Chegada de Moana faz bilheteria de Venom 3 despencar no Brasil

Abertura gigantesca da animação Moana 2 traz fim prematuro à carreira de Venom 3 no Brasil, com bilheteria inferior à dos anteriores.

Chegada de Moana faz bilheteria de Venom 3 despencar no Brasil

Em cartaz desde outubro, a carreira de Venom: A Última Rodada na bilheteria brasileira pode ter chegado ao fim com as novas estreias no cinema. Em especial graças à Moana 2, que atingiu números assustadores.

O longa da Disney estreou no último fim de semana levando 2,09 milhões de espectadores às salas nacionais, com uma arrecadação de R$ 45,6 milhões. Foi a segunda maior abertura da história para uma animação na bilheteria brasileira, atrás apenas de Divertida Mente 2, também lançado este ano.

Moana 2 terminou a semana com 3,19 milhões de pagantes nas salas e R$ 63,6 milhões na bilheteria. E as férias nem começaram ainda…

Bilheteria de Moana 2 derruba totalmente Venom 3!

Venom 3 foi um dos mais impactados pela abertura da animação. O longa despencou 64% no último fim de semana em comparação com o anterior. A Última Rodada atingiu um acumulado de 2,58 milhões de ingressos vendidos e R$ 51,4 milhões em arrecadação na bilheteria do Brasil.

Ou seja, com a carreira chegando ao fim, dificilmente A Última Rodada atingirá um total equiparável ao de seus anteriores. Em 2018, Venom finalizou com 4,6 milhões de espectadores e R$ 72 milhões de arrecadação. Três anos depois, Venom: Tempo de Carnificina levou 4,09 milhões de pessoas às salas escuras e arrecadou R$ 67 milhões enquanto a pandemia chegava ao fim.

Além disso, comparado com outros filmes de “anti-heróis” que estrearam no mês de outubro, Venom 3 também vai sair de cartaz tendo levado menos gente aos cinemas do que Adão Negro. O filme estrelado por The Rock se saiu relativamente bem no Brasil, com 4,37 milhões de ingressos vendidos e faturamento de R$ 80 milhões.

Em outras palavras: A Última Rodada vai ficar bem abaixo do “teto” de 4 milhões de ingressos vendidos para produções estreladas por anti-heróis/vilões de outubro. E olha que nem falamos de Coringa (9,8 milhões de espectadores em 2019).

O que a bilheteria do novo Venom significa?

Isso reforça que houve uma queda considerável no interesse por produções da Marvel e da DC nos últimos anos. Em 2018, o mero fato de ser um filme da Marvel já era o suficiente para levar quase 5 milhões de pessoas às salas escuras apesar das críticas ruins. Mesmo em 2021 e 2022, um longa do tipo ainda era capaz de fazer números como esses. Hoje em dia, isso já não é mais garantido.

E o fenômeno não é só restrito ao Brasil. Ao redor do mundo, a receita de Venom 3 foi comparativamente menor à de seus antecessores. Veja os EUA por exemplo: o primeiro Venom fez US$ 213 milhões em 2018 (US$ 252 milhões ajustados pela inflação). Já o terceiro não chegou nem aos US$ 140 milhões.

Ainda assim, graças à China (que não recebeu o segundo filme), Venom 3 pôde chegar bem perto do faturamento de Tempo de Carnificina: US$ 469 milhões contra US$ 506 milhões.

Seja como for, é melhor a Sony dar um jeito de renovar o Venom para torná-lo interessante após três filmes de bilheteria progressivamente menor. Vou dar uma sugestão: colocá-lo para enfrentar o Homem-Aranha.

Qual o seu filme preferido da trilogia do Venom? Deixe seu comentário aí embaixo!

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
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