Capitão América 4 tem abertura acima das expectativas nos EUA

Capitão América 4 faz abertura surpreendente na bilheteria americana, porém carreira após a estreia ainda preocupa.

Capitão América 4 tem abertura acima das expectativas nos EUA

Apesar das críticas terríveis e da má resposta da audiência, Capitão América: Admirável Mundo Novo ainda conseguiu números decentes na bilheteria americana. Pelo menos para o fim de semana de estreia.

Foram US$ 88,5 milhões entre sexta e domingo e US$ 100 milhões se incluídos os números de segunda, que será feriado de Dia dos Presidentes nos EUA.

A Marvel agora é a responsável pelas quatro maiores aberturas deste feriado em específico. São eles Pantera Negra em 2018 (US$ 242 milhões nos quatro dias), Deadpool em 2016 (US$ 152 milhões), Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (US$ 120 milhões) e agora o novo Capitão.

Considerando a onda de negatividade que assolou o longa nos últimos dias, Capitão América 4 pode se considerar com sorte, ainda que apenas por um fim de semana. Afinal, é a primeira estreia de US$ 100 milhões desde novembro, quando Wicked e Moana 2 eram lançados.

Um possível flop?

A Disney e a Marvel agora temem que a carreira de Admirável Mundo Novo desmorone. Foi o que houve com Quantumania, cujo desempenho dois anos atrás foi estranhamente similar ao do filme estrelado por Anthony Mackie.

Uma onda de críticas negativas recebeu o terceiro Homem-Formiga, porém ele ainda conseguiu bons números na estreia. Entretanto, depois disso, o público parou de assistir ao filme, fazendo sua bilheteria colapsar, e os numerosos concorrentes que estrearam nas semanas seguintes o superaram.

Mas há uma diferença crucial entre Quantumania e Capitão América 4. Quando o primeiro estreou, o MCU vinha de uma onda de hits que, apesar de não estarem entre os favoritos da Marvel de ninguém e nem “bilhonarem” (embora isso se deva mais a uma ausência de lançamentos oficiais na China e na Rússia), ainda foram sucessos de bilheteria.

São eles Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (US$ 411 milhões nos EUA, US$ 955 milhões global), Thor: Amor e Trovão (US$ 343 milhões nos EUA, US$ 761 milhões global) e Pantera Negra: Wakanda para Sempre (US$ 454 milhões nos EUA, US$ 858 milhões global).

Os fãs, porém, reagiram mal a eles, particularmente Multiverso e Amor e Trovão. Isso foi gerando ao longo de 2022 um consenso de que o MCU não é mais tão bom quanto costumava ser. Além disso, o público passou a dar preferência a blockbusters que não envolviam super-heróis, como Top Gun: Maverick e Avatar: O Caminho da Água.

Então, as péssimas críticas receberam Quantumania, tornando-o o longa do MCU com a pior nota no Rotten Tomatoes da história. O terceiro Homem-Formiga colapsou nas bilheterias mesmo após uma estreia promissora.

Após esta série de fiascos com os fãs e um completo fracasso de bilheteria, a imagem do MCU como o rei dos blockbusters foi questionada e manchada.

Fase ruim da Marvel não terminou

Dois anos depois, parece que o mau momento não passou ainda. Os únicos sucessos do MCU de lá para cá apoiaram-se na nostalgia do público por sucessos passados (Guardiões da Galáxia Vol. 3 e Deadpool e Wolverine). Já os que apontavam um caminho para o futuro da Marvel naufragaram (Quantumania e As Marvels). Capitão América 4 está firmemente no segundo campo.

Sua nota Rotten no RT e um deprimente B- no CinemaScore (o pior da história do MCU) só contribui para a narrativa de que os melhores momentos da Marvel estão no passado e o futuro não reserva nada de interessante.

No fim das contas, Admirável Mundo Novo teve uma estreia decente, mostrando que o MCU ainda tem apelo popular. Mas a Marvel está fazendo os fãs perderem a paciência com filmes de qualidade discutível. Isso pode levar a um colapso nas próximas semanas, tal como houve com Quantumania.

A missão de Thunderbolts* e Quarteto Fantástico: Primeiros Passos acaba de ficar bem mais difícil.

O que você achou do novo Capitão América? Deixe aí nos comentários, e por fim, fique ligado no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
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