Explicado como o Capitão América velho retornou ao presente no fim de Ultimato

O final de Vingadores: Ultimato gerou muita confusão na época, mas agora é explicado como Capitão América conseguiu retornar à linha do tempo principal.

Confira a explicação!

Vingadores: Ultimato é sem dúvidas o maior evento de toda a história da Marvel Studios, e desde 2019 nenhum outro filme passou perto de alcançar os mesmos números de bilheteria.

O filme é visto como um dos melhores para os fãs, sendo um desfecho digno da Saga do Infinito e uma despedida emocionante para muitos Vingadores como o Homem de Ferro, Capitão América e a Viúva Negra.

Mas a despedida do Capitão América não foi exatamente como os fãs apostavam. Enquanto muitos acreditavam piamente na morte do personagem, o seu desfecho foi mais digno, conseguindo entregar um final feliz e merecido.

Ao retornar para devolver as joias do infinito, o Capitão aproveitou para viver uma vida ao lado do seu grande amor, a Peggy Carter, em algum período após o fim da segunda guerra mundial. Já envelhecido, o herói ainda retorna para entregar o escudo para o Sam Wilson.

Mas como o Steve Rogers conseguiu retornar para a linha do tempo principal, e ainda por cima fora da máquina desenvolvida pelos Vingadores? Já foram dadas duas explicações oficiais, uma pelos diretores de Ultimato e outra pelos roteiristas do filme.

Como o Capitão América retorno no fim de Vingadores: Ultimato?

Os diretores de Ultimato, os irmãos Joe e Anthony Russo, seguiram a explicação dada pelo próprio filme, de que quando você volta no tempo você acaba criando uma linha do tempo alternativa, seguindo em uma realidade que não altera a linha do tempo principal. Ou seja, se algum Vingador voltasse no tempo para matar o Thanos quando ele ainda era um bebê, como é sugerido pelo Rhodes/Máquina de Combate, nada disso teria afetado a linha do tempo de onde a pessoa partiu, e o extermínio do Thanos continuaria intacto.

E foi essa explicação que Joe e Anthony Russo deram na época, que o Capitão viveu ao lado da Peggy em uma outra linha do tempo e depois deu algum jeito de retornar para a linha do tempo principal para entregar o escudo ao Sam, seja utilizando as partículas Pym, uma nova máquina ou qualquer outra invenção de sua linha do tempo.

Já os roteiristas do filme, Stephen McFeely e Christopher Markus, alegaram na época que o Steve permaneceu na linha do tempo principal, vivendo ali uma vida com a Peggy. De acordo com os roteiristas, sua volta no tempo não criou uma ramificação na linha do tempo porque ele sempre deveria estar lá, no passado.

Sendo assim a própria Marvel já discordou sobre os eventos. Qual explicação oficial você acha mais plausível? Continue acompanhando o Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

Estudante de Jornalismo. Aficionado pelo assunto Cultura Pop. Escrever é um prazer.
Leia também
22 comentários
  • Se ele usou o universo quântico onde o tempo e o espaço deixam de existir mas é onde o tempo e o espaço surge e se desfaz, ele pode ter usado uma tecnologia para acessar o universo quântico e dali como ele nunca envelheceria, ele deve ter passado yons buscando a linha do tempo original após a morte da sua esposa para entregar o escudo, mas eu creio que uma vez que o mundo quântico foi acessado, ele nunca mais envelheceria mais, mas seria uma anomalia no tempo e espaço.

  • Eles sempre esteve na linha do tempo oficial, mais escondido, sem ninguém perceber, pode ver as fotos com o marido de Peggy Carter, nunca foram mostradas pois sempre foi ele.

  • Como ele apareceu naquele dia. Não precisa de muita tecnologia ou achismo. Ele foi viver com o seu grande amor no passado,Ok.
    Então no futuro naquele dia ele sabia que os vingadores iriam está ali naquele lugar,naquela hora. Pq ele sabia o exato momento. Ponto.Fim

  • Quanta bobagem…. ele envelheceu é sabia exatamente a hora e o lugar de onde saiu….quando ele voltou o passado virou o futuro dele…simples

  • É um filme de gibi… Buscar explicações é coisa de quem não consegue diferenciar realidade de ficção… Como se viagem no tempo fosse uma realidade

  • O que ninguém fala é como Steve Rogers envelheceu.
    O soro do supersoldado tornou Rogers imortal e eternamente jovem.
    O soro tem um efeito de renovação das células. Ele explicou esse efeito no 1ºfilme, bem no fim, no bar onde ele diz que pode beber o que quiser que não fica bêbado pela ação do soro que está sempre o curando.ou seja, se ele está sempre sendo curado, suas células não envelhecem, são substituídas sempre o deixando jovem.
    Achei bem forçado o final.

  • Muito mal essa história!
    Não há coerência!
    Ou muda o tempo para ambos, ou não muda também para ambos.
    Parecem amadores, criam situações e depois tem que inventar uma explicação.

  • Se voltar ao passado o Cap. América ainda lembrar de tudo o que acontecerá no futuro, faz todo o sentido ele encontrar os vingadores no fim da história, já envelhecido (ele evitaria fatos que o levariam a ser congelado, Thanos, etc).

  • Voltar no tempo para resolver problemas do presente é trapaça.

  • A explicação de Joe e Anthony Russo não tem sentido nenhum. Pq se por acaso o Thanos fosse morto quando bebê, nada disso aconteceria, já que ele foi a causa de tudo.
    No mais, nem preciso comentar o resto, pois minha linha de raciocínio é a mesma dos comentários anteriores.
    Tanta teoria pra uma coisa tão lógica.

