Kang revelou por que o Doutor Estranho sabia que o Homem de Ferro precisava morrer
O vilão Kang já revelou como o Doutor Estranho sabia que o Homem de Ferro tinha que morrer na batalha contra o Thanos.
As aparições de Kang, o Conquistador no Universo Cinematográfico Marvel (MCU) lançaram uma nova luz sobre os trágicos planos do Doutor Estranho para o Homem de Ferro em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
A descoberta da viagem no tempo pelos Vingadores em Ultimato abriu as portas para o multiverso do MCU. Entrelaçando conceitos como realidades alternativas, possibilidades infinitas e destino, tudo isso nos ofereceu uma nova perspectiva sobre eventos passados e futuros do MCU.
Alguns acontecimentos no MCU parecem mais inevitáveis que outros. Por exemplo, a morte do Homem de Ferro no último Vingadores parece ser um “ponto absoluto”, um momento no tempo que não pode ser evitado de forma alguma. Afinal, o Doutor Estranho viu 14.000.604 cenários onde a morte de Tony Stark e a vitória dos Vingadores contra Thanos eram mutuamente exclusivos. Além disso, outros pontos absolutos parecem incluir o surgimento da equipe de heróis na Terra e também a criação das Joias do Infinito.
Porém, além da já baixa probabilidade de sucesso do Assalto Temporal dos Vingadores, a própria natureza do multiverso e as manipulações de destino por Kang também influenciaram na morte inevitável do Homem de Ferro. As 1° e 2°temporadas de Loki revelaram que o multiverso do MCU não é totalmente guiado pela livre vontade. O Aquele que Permanece e muitas variantes do Kang uniram forças para criar uma Linha Temporal Sagrada. Nela, todos os eventos levam ao desfecho que permitiu a existência pacífica deles.
Da mesma forma como os Vingadores se basearam em marcos anteriores da linha do tempo para recuperar as Joias do Infinito, Aquele que Permanece e a Autoridade de Variância Temporal (AVT) provavelmente dependeram de eventos inevitáveis como a morte do Homem de Ferro para proteger o equilíbrio da Linha Temporal Sagrada.
Olhemos para trás em todas vitórias e derrotas que pareciam improváveis, como o Assalto Temporal, a morte do Homem de Ferro e a vitória dos Vingadores na Batalha de Nova York. Elas não só foram permitidas a acontecerem, mas provavelmente foram até desenhadas para ocorrerem exatamente como ocorreram.
A morte inescapável do Homem de Ferro na Linha Temporal Sagrada
Tudo o que Tony Stark fez no MCU, até sua morte, estava predestinado a acontecer. Ainda que parecesse haver alternativas. Desde a experiência de quase morte que o motivou a se tornar o Homem de Ferro, até a criação de Ultron em Vingadores: Era de Ultron e a divisão dos Vingadores em Capitão América: Guerra Civil.
Por exemplo, se Tony Stark tivesse morrido no Afeganistão, parado de experimentar com inteligência artificial, ou concordado com a posição do Capitão América sobre os Acordos de Sokovia, a AVT provavelmente teria interferido para colocar o Homem de Ferro de volta ao seu caminho para o sacrifício em Ultimato.
De fato, Tony Stark sentiu que seu destino estava selado após a Batalha de Nova York. A experiência de quase morte em 2012 gravou em sua mente a ideia de que uma ameaça maior estava se aproximando.
Uma vez que soube da busca de Thanos pelas Joias do Infinito, ele sabia que o Titã Louco significava o fim de sua própria jornada. Sentia a dívida pendente que tinha que pagar por sobreviver à explosão que quase o matou.
Nesse sentido, tudo o que aconteceu após a origem do Homem de Ferro foi a segunda chance de Tony Stark, que ele finalizou ao empunhar as seis Joias do Infinito e eliminar Thanos da existência.
Isso também explica a incapacidade de Tony Stark de abandonar sua persona de Homem de Ferro. Stark prometeu a Pepper Potts que pararia de fabricar armaduras no final do seu 3º filme solo. No entanto, logo ele retornou à ação com a armadura Mark 43 em Vingadores: Era de Ultron.
Os 14 Milhões de Futuros Vistos por Doutor Estranho Nunca Foram Possíveis
Em Guerra Infinita, Doutor Estranho viu 14.000.605 futuros possíveis. No entanto, apenas um tinha os Vingadores derrotando Thanos com o mínimo de danos colaterais. Porém, esses eram apenas os cenários possíveis que o Doutor Estranho conseguiu ver enquanto ele e sua equipe se apressavam para encontrar uma maneira de deter o Titã Louco.
Se tivesse tido mais tempo, Doutor Estranho provavelmente teria visto inúmeras outras possibilidades. Possibilidades que poderiam ou não incluir resultados onde Thanos fracassasse e o Homem de Ferro sobrevivesse.
No entanto, todas essas possibilidades seriam apenas opções simbólicas devido à estrita ordem de eventos da Linha Temporal Sagrada.
O que exatamente teria acontecido se o Doutor Estranho tivesse seguido um plano diferente para derrotar o Thanos é desconhecido. Mas é possível que a AVT possa a linha do tempo a partir do momento em que a decisão alternativa fosse tomada.
Na verdade, é possível que os Vingadores tenham tentado alguns dos outros 14.000.604 cenários que o Doutor Estranho viu. Mas acaso isso tenha acont4ecido, apenas o Aquele que Permanece e os agentes da AVT saberiam a respeito.
O que acharam? Deixe sua opinião nos comentários e, por fim, continue acompanhando o Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!
Logo abaixo, assista a um vídeo do nosso canal no YouTube, a LegadoTV – se inscreva clicando aqui.
Tudo sobre Vingadores 5
Depois de marcar a história do cinema com Vingadores: Ultimato, o próximo filme dos Heróis Mais Poderosos da Terra será Vingadores: Dinastia Kang!
Na San Diego Comic Con 2022, anunciaram o longa como um dos destaques da FASE 6 do MCU, ao lado de Vingadores: Guerras Secretas! O filme tem data de estreia confirmada nos cinemas brasileiros para 30 de abril de 2026.
Jonathan Majors, obviamente, estava confirmado no filme como o vilão Kang, o Conquistador! Mas após ter tido o seu veredito como culpado em julgamento por assédio e agressão, a Marvel Studios o descartou do papel. Com isso, fica incerto se teremos a presença do vilão no filme.
No filme Dr Estranho no multiverso da loucura é mostrado outras linhas do tempo em que Thanos foi vencido e na série “E se?” O vigia mostra muitas outras realidades em que Thanos perde incluindo uma em que ele nem chega a tentar.
Se o Dr Estranho tivesse mais tempo provavelmente iria ver essas outras possibilidades de vitória.