Marvel Studios é acusada de roubar o controle criativo de seus diretores

Fonte afirma ter ouvido de grande executivo da Marvel que os diretores dos projetos não são quem verdadeiramente os dirige - Entenda:

diretores sem poder

A Marvel Studios vem se metendo em muitas polêmicas nessas últimas semanas com demissões de executivos, ator sendo preso e acusado de agressão, seu universo cinematográfico se reestruturando, adiamentos, polêmicas com artistas de efeitos visuais, etc.

Uma das grandes reclamações dos fãs enquanto a qualidade geral das produções da Marvel vinham caindo, era a aparente falta de um controle criativo que garantisse que as produções saíssem como esperado e isso também envolve a direção dos filmes.

Acontece que não é de hoje que diretores abandonam seus projetos por divergências criativas do estúdio, o que é uma expresso bonita para “alguém não quis ceder suas ideias criativas para aquele projeto” e, obviamente, na maioria das vezes, a Marvel vence essa luta e o diretor sai.

Isso aconteceu recentemente com o antigo diretor de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (e que também dirigiu o primeiro filme do personagem) Scott Derrickson, assim como com o antigo diretor do novo filme do Blade, Bassam Tariq.

E durante o programa The Town, o repórter Chris Lee fez algumas observações bem polêmicas sobre como a Marvel trata os diretores de suas produções, alegando que já ouviu que Victoria Alonso, ex produtora da Marvel, afirmando que “eles (os diretores) não dirigem os filmes, é a Marvel quem os dirige”:

Na época da demissão de Victoria Alonso, eu estava falando com uma diretora extremamente conhecida que havia trabalhado em um filme da Marvel, e ela estava relatando algumas observações que Victoria havia dito a ela sobre outro cineasta, que dirigiu, digamos, foi um dos maiores filmes que a Marvel já lançaram. E Alonso estava falando sobre esse cara e ela disse: ‘Eles não dirigem os filmes. Nós dirigimos os filmes’. O que significa que os cineastas não têm controle criativo sobre a aparência dos filmes que a Marvel tem.

O repórter apontou que, embora a Marvel tenha “controle criativo descentralizado tanto que eles acham que são uma fábrica de sucesso”, ele acrescentou que “não está funcionando tão bem quanto costumava” funcionar antes:

Eu fui parado em minhas trilhas finalmente ouvindo isso, porque eu tinha ouvido um boato sobre isso por muito tempo… Eu gostaria de poder dizer quem disse isso e o diretor de quem ele estava falando, mas eu pensei que era muito, muito indicativo da perspectiva da Marvel, é que eles descentralizam tanto o controle criativo que pensam que são uma fábrica de sucesso, e funcionou por tanto tempo mas não está funcionando tão bem quanto costumava, dado o número de filmes que precisam empregar o mesmo pequeno grupo de trabalhadores em Hollywood.

É bem possível que jamais haja algum posicionamento oficial da Marvel em relação a essas acusações, mas é algo que ja imaginávamos dado o histórico de diretores abandonando seus projetos, reclamando de controle criativo e das muitas contratações de diretores menores e pouco experientes.

O que você acha disso tudo? Comenta aí embaixo e fique ligado aqui no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

O Legado entrevistou o lendário ator Laurence Fishburne!

É com muito orgulho que nós do Legado da Marvel compartilhamos a nossa primeira entrevista de 2023, que foi simplesmente com o icônico Laurence Fishburne! Sim, entrevistamos o Morpheus da trilogia Matrix e tantos outros clássicos!

O ator, que já deu voz ao Surfista Prateado no filme do Quarteto Fantástico de 2007, retorna ao universo Marvel graças à animação Garota da Lua e o Dinossauro Demônio!

Onde Laurence atua como produtor executivo e também faz a voz de um dos personagens, o poderoso Beyonder! Além dele, a entrevista conta também com Steve Loter, renomado produtor e animador que já comandou animações como “Kim Possible” e “Pinguins de Madagascar”.

Assista a entrevista logo abaixo e já marque no calendário: a animação chega ao Disney+ brasileiro no dia 15 de março!

MAIS SOBRE A MARVEL

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania foi o último lançamento da Marvel Studios, filme que iniciou a Fase 5 do MCU e um dos mais importantes da Saga do Multiverso! Afinal, o filme conta com Jonathan Majors que retorna como uma nova variante do Kang: O Conquistador, após Loki e antes de Vingadores 5!

Além de Jonathan e a dupla titular interpretada por Paul Rudd e Evangeline Lilly, Michael Douglas (Hank Pym), Michelle Pfeiffer (Janet Van Dyne) e Kathryn Newton (a nova Cassie Lang) estão confirmados no elenco. Peyton Reed está novamente confirmado na direção! O filme já está em exibição nos cinemas! Bom ou ruim? Confira a nossa crítica, sem spoilers, CLICANDO AQUI!

Redator dos Legados da Marvel e DC. Fã de cultura pop e obcecado por assuntos como heróis, Harry Potter e The Last Of Us e com uma seção reservada para o Doutor Estranho no coração de fã.
Leia também
Sair da versão mobile