Robert Downey Jr.: 9 Filmes além da Marvel que você precisa assistir

No último sábado, tivemos o aniversário de Robert Downey Jr. O nosso eterno Tony Stark completou 55 anos de idade, sendo que desde os 5 ele já estava atuando!...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Elvis de Sá
Publicado em 9/4/2020 - 20h21


Publicidade
LEIA TAMBÉM




No último sábado, tivemos o aniversário de Robert Downey Jr. O nosso eterno Tony Stark completou 55 anos de idade, sendo que desde os 5 ele já estava atuando! Ele fez parte do elenco do filme Pound, em 1970, o qual foi dirigido pelo seu pai: Robert Downey Sr.

Após isso, Downey seguiu trabalhando e acumula muitos projetos até hoje. Obviamente, sabemos bem de todos os problemas que o ator enfrentou nos anos 90 e no começo dos anos 2000. Mas uma vida inteira não se resume aos seus erros, e ele hoje está mais do que por cima e superado disso tudo.

Publicidade

Boa parte de seu retorno ao estrelato, e alavancada ainda maior na fama, se deve ao seu papel quase que divinamente escolhido de Tony Stark em Homem de Ferro, lá em 2008. Desde então, ele focou principalmente em trabalhar no extenso planejamento do MCU.

Participando de incríveis 10 filmes, até chegar à sua épica despedida em Vingadores: Ultimato. O pai do MCU teve uma despedida à altura, e entregando uma ótima atuação. Entretanto, e agora que essa fase passou? Ainda sente saudade de Tony?

Publicidade

[quads id=2]

Se você o admira profundamente, não lamente por ele não estar mais na Marvel Studios. Afinal, sua filmografia possui inúmeros outros filmes indispensáveis para quem caiu nas graças do carisma que ele tem. Caso você nunca tenha visto nenhum, ou poucos, essa é pra você.

Publicidade

Já que o Legado da Marvel separou essa lista especial com 9 filmes de nossa recomendação para você conhecer mais a carreira e versatilidade de RDJ. Sem mais delongas, bora pra lista!

[quads id=2]

Publicidade

9. Mulher Nota 1000 (1985)

Eis um dos grandes clássicos dos anos 80! Dirigido pelo icônico John Hughes, essa comédia é uma ótima oportunidade de dar uma olhada no jovem Robert Downey Jr; com apenas 20 anos!

Publicidade

Além disso, é uma ótima recomendação aos fãs da Marvel já que as comédias oitentistas de Hughes foram grandes influências para Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Que né… também teve a presença de Robert!

[quads id=2]

Publicidade

8. Chaplin (1992)

Chaplin é simplesmente OBRIGATÓRIO, tanto para os fãs do ator quanto do cinema em geral. Robert traz aqui uma atuação impecável e totalmente digna do único Charlie Chaplin. Trata-se de uma longa jornada por toda a vida, dos bons aos maus momentos, na vida de um dos maiores gênios que o cinema já teve.

Publicidade

O filme rendeu a Downey a sua primeira de duas indicações ao Oscar! Pessoalmente, foi um dos filmes que nem pensei duas vezes antes de comprar o DVD, no auge da explosão do primeiro Homem de Ferro. Assim como a realização do quão genial e atemporal Chaplin é.

[quads id=2]

Publicidade

7. Assassinos por Natureza  (1994)

Esse aqui é um filme que você dificilmente encontrará nas listas recomendadas dos filmes de Downey, e é uma tristeza! Afinal, é um dos filmes mais inusitados na carreira do ator, e uma experiência insana por si só. O filme tem história de ninguém mais ninguém menos que Quentin Tarantino, embora dirigido por Oliver Stone.

Publicidade

É uma doideira pura, com Woody Harrelson e Juliette Lewis dando vida ao casal de psicopatas que carrega o filme. Downey aparece como um repórter sensacionalista e freneticamente insano que faz todo um trabalho jornalístico em cima dos assassinos. É definitivamente um Downey que você dificilmente verá em outro lugar.

[quads id=2]

Publicidade

6. Beijos e Tiros (2005)

Um dos principais filmes na retomada de Downey na metade dos anos 2000, foi Beijos e Tiros! Essa comédia de ação traz uma química hilária entre Downey e Val Kilmer. Assim como foi o filme que juntou a dupla Downey e Shane Black!

Publicidade

Anos depois, Downey traria Shane Black para a Marvel para assumir a vaga de direção em Homem de Ferro 3. O resto é história, e muito se deve a Beijos e Tiros!

[quads id=2]

Publicidade

5. O Homem Duplo (2006)

Pouco antes de mudar o gênero dos super-heróis com o primeiro Homem de Ferro, eis que Downey participou de um filme esquisitíssimo no melhor sentido. O Homem Duplo é baseado em um livro do ilustre Philip K. Dick, autor do livro que originou Blade Runner, por exemplo.

