A importância da representatividade e inclusão na Marvel

A representatividade sempre esteve presente na Marvel pois, desde sua fundação, essa era uma das principais ideias e objetivos do Stan Lee. Ele queria que o público se enxergasse...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Junior Morais
Publicado em 13/10/2021 - 07h10


Publicidade
LEIA TAMBÉM




A representatividade sempre esteve presente na Marvel pois, desde sua fundação, essa era uma das principais ideias e objetivos do Stan Lee. Ele queria que o público se enxergasse nos heróis que lá estavam sendo apresentados, queria que cada um se identificasse com eles e com suas causas, suas ideias, suas origens, etc, e a identificação é um fator importante em qualquer história da ficção. Não só na Marvel, mas também em outros filmes, séries, quadrinhos, TV, em propagandas publicitárias, etc.

Eu sou um homem branco, talvez não seja o melhor tipo de pessoa para escrever esse artigo, mas eu me coloco no lugar de milhões de outras pessoas (além de me identificar com a representatividade LGBTQIA+). Na Marvel, Pantera Negra é um exemplo perfeito.

Publicidade

O filme foi um fator motivacional enorme para crianças, adolescentes e até adultos, que nunca antes haviam se sentido tão bem representados nas telonas nos filmes de herói, com um filme com o elenco majoritariamente negro, com um nível de produção e história absurdos, com um homem negro sendo rei de uma nação super avançada no coração da África.

É gratificante, até para uma pessoa branca, ver vídeos e relatos de pessoas que foram assistir Pantera Negra nos cinemas e se identificaram, se viram nas telas, se sentiram representadas. Isso trouxe felicidade para essas pessoas, um reconhecimento, uma satisfação… O mesmo com as mulheres com filmes de super heroínas, como Capitã Marvel e Mulher Maravilha.

Publicidade

Eternos, o grupo mais diversificado do MCU, até o momento.

Nós, homens brancos, crescemos vendo outros como nós sendo heróis, mocinhos, riquinhos, etc, na TV e no cinema. Já é algo comum, estamos acostumados. Mas devemos nos colocar no lugar de outros que há muito vem sendo esquecidos, injustamente, nessas produções.

Publicidade

Não falo só de pessoas negras, mas também de pessoas homossexuais, de outra etnia, pessoas gordas, magras, trans, bissexuais, pansexuais, surdas, deficientes físicos, cegas, não-binárias, etc. Toda e qualquer minoria tem direito de se sentir representadas. Somos todos pessoas. E justamente pela falta disso, alguns personagens, quando adaptados, sofrem mudança de etnia, sexo, etc, para torná-los mais diversificados.

Publicidade

Alguns personagens que tiveram mudança de sexo e/ou etnia.

A Marvel, nessa próxima fase, vem forte com a representatividade, com heróis cegos (Demolidor), surdos (Makkari, em Eternos, Echo, em Gavião Arqueiro), homossexuais (Billy, WandaVision, Phastos, Eternos), bissexuais (Tommy, WandaVision), de outras nacionalidades e etnias (Kamala Khan, Ms. Marvel, Shang-Chi), etc. O “efeito Pantera Negra“, com pessoas se sentindo representadas, se repetirá, em grandes escalas e com uma inclusão diversificada.

Com a diversificação em Eternos, podemos também esperar uma grande diversificação em outra equipe famosa da Marvel, os X-men, que com certeza terá um grupo abrangente e diversificado em grandes escalas, afinal, esse já é, naturalmente, um fator importante e enraizado na história da equipe desde o início, e com certeza não será diferente no MCU.

Publicidade

A representatividade e inclusão de todos é importante, em TUDO nas nossas vidas. Fico feliz que a Marvel está cada vez mais se tornando diversificada, em várias mídias como filmes, series e quadrinhos. Todos merecem se sentir representados. Abra sua mente, afinal, se ela está fechada é porque esse fator não te afetará, então, ao menos, tenha empatia e respeito, ao invés de olhar apenas para si próprio. É assim que é viver em uma sociedade saudável, meu bem.

Fique ligado aqui no Legado da Marvel para não perder nada!

Publicidade

Maior que Vingadores! Duração de Eternos é confirmada pela Marvel

Eternos é alegadamente um dos filmes mais ambiciosos da história do Universo Cinematográfico da Marvel. E a estria do filme está cada vez mais próxima.

Em menos de um mês, no dia 4 de novembro, Eternos chega aos cinemas brasileiros, uma estreia que finalmente acontece após diversos adiamentos por conta da pandemia. Mas os fãs serão recompensados após tanta espera.

Publicidade

Eternos irá acompanhar os heróis originais do Universo Marvel, que chegaram na Terra há mais de 7.000 anos, com a missão de proteger a humanidade de qualquer ameaça que envolva os Deviantes, raça predatória que ameaça a vida na Terra.

Apresentando mais de dez novos personagens em uma trama que se passa 60% nos dias atuais e 40% em diferentes épocas do passado, fãs já se questionavam sobre qual seria o tempo de duração de Eternos.

Publicidade

Hoje começou a venda de ingressos para o filme nos Estados Unidos, e o principal site de vendas online do país, o Fandango, realizou uma entrevista exclusiva com diretora de Eternos, a vencedora do Oscar Chloé Zhao.

Em entrevista para o site, Chloé Zhao confirmou que a duração de Eternos é de 2 horas e 37 minutos, acima de filmes como Vingadores: Guerra Infinita. Em toda história do Universo Marvel, o filme fica atrás apenas de Vingadores: Ultimato, que possui 3h de duração.

Publicidade

O que acharam? Continue acompanhando o Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

 

Publicidade
        LEIA TAMBÉM!

 

Confira a sinopse do filme: “Eternos apresenta uma nova e empolgante equipe de super-heróis no MCU, antigos alienígenas que vivem em segredo na Terra há milhares de anos. Após os eventos de Vingadores: Ultimato, uma tragédia inesperada os força a sair das sombras para se reunirem contra o inimigo mais antigo da humanidade, os Deviantes.”

Publicidade

No elenco temos nomes como Richard Madden como Ikaris, Angelina Jolie como Thena, Salma Hayek como Ajak, Kit Harington como Cavaleiro Negro, Gemma Chan como Sersi, Kumail Nanjiani como Kingo, Lauren Ridloff como Makkari, Brian Tyree Henry como Phastos, Lia McHugh como Sprite, Barry Kheogan como Druig, e Don Lee como Gilgamesh.

Eternos será dirigido por Chloe Zhao, com roteiro dos irmãos Matthew e Ryan Firpo. O filme tem estreia marcada para 4 de novembro de 2021.

Publicidade

Leia TUDO SOBRE Eternos!




Sair da versão mobile