Para a Disney, sucesso de Avatar é melhor do que de Vingadores: Ultimato

Durou pouco menos de dois anos o reinado de Vingadores: Ultimato como a maior bilheteria da história. Graças a um relançamento de Avatar na China, a ficção científica de James Cameron conseguiu ultrapassar a arrecadação do quarto longa dos Heróis Mais Poderosos da Terra. Com isso, Avatar tornou-se o primeiro filme a bater a marca dos US$ 2,8 bilhões. 

Previsivelmente, os fãs da Marvel reagiram com frustração nas redes sociais. No entanto, para a Disney essa foi uma ótima notícia, por dois motivos. Em primeiro lugar, Avatar é agora uma propriedade da Casa do Mickey, uma vez que seu estúdio original, a 20th Century Fox, agora pertence à Disney. Além disso, o recente sucesso de Avatar na China tranquilizou os executivos do estúdio por provar que o filme de Cameron ainda é “popular” mais de 11 anos após seu lançamento.

E isso é estratégico para a Disney, que deve lançar em dezembro de 2022 a tão aguardada continuação de Avatar – que, sem o primeiro filme para lembrar o público, seria um blockbuster particularmente difícil de se vender.

 

Marvel Studios após 2 anos segurando o título de campeã

 

Afinal, Avatar não tornou-se uma franquia aos moldes tradicionais de Hollywood. O longa não ganhou spin-offs na televisão nem séries animadas para crianças, e sua continuação só sairá 13 anos depois do original. Ou seja, não houve basicamente nada para lembrar o público de Avatar e do por que eles gostaram tanto do longa em primeiro lugar. 

Por outro lado, depois do sucesso avassalador do épico de Cameron em 2009, o público viu diversas franquias chegarem e se estabelecerem nas salas, com filmes novos praticamente todo ano: o bem sucedido Universo Cinematográfico da Marvel, o polêmico DCEU, os carros de Velozes & Furiosos, os retornos de Star Wars e Jurassic Park (agora sob o nome Jurassic World), os remakes de animações Disney e por aí vai.

Assim, enquanto as audiências mundiais devoravam todo esse cardápio de blockbusters, Avatar acabou ficando… esquecido. Claro, sem absolutamente nada para lembrar o público do motivo pelo qual assistiram e gostaram do longa, o primeiro filme acabou sendo deixado de lado. As únicas referências ao filme eram sobre a sua (então) inalcançável bilheteria.

Entretanto, para a Disney é crucial que a marca Avatar se torne popular novamente. Como dito antes, sua continuação será lançada em 21 meses, e como a distribuição será da Disney, é claro que os executivos do estúdio precisam que Avatar 2 tenha uma bilheteria no mínimo similar à de um dos Vingadores.

 

O público precisa relembrar de Avatar, pois teremos mais 5 filmes a caminho!

 

Por isso, sem nenhuma série derivada no streaming para relembrar o público, a única chance seria relançar Avatar novamente nos cinemas. Sim, é surpreendente que o relançamento tenha ocorrido ainda faltando tanto tempo para a continuação, porém é possível que a Disney estivesse apenas testando com o mercado chinês para verificar se colocar Avatar novamente nos cinemas seria viável.

Você pode apostar que, quando estiver faltando pouco tempo para a estreia da continuação, o estúdio relançará o primeiro em outros países – o que, claro, distanciará ainda mais seus números dos de Ultimato. Com três objetivos: primeiro, introduzir ao universo criado por Cameron uma nova geração de crianças e jovens que eram muito novos em 2009; segundo, relembrar o público que assistiu mas se esqueceu do primeiro filme do por que eles haviam gostado de Avatar antes; e terceiro, servir de aperitivo enquanto a continuação não chega. 

 

Uma coisa é certa: dificilmente um filme baterá o Ultimato e Avatar!

 

Mas não precisa ficar triste por Ultimato. Afinal, o quarto longa dos Vingadores arrecadou rios de dinheiro ao redor do mundo, deu um lucro colossal para a Disney e, portanto, cumpriu sua missão com louvor. 

No entanto, isso já ficou no passado, e agora a Disney precisa olhar para o futuro. Com Cameron preparando mais longas da franquia, é estratégico para o estúdio que o público se lembre de Avatar. A julgar pelos ótimos números na China, parece que a audiência deseja uma nova viagem à Pandora.

Siga de olho no Legado da Marvel para mais informações de bilheteria e a saga dos Vingadores contra os Na’vi.

 

       LEIA TAMBÉM!

 

Vingadores: Ultimato é o vigésimo-segundo filme da Marvel Studios, lançado em abril de 2019. Conquistou o recorde de maior bilheteria da história do cinema em 2019, até perder o posto novamente para Avatar em 2021. Recordes à parte, o filme encerrou A Saga do Infinito, e se consagrou como o fim de uma era: a primeira geração do MCU que fora iniciada com o primeiro Homem de Ferro (2008).

O filme contou mais um vez com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely e direção de Joe e Anthony Russo. Em meio a um elenco épico, ficou marcada a última vez em que vimos em tela os Seis Vingadores originais: Robert Downey Jr; Scarlett Johansson, Mark RuffaloChris Hemsworth, Jeremy Renner e Chris Evans. Atualmente, o filme está disponível aqui no Brasil pelo Disney+!

Leia TUDO SOBRE Vingadores: Ultimato!

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Sair da versão mobile