Publicidade

O que já é o suficiente para tu entender essa intensa viagem alucinógena. O filme foi feito usando a técnica da rotoscopia, que mistura animação em cima de cenas gravadas com pessoas de verdade. Além de Downey, o filme é também estrelado por Keanu Reeves.

Portanto, é uma dica também para os fãs recém-chegados que querem conhecer mais da carreira de Keanu além de John Wick! O longa foi dirigido por Richard Linklater, diretor de Boyhood e a trilogia do Amanhecer.

Publicidade

[quads id=2]

4. O Solista (2009)

Publicidade

Aqui, vemos Downey interpretando um jornalista que descobre em um sem teto que é simplesmente um gênio da música. Esse gênio é interpretado por ninguém menos que o magnífico Jamie Foxx.

[quads id=2]

Publicidade

3. Um Parto de Viagem (2010)

Um pouco antes de Robert Downey Jr. ficar de vez eternizado em Os Vingadores. E muito antes de Todd Phillips se fingir um diretor sério em Coringa, tivemos Um Parto de Viagem! Não finja que esqueceu ou que nunca viu esse besteirol memorável.

Publicidade

Além de ter ido no hype do épico Se Beber Não Case, tivemos aqui mais uma conquista na escalada de sucesso de Zach Galifianakis. Alguns momentos inesquecíveis: Downey bebendo as cinzas do pai do amigo e uma viagem de drogas ao som de Pink Floyd.

O filme marcou também a reunião de Downey com alguns nomes de seu passado, como Jamie Foxx, Michelle Monaghan (Beijos e Tiros) e Juliette Lewis (Assassinos por Natureza). Por fim, o longa termina com uma cena de Two and a Half Men, provando o quanto as coisas mudaram no humor – e no mundo – nesses 10 anos.

Publicidade

[quads id=2]

2. Zodíaco (2007)

Publicidade

Zodíaco é simplesmente obrigatório para você assistir por inúmeros motivos. Dirigido pelo rei cult David Fincher, é um dos melhores filmes sobre serial-killers já feitos. Mostrando toda a longa, tensa e sinistra investigação pelo assassino do Zodíaco. Tudo baseado em eventos reais.

Além de ser um filme de um diretor de peso como Fincher, ele traz ótimas atuações de outras caras conhecidas do MCU. Trata-se de Mark Ruffalo e Jake Gyllenhaal! Inclusive, esse encontro de Ruffalo e Downey foi bem antes do primeiro Vingadores!  O filme está disponível na Netflix!!!

Publicidade

[quads id=2]

1. Trovão Tropical (2008)

Publicidade

Um ano depois de Zodíaco, veio o verdadeiro ano da virada para Downey. Em 2008, obviamente, foi a estreia dele no MCU (a estreia do próprio universo) como Tony Stark. E pouco tempo depois, ele brilhou também em um papel completamente diferente.

Trovão Tropical traz o que deve ser a melhor atuação da vida de Downey. Mesmo que envolta de um humor polêmico, Downey arrebenta como um ator branco que decide se transformar para interpretar um personagem negro.

Publicidade

[quads id=2]

Kirk Lazarus é um papel icônico e rendeu a Downey sua segunda indicação ao Oscar! Indicado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, ele perdeu para o histórico Coringa de Heath Ledger, que de fato era imbatível e totalmente merecedor!

Publicidade

De qualquer forma, Trovão Tropical é um marco na carreira de Ben Stiller como diretor, e também como ator. O elenco recheado de estrelas da comédia transforma o filme no verdadeiro Vingadores: Ultimato de seu gênero e época. Além de contar com o melhor papel de Tom Cruise nesse século!!!!

Enfim, já havia assistido a todos os filmes da lista? Vai correndo agora para assistir algum? Comente logo abaixo e compartilhe a lista com todos seus amigos!

Publicidade

[quads id=2]

 

Publicidade
        LEIA TAMBÉM!

 

Vingadores: Ultimato é o vigésimo-segundo filme da Marvel Studios, e a grande despedida de Robert Downey Jr. do MCU! Tendo se tornado a maior bilheteria da história do cinema, após meses de apreensão se o filme conseguiria ou não ultrapassar o antigo campeão, Avatar. Recordes à parte, o filme encerrou A Saga do Infinito, e se consagrou como o fim de uma era: a primeira geração do MCU que fora iniciada com o primeiro Homem de Ferro (2008).

Publicidade

O filme contou mais um vez com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely e direção de Joe e Anthony Russo. Em meio a um elenco épico, ficou marcada a última vez em que vimos em tela os Seis Vingadores originais: Robert Downey Jr; Scarlett Johansson, Mark RuffaloChris Hemsworth, Jeremy Renner e Chris Evans. Atualmente, o filme está disponível aqui no Brasil pela Amazon Prime Video!

Leia TUDO SOBRE Vingadores: Ultimato!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Sair da versão mobile