Marvel explicou secretamente por que Hulk não foi digno de levantar o martelo do Thor
Bruce Banner pode não ter sido digno de erguer o martelo do Thor em Vingadores: Era de Ultron, mas em Guerra Infinita a Marvel explicou o motivo disso.
O mistério envolvendo a capacidade de Bruce Banner em levantar o Mjolnir, o martelo de Thor, foi uma questão levantada na Fase 2 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Contudo, foi em Vingadores: Guerra Infinita que talvez tenhamos encontrado a resposta para a incapacidade do cientista em levantar a arma mística.
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Apesar de ter sido originalmente interpretado por Edward Norton em O Incrível Hulk de 2008, nossa percepção do Hulk, ou melhor, de Banner, foi principalmente moldada pela atuação de Mark Ruffalo a partir de Os Vingadores.
Ruffalo trouxe ao personagem uma presença marcante, tornando-se um pilar moral da equipe de super-heróis e, com o tempo, aprendendo a controlar sua outra face, o Hulk. Embora Banner seja frequentemente visto como a bússola ética dos Vingadores, a segunda fase do MCU evidenciou que ele talvez não fosse tão digno quanto se pensava.
A impossibilidade de criar projetos solo para o Hulk, devido aos direitos cinematográficos pertencerem à Universal, não impediu que Banner fizesse dez aparições em produções do MCU, incluindo participação em todos os quatro filmes dos Vingadores, rápidas participações em cenas pós-créditos de Homem de Ferro 3, Capitã Marvel e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, além de marcar presença em Thor: Ragnarok e na série Mulher-Hulk: Defensora de Heróis no Disney+.
Mesmo interagindo com quase todos os outros heróis e sendo um dos mais poderosos, Banner não conseguiu erguer o Mjolnir em Vingadores: Era de Ultron. Logo nos momentos iniciais do filme, vemos os heróis derrubando mais uma fortaleza da HYDRA e obtendo o cetro de Loki.
Após a missão, eles se sentem à vontade para promover uma grande festa na Torre dos Vingadores, que termina com uma competição amigável para ver quem consegue erguer o Mjolnir. Embora Steve Rogers, o Capitão América, quase consiga mexer o martelo, nos dando um gostinho do que veríamos em Vingadores: Ultimato, Clint Barton, Tony Stark, James “Rhodey” Rhodes e Bruce Banner não conseguem, confirmando que simplesmente não são dignos.
A luta para balancear ciência e moralidade sempre foi central para Bruce Banner, e sua incapacidade de levantar o Mjolnir sugere que algo mais profundo o estava impedindo. Guerra Infinita talvez tenha nos dado a explicação perfeita, visto que o lado Hulk de sua personalidade optou por se ocultar ao invés de enfrentar Thanos, o Titã Louco.
No começo do filme, Hulk enfrenta Thanos a bordo da nave com os Asgardianos, mas é derrotado e passa o resto do filme se recusando a ajudar Banner e os Vingadores. Essa recusa pode ser a chave para entendermos por que Banner não era digno de erguer o Mjolnir.
A Recusa do Hulk em Guerra Infinita e a Indignidade
Durante Guerra Infinita, o Hulk colocou seus próprios sentimentos e ressentimentos acima do bem maior, mantendo-se à margem da batalha quando poderia ter sido de grande ajuda. Essa decisão egoísta parece ser motivada pelo sentimento de ser usado apenas por sua força pelos outros heróis, um ponto sensível já abordado em Thor: Ragnarok, onde o próprio Hulk expressa que Thor prefere Banner a ele.
Essa postura egoísta pode explicar a incapacidade de Banner em manejar o Mjolnir em Era de Ultron. Contudo, o tempo já passou desde então, e o Hulk passou por grandes mudanças que podem ter alterado seu status de dignidade.
Em Ultimato, é revelado que Bruce Banner conseguiu fundir suas personalidades humana e Hulk, dando origem ao Hulk Inteligente. Isso significou que ele possuía a inteligência e personalidade de Banner aliadas à aparência permanente e força do Hulk, mesmo que em uma versão mais humanizada e menos gigantesca.
Esse equilíbrio entre as duas facetas sugere que o Hulk estava contente com o acordo, o que poderia indicar que agora ele seria digno de empunhar o Mjolnir. Outro momento chave em Ultimato também reforça a ideia de que Bruce Banner poderia ser considerado digno de empunhar o poderoso martelo de Thor.
Após a jornada no tempo para coletar as seis Joias do Infinito, foi o Hulk Inteligente de Banner quem se arriscou para trazer de volta todas as vítimas do estalar de dedos de Thanos em Guerra Infinita.
Essa ação poderia ter custado sua vida, assim como custou a de Tony Stark, o Homem de Ferro, mais tarde na Batalha da Terra, mas ele assumiu essa responsabilidade mesmo assim. O pacto feito entre Banner e o Hulk em Ultimato e sua determinação em usar as Joias do Infinito podem sugerir que, de fato, ele se tornou alguém digno de levantar o Mjolnir.
Banner Seria Digno Após o Ultimato?
Essa atitude heroica, que poderia ter sido fatal – como de fato foi para Tony Stark –, mostra a prontidão de Banner para assumir tal responsabilidade. Essa atitude, combinada com o entendimento entre suas duas naturezas, pode sugerir que Banner, enfim, tenha se tornado digno de levantar o Mjolnir.
Portanto, embora Banner tenha enfrentado diversos desafios em sua jornada pelo MCU, cada passo tomado por ele, especialmente após os eventos de Ultimato, aponta para um crescimento pessoal que poderia justificar uma reavaliação de sua dignidade.
Será que em um futuro próximo veremos o Hulk Inteligente levantando o lendário martelo de Thor? Somente o tempo e as próximas narrativas do MCU poderão nos dizer.
O que você acha? Acha que o Hulk atual do MCU é digno? Comente com a gente logo abaixo, e fique ligado no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!
Créditos da matéria: Screen Rant.
Não. Mesmo nessa forma Hulk não é digno. O fato de ser atentado a própria vida já o torna indigno. Eu acho o mais relevante dos fatores!!
Hulk DE Bruce NAO seria Capaz De Levantar O Martelo Para Ser Digno Tem Que Ter a Consciência Limpa ou Tristeza mas hulk Tem Raiva De Fato Que Tem O Planeta Destruído por Um Ser Desconhecido Ou Já Conhecido Futuramenste Hulk Seria Um Rei No Planeta Hulk Ou Seja Perdas.
Seria a maior vergonha do UCM ter esse Hulk patético como alguém digno de erguer o Mjölnir, e estar disposto ao auto sacrifício não torna ninguém digno por si só, afinal Stark desde Vingadores 1 já havia cumprido esse feito, e nunca foi diferente. Ainda assim ele não foi “digno”.
Hulk só sofreu maiores danos ao usar as Jóias porque tentou trazer a Natasha de volta a vida, junto com as demais perdas do blip de Thanos, e isso era impossível mesmo com o poder das Jóias já que ela se sacrificou pela Jóia da Alma, sem retorno. Provavelmente foi até algo egoísta da parte dele tentar trazê-la de volta, afinal ela se sacrificou sabendo que era necessário.
Dessa maneira, se Stark sobrevive, seria digno tbm, por causa do sacrifício!