, mas na época, isso não foi permitido, já que somente a Sony era detentora dos direitos do filme para o Homem-Aranha.

 

Jeff Bridges disse que se sentiu muito desconfortável por não ter tido um roteiro ou ensaios, já que normalmente ele está muito preparado e sabe suas falas de letra. Mas perceber que era como se ele estivesse em um “filme estudantil de duzentos milhões de dólares” tirou a pressão dele e tornou o trabalho divertido.

 

Levou aproximadamente 17 anos para colocar o filme entrar em desenvolvimento. Originalmente, a Universal Pictures produziria o filme em abril de 1990. Mais tarde, eles venderam os direitos para a Fox. Mais tarde, a Fox vendeu os direitos para a New Line Cinema. Finalmente, a Marvel Studios decidiu lidar com sua própria criação.

 

A produção reuniu-se com cerca de trinta roteiristas diferentes, e todos eles passaram, pois a maioria deles achava que o Homem de Ferro era um personagem relativamente obscuro no universo Marvel. Eles também estavam um pouco nervosos sobre trabalhar para um estúdio inexperiente, que era mais conhecido por produzir histórias em quadrinhos. Até mesmo para reescrever o roteiro eles foram muito recusados.

 

Um rascunho inicial do roteiro trazia o Mandarim no filme, re-imaginado como um terrorista indonésio.

 

De acordo com Jon Favreau, Clive Owen e Sam Rockwell estão entre os atores que foram considerados para Tony Stark durante a pré-produção. Rockwell acabou interpretando o rival de Stark, Justin Hammer, em Homem de Ferro 2.

 

Rachel McAdams foi a primeira escolha de Jon Favreau para interpretar Pepper Potts, mas ela recusou o papel. 8 anos depois, ela esteve em Doutor Estranho.

 

Foi oferecido o papel de Tony Stark à Hugh Jackman.

 

De acordo com Jon Favreau, houve muita pressão para que o filme fosse um sucesso. Isto foi particularmente devido a Marvel usando seus personagens como garantia quando eles receberam um negócio de 525 milhões de dólares por sete anos, chamado de facilidade de dívida non-recourse, permitindo-lhes fazer filmes originais com base em suas propriedades. A Marvel queria ter controle criativo completo sobre seus personagens, construir uma biblioteca de filmes e maior potencial de lucro do que os acordos que eles assinaram com outros estúdios que detêm os direitos de filmagem de seus personagens. A Marvel também mudou seu nome para Marvel Entertainment, Incorporated, para estabelecer uma presença em Hollywood. Se o filme não tivesse sucesso, a Marvel teria perdido os direitos de propriedade intelectual de sua biblioteca.

 

Em outubro de 1999, Quentin Tarantino foi abordado para escrever e dirigir o filme. Mais tarde, Joss Whedon (diretor de Vingadores 1 & 2), um grande fã da história em quadrinhos, estava em negociações para dirigir o filme em junho de 2001. Em dezembro de 2004, Nick Cassavetes foi contratado como diretor, com o filme a ser lançado em 2006, mas nada aconteceu. Finalmente, Jon Favreau foi contratado como diretor em abril de 2006.

 

Um rascunho inicial do roteiro teve Howard Stark, pai do Homem de Ferro, como um industrial implacável que se torna o Máquina de Combate.

 

Michael Bay chamou o filme de seu filme favorito da Marvel.

 

    LEIA TAMBÉM!

 

A próxima vez que veremos o Homem de Ferro será em Vingadores 4! Confira a sinopse do filme: ”Com a culminação de 22 filmes interconectados, o quarto filme da saga dos Vingadores fará público testemunhar o ponto crítico desta jornada épica. Nossos amados heróis perceberão o quão frágil é a realidade, e também os sacrifícios que precisam ser feitos para defende-la”.

 

Vingadores 4 deve chegar aos cinemas brasileiros em 2 de maio de 2019, e os rumos que a história deve tomar após o final de Vingadores: Guerra Infinita, seguem incertos. Saiu um rumor de que o filme se passará 5 anos após os eventos de Guerra Infinita, e outras coisas, que você pode ler clicando aqui. O filme deve marcar o fim do MCU como conhecemos. Leia mais: Fã-arte INCRÍVEL mostra atriz Katherine Langford como Kate Bishop!

 

Leia TUDO SOBRE Vingadores 4!

Agora que a notícia acabou, veja um vídeo do nosso canal!

Apaixonado pela Marvel desde que assisti Homem de Ferro 2 no cinema. Desde 2010, passei a ler, assistir, jogar e discutir tudo o que envolve Marvel. O amor é tão grande que sempre quis compartilhar com outras pessoas, e aí criei o Legado da Marvel.
Leia também
Sair da versão mobile