Ultimato vs clássicos do cinema: qual a REAL posição de Vingadores entre os maiores filmes da história?

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No último fim de semana, a Disney declarou aos quatro ventos que Vingadores: Ultimato havia alcançado US$ 2.19 bilhão em tempo recorde, ultrapassado Titanic e se tornado a segunda maior bilheteria mundial da história. Todos os sites de entretenimento (incluindo nós aqui do seu Legado da Marvel) anunciaram o espetacular feito dos Heróis Mais Poderosos da Terra. Entretanto… será que isso é verdade? Será que Ultimato realmente deixou Titanic para trás? Bem, sim e não.

Um excelente artigo publicado esta semana pelo analista do mercado cinematográfico Tom Brueggemann no site IndieWire trouxe questionamentos à todo o furor da mídia em anunciar que Ultimato havia se tornado o segundo maior filme da história. E o motivo do questionamento era simples: é difícil comparar as bilheterias dos filmes atuais com a daqueles lançados a tantos anos.

Em primeiro lugar, há a questão da inflação. Dez dólares em 2019 simplesmente não valem a mesma coisa que dez dólares nos anos 1970 quando George Lucas e Steven Spielberg dominavam os blockbusters, ou mesmo que em 1998, quando Titanic arrastava multidões aos cinemas. Além disso, quando o épico romântico estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet chegou às salas, não existia 3D como hoje, o IMAX era bem menos popular e o preço médio do ingresso de cinema nos EUA era de US$ 4,59 – o que significa que o longa precisou vender bem mais ingressos do que Ultimato para chegar onde chegou.

Ou seja, uma comparação justa entre filmes de diferentes eras só é válida quando os valores estão ajustados pela inflação.

Um dos recordes de Ultimato que Brueggemann não questiona é o da espantosa velocidade com que o longa atingiu seus valores. Segundo o analista, até onde dados confiáveis podem ser reunidos, nenhum filme jamais fez tanto dinheiro em tão pouco tempo. Claro, isso se deu ao fato de Ultimato ter chegado com força total a bilhões de pessoas em praticamente todos os países. Até a segunda-feira dia 29/04 (data de sua estreia na Rússia, o último mercado a receber o longa), a quarta aventura dos Heróis Mais Poderosos da Terra já estava em exibição em todos os cinemas do planeta. E, embora para o público de hoje em dia possa parecer normal um filme abrir simultaneamente em tantos locais, na realidade nem sempre foi assim.

Até pouco tempo atrás, era normal que os filmes levassem meses e às vezes até anos para chegar a outros territórios. No século passado, o mundo não era tão globalizado quanto é hoje e a internet era um sonho distante, portanto os longas não precisavam realizar grandes lançamentos internacionais como o dos Vingadores. Um exemplo é …E o Vento Levou, um dos maiores sucessos da história de Hollywood, que foi lançado originalmente em 1939 nos EUA, mas, por causa da Segunda Guerra Mundial, levou anos para chegar a outros países.

Mesmo nos Estados Unidos era normal que os filmes não estreassem no país todo mas sim chegassem primeiro aos cinemas das grandes cidades (principalmente em Nova York e Los Angeles) e só depois se expandissem para o restante do país. Em 1975, para promover o lançamento de Fuga Audaciosa (um filme de ação estrelado por Charles Bronson), seu estúdio, a Columbia Pictures, resolveu testar uma estratégia de lançamento diferente, que hoje nos soa muito familiar: fazer uma estreia em 1300 cinemas ao redor do país, apoiada por uma grande campanha de marketing. A tática deu certo e, cerca de um mês depois, a Universal decidiu copiá-la para seu grande lançamento daquele ano, um longa no qual os executivos acreditavam que seria um imenso sucesso de bilheteria: Tubarão. Auxiliado por uma imensa campanha que envolveu diversos anúncios na televisão, o clássico dirigido por Steven Spielberg se tornou o primeiro blockbuster da era moderna do cinema.

Entretanto, se grandes lançamentos passaram a ser mais comuns nos Estados Unidos, mundialmente a situação era diferente: lançamentos globais como o de Ultimato eram uma impossibilidade, e os filmes levavam um bom tempo para chegar às pessoas que não falavam inglês. O Exorcista, por exemplo, foi lançado nos EUA em dezembro de 1973 mas só chegou ao Brasil em outubro de 1974. Tubarão abriu em seu país de origem em junho de 1975, mas só aportou nos cinemas brasileiros um ano e meio depois. Já o Star Wars original, então conhecido por aqui como Guerra nas Estrelas, chegou aos cinemas americanos em 25 de maio de 1977 e aos brasileiros em janeiro de 1978.

