Após 2 semanas, Thunderbolts* ainda não chegou a 300 milhões nas bilheterias

Após 2 semanas em cartaz, Thunderbolts* chegou a um total de 272 milhões nas bilheterias do mundo todo - não faturando nem 300 milhões ainda.

Após 2 semanas, Thunderbolts* ainda não chegou a 300 milhões nas bilheterias

Thunderbolts* (ou Os Novos Vingadores) teve sustentação decente em sua segunda semana nas bilheterias. Mas seu total acumulado ainda não inspira confiança.

Nos EUA, o filme da Marvel arrecadou US$ 33,1 milhões entre sexta e domingo. O longa sofreu uma queda de 55% em comparação com a estreia, o que não é tão ruim para os padrões dos filmes de maio do MCU. Como comparação, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura caiu 67% em sua segunda semana após recepção (no mínimo) controversa dos fãs.

Na bilheteria internacional, Thunderbolts* acrescentou mais US$ 34 milhões. Sua queda em relação à estreia (e excluindo a sempre muito volátil China) foi de 44%. Segundo o Deadline, isso é uma sustentação melhor que as de Guardiões da Galáxia Vol. 2 (-52%), Capitão América: Admirável Mundo Novo (-54%) and Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (-54%).

Seus cinco maiores mercados fora dos EUA/Canadá são: Reino Unido (US$ 15,5 milhões), China (US$ 14 milhões), México (US$ 11,2 milhões), França (US$ 7,2 milhões) e, por fim, Austrália (US$ 6,4 milhões).

Ou seja: é um sinal de que o bom boca a boca está funcionando e a recepção relativamente positiva dos fãs está começando a refletir na bilheteria. Certo?

Acumulado ainda não é bom

Acumulado ainda não é bom

Ao todo, Thunderbolts* tem US$ 128,5 milhões na bilheteria americana e US$ 143,7 milhões na internacional. Isso resulta em US$ 272 milhões em bilheteria global.

Como comparação, Admirável Mundo Novo tinha US$ 289 milhões globalmente ao final de sua segunda semana (sendo US$ 141 milhões nos EUA e US$ 148 milhões fora). A diferença é que o quarto Capitão América tinha partido de uma abertura maior e sofrido uma queda mais grave na segunda semana.

Admirável Mundo Novo vem chegando ao final de sua carreira nos cinemas com US$ 415 milhões. Um total insuficiente dado seu orçamento (oficial) de US$ 180 milhões.

Segundo a Disney, Thunderbolts* também custou US$ 180 milhões para ser feito (isso se mais para a frente não vazar na imprensa que o preço de ambos os longas foi muito maior).

Assim, ele precisa de uma bilheteria global de, no mínimo, US$ 450 a US$ 500 milhões. Um total superior ao de Admirável e os (comprometidos até certo ponto pela pandemia) Eternos (US$ 402 milhões) e Shang-Chi (US$ 432 milhões).

Será que vai conseguir? Os Novos Vingadores ainda tem uma semana “de sossego” antes da chegada de dois fortes blockbusters nas salas: Missão: Impossível – O Acerto Final e seu colega de Disney Lilo & Stitch. No Substack, Scott Mendelson estima uma bilheteria final de US$ 430 milhões.

Sucesso com os fãs

Sucesso com os fãs

No fim das contas, Thunderbolts* pode até não gerar lucro à Disney, ao menos em seu lançamento nos cinemas. Porém, o longa pode servir à Marvel de outra forma.

Sua recepção razoavelmente decente com os fãs, refletida na boa sustentação deste fim de semana, irá contribuir para a narrativa de que “a Marvel está de volta”.

De que o estúdio voltou a fazer filmes bons que não dependem apenas de conexões nostálgicas com outros que nem são do MCU (Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e Deadpool & Wolverine) para agradar os fãs.

E de que, enfim, as histórias atuais e novos personagens da Marvel Studios podem ser bons, tal como nos anos de ouro.

Inclusive, um resultado positivo para Thunderbolts* pode até refletir numa bilheteria melhor que o esperado para Quarteto Fantástico: Primeiros Passos.

Você acha que Thunderbolts* merece toda essa boa recepção que está tendo? Deixe nos comentários aí embaixo, e por fim, fique ligado no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

Fontes: The Numbers, Box Office Mojo, Substack, Deadline

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.