Chegada de Moana faz bilheteria de Venom 3 despencar no Brasil
Abertura gigantesca da animação Moana 2 traz fim prematuro à carreira de Venom 3 no Brasil, com bilheteria inferior à dos anteriores.
Em cartaz desde outubro, a carreira de Venom: A Última Rodada na bilheteria brasileira pode ter chegado ao fim com as novas estreias no cinema. Em especial graças à Moana 2, que atingiu números assustadores.
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O longa da Disney estreou no último fim de semana levando 2,09 milhões de espectadores às salas nacionais, com uma arrecadação de R$ 45,6 milhões. Foi a segunda maior abertura da história para uma animação na bilheteria brasileira, atrás apenas de Divertida Mente 2, também lançado este ano.
Moana 2 terminou a semana com 3,19 milhões de pagantes nas salas e R$ 63,6 milhões na bilheteria. E as férias nem começaram ainda…
Bilheteria de Moana 2 derruba totalmente Venom 3!
Já Venom 3 foi um dos mais impactados pela abertura da animação. O longa despencou 64% no último fim de semana em comparação com o anterior. A Última Rodada atingiu um acumulado de 2,58 milhões de ingressos vendidos e R$ 51,4 milhões em arrecadação na bilheteria do Brasil.
Ou seja, com a carreira chegando ao fim, dificilmente A Última Rodada atingirá um total equiparável ao de seus anteriores. Em 2018, Venom finalizou com 4,6 milhões de espectadores e R$ 72 milhões de arrecadação. Três anos depois, Venom: Tempo de Carnificina levou 4,09 milhões de pessoas às salas escuras e arrecadou R$ 67 milhões enquanto a pandemia chegava ao fim.
Além disso, comparado com outros filmes de “anti-heróis” que estrearam no mês de outubro, Venom 3 também vai sair de cartaz tendo levado menos gente aos cinemas do que Adão Negro. O filme estrelado por The Rock se saiu relativamente bem no Brasil, com 4,37 milhões de ingressos vendidos e faturamento de R$ 80 milhões.
Em outras palavras: A Última Rodada vai ficar bem abaixo do “teto” de 4 milhões de ingressos vendidos para produções estreladas por anti-heróis/vilões de outubro. E olha que nem falamos de Coringa (9,8 milhões de espectadores em 2019).
O que a bilheteria do novo Venom significa?
Isso reforça que houve uma queda considerável no interesse por produções da Marvel e da DC nos últimos anos. Em 2018, o mero fato de ser um filme da Marvel já era o suficiente para levar quase 5 milhões de pessoas às salas escuras apesar das críticas ruins. Mesmo em 2021 e 2022, um longa do tipo ainda era capaz de fazer números como esses. Hoje em dia, isso já não é mais garantido.
E o fenômeno não é só restrito ao Brasil. Ao redor do mundo, a receita de Venom 3 foi comparativamente menor à de seus antecessores. Veja os EUA por exemplo: o primeiro Venom fez US$ 213 milhões em 2018 (US$ 252 milhões ajustados pela inflação). Já o terceiro não chegou nem aos US$ 140 milhões.
Ainda assim, graças à China (que não recebeu o segundo filme), Venom 3 pôde chegar bem perto do faturamento de Tempo de Carnificina: US$ 469 milhões contra US$ 506 milhões.
Seja como for, é melhor a Sony dar um jeito de renovar o Venom para torná-lo interessante após três filmes de bilheteria progressivamente menor. Vou dar uma sugestão: colocá-lo para enfrentar o Homem-Aranha.
Qual o seu filme preferido da trilogia do Venom? Deixe seu comentário aí embaixo!