Por outro lado, naquela época o mundo não era tão globalizado e os estúdios faziam a maior parte da bilheteria de seus filmes nos cinemas americanos – hoje em dia é o contrário. Até 1982, Star Wars havia faturado US$ 323 milhões nos EUA e US$ 207 milhões internacionalmente, totalizando uma bilheteria global de US$ 530 milhões. Ou seja, 61% de seu total até então veio dos EUA e 39% vieram de fora. Compare isso com a proporção da bilheteria de Ultimato até agora, na qual apenas 28% de seu total vieram dos EUA, com os 72% restantes vindo das bilheterias internacionais.

Apenas a partir dos anos 1990 as bilheterias internacionais foram ganhando destaque entre os estúdios. A chegada da internet, a ascensão da classe média em uma série de países onde até então a maioria da população vivia em pobreza (em especial em lugares como Brasil, Rússia, Índia e China) e a construção de novos shoppings com cinemas mostrou para os executivos de Hollywood que fora dos EUA havia um público faminto por consumir aventuras repletas de efeitos especiais estreladas pelos astros mais famosos do cinema americano.

Hoje em dia, pode-se dizer que vivemos em uma “aldeia global”, para utilizar a expressão cunhada pelo teórico de mídia canadense Marshall McLuhan. Com a internet, vivemos em um mundo totalmente conectado. Com isso, hoje para os estúdios é possível fazer lançamentos em praticamente todo o globo, para que bilhões de pessoas ao redor do mundo possam assistir nas primeiras semanas um filme muito aguardado.

Some isso com o fato de que os Vingadores são a franquia cinematográfica (e talvez do entretenimento de um modo geral) mais popular no mundo, e você tem a bilheteria do filme alcançada numa velocidade espantosa. Ultimato passou da marca do US$ 1 bilhão apenas em seu fim de semana de estreia e dos US$ 2 bilhões em 11 dias, tornando-se efetivamente o filme de faturamento mais rápido da história. Talvez ele seja a culminação de décadas da globalização do cinema hollywoodiano que acabamos de discutir.

Mas e se fizermos a comparação ajustada pela inflação da bilheteria do filme com as de outros sucessos do passado? Bem, segundo os dados utilizados por Brueggemann em sua análise, Ultimato é atualmente o 7º maior filme da história globalmente, e não o segundo, como a Disney nos levou a acreditar. E ele ainda pode subir ainda mais nesse ranking.

Entre os filmes que Ultimato já ultrapassou definitivamente, estão Tubarão, Star Wars: O Despertar da Força, Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros e Os Dez Mandamentos (a versão de 1956 estrelada por Charlton Heston). Por não terem tido um lançamento global na mesma escala de Ultimato, tais longas levaram muito mais tempo (anos no caso de Tubarão e Os Dez Mandamentos) do que os Heróis Mais Poderosos da Terra para atingir suas bilheterias.

Uma vez que Ultimato ultrapassar a marca dos US$ 2.3 bilhões, ele deixará para trás outro clássico de Spielberg, E.T.: O Extraterrestre, e subirá para a sexta posição. A seguir, a próxima missão dos Vingadores será passar dos US$ 2.5 bilhões e ultrapassar o musical de 1965 A Noviça Rebelde. Depois disso, o caminho do longa passa a ser mais complicado. Como discuti nos últimos textos, a partir da próxima semana Ultimato começa a brigar com novos blockbusters, em especial Pokémon: Detetive Pikachu, o que pode impedi-lo de atingir números (ainda) mais altos. Mesmo assim, caso ele ultrapasse os US$ 2.7 bilhões, ele não só ficará bem próximo do total não ajustado de Avatar como também deixará para trás o Star Wars de 1977, transformando-se a quarta maior bilheteria global ajustada da história.

Para atingir o top 3, Ultimato vai precisar ter bastante sorte. Os três maiores filmes globais em valores ajustados são Avatar (US$ 3.2 bilhões), …E o Vento Levou (US$ 3.5 bilhões) e Titanic (US$ 3.8 bilhões). Para alcançar Avatar, o longa vai precisar simplesmente adicionar mais US$ 1 bilhão à sua bilheteria atual, o que é possível, porém bastante improvável, considerando a concorrência com Detetive Pikachu, Aladdin e Godzilla II: Rei dos Monstros.

Enfim, é bem possível que Ultimato se torne o filme de maior faturamento da história, superando Avatar. Ele só não se tornará o filme que mais vendeu ingressos mundialmente de todos os tempos – tais marcas ainda pertencerão a … E o Vento Levou e Titanic.

Entretanto, só o fato de estarmos mencionando Ultimato em meio a clássicos que arrastaram multidões em suas épocas já dá uma dimensão do tamanho do sucesso sem precedentes atingido por essa última aventura dos Vingadores. Desde já o filme já marcou época e entrou para a história do cinema.

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
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