  • Ta claro agora né.

    O loki veio na bagunça multiversal e pegou o capitão América e trouxe ele para devolver as jóias. Tá até óbvio demais agora.

  • Eu acredito que seria mais correto a versão dos roteiristas. Pois no mesmo o Bruce Beber (Hulck). Explicou que o tempo que o Cap América levaria para devolver as Jóias séria o Tempo que ele precisace. E que para eles ali levaria apenas alguns segundos. Então Cap América pode ter vivido uma vida inteira e voltado para entregar o escudo nesses segundos que se passaram. Assim eu penso.

  • O que eu não entendi foi como ele envelheceu

  • O soro do Super Soldado tem um prazo, não manteria O Capitão América sempre jovem ou imortal,ao menos que a fonte de energia que usaram na máquina que o fortaleceu viesse talvez da estrela de Nidavelir.

  • As vezes era o que ele queria evelhecer mais ele viu tbm que aquela era a única oportunidade dele ver ela e danca com ela e pela ultima vez então ele deve ter aproveitado esse espaco de tempo essa (chance)que foi muito rapido por isso ele voltou velho e ele ja sabia o que ia acontecer.

  • Então primeiro filme do capitão América foi mentira então. O soro que ele tomou diz que ele sempre será jovem e curado. Como que ele envelheceu agora?

  • O que a galera não entendeu é que não dá pra mudar o passado.. mudar o passado não muda o futuro. Se tivessem matado o bebê Thanos mudaria apenas na realidade em que isso aconteceu, se você já sabe que isso já aconteceu na sua realidade não tem como mudar.. por isso eles buscaram as jóias do infinito para alterar o que já havia sido feito, não desfazer. É confuso de explicar, mas eu entendi tranquilamente.

  • Foi por Deus. Ele pode tudo!

  • Alguns pontos a levar em consideração, primeiro discordo com um dos comentários acima falando que viagem no tempo é apenas coisa de ficção. Já foi provado que viagem no tempo existe, porém apenas para o futuro e claro não igual os filmes de ficção que vc consegue avançar anos no futuro,estamos longe disso ainda, mas tem a ver com a velocidade, em um exemplo bem simples se vc faz um percurso apê e leva 1 hora no qual faz o mesmo percurso de carro numa velocidade de 30km e leva 15 min vc deu um salto no tempo de 45 minutos.
    Para o passado de fato somente ficção, a teoria mais próxima seria a sobra do tempo espaço mas não foi possível provar ainda.

    Agora falando do filme:

    Capitão Rogers levou consigo a quantidade de cápsulas PIN e levou todas as jóias para o exato momento em que foram retiradas da linha do tempo original delas, se não iria causar ramificações conforme explicado até pela monja ex mestre do tempo, acontece que após ele devolver todas as jóias ele decidiu voltar ao passado e viver ao lado de sua amada e envelheceram juntos, ele sabia o exato momento e local para entregar o escudo para seu amigo.
    Entretanto algo que não foi explicado é que enquanto o rogers do futuro foi viver seu romance no passado uma versão dele estava congelada no meio do atlântico e permaneceu lá até ser descongelado, ou seja em um determinado ponto do tempo tivemos 2 Rogers, um vivendo sua velhice em silêncio e outro agindo como deveria agir. Como explicar onde o segundo Roger foi parar isso está em aberto, talvez tenha se criado 2 linhas do tempo a partir do ponto em que o Rogers volto ao passado para viver seu romance. O que de fato n foi explicado pode ser que no futuro tenhamos alguma revelação ou não.

    Mas algo que eu gostaria de ver explicado foi o encontro do Rogers com seu irmão inimigo caveira vermelha no momento de levar a jóia da alma de volta hehehe.

  • Beleza, mas e o Capitão América que estava no passado? Eles coexistiram?

  • Poder do protagonismo

  • Pra mim é muitos colegas e amigos que curtiram e curtem Windows os gibis Marvel nada disso importa como foi o final, e explicações, Hollywood acabou com ps heróis na tela, nada condiz com os gibis mataram os personagens principais exemplos como Capitão América, lenda, homem de ferro, viúva negra, a terra de Thor asgard que é imortal, absurdos, pantera negra, depois, se os atores fossem substituído s por outros como aconteceu exemplos homem aranha, e o absurdo o Capitão América é único, nunca passou o fiel escudo que foi dado a ele a outros heróis, sempre volta a ele, o falcão é um herói amigo dele, ninguém substitui o capitão América ninguém, um herói é uma personagem única, o Falcão é um é o capitão outro, assim vai. Para os leitores dos gibis e fãs mesmo acabou a Marvel, dando fim aos heróis, adulteração total,um universo paralelo é uma coisa, mas a realidade que está não pode se mudado! Acabou mesmo,pode fazer o quê quiser, terminar pronto, mas quer é o roteiros de publicidade de gente que nunca leram os gibis, fora o Capitão América lutando contra o homem de ferro, fora da realidade normal, o filme até então são ótimos, mas o roteiros é acontecimentos são distorções dos quadrinhos,Hollywood acabou com os heróis da pior maneira. Tinha que mudar, fazer outra versão melhor, e não o que só o público querem, é a essência dos quadrinhos. Tem que mudar a realidade Marvel. Pode-se dizer acabou. Fim é o que Hollywood é roteiros querem só dinheiro é bom , mas ganhar muito mas se fizesse como é pra ser,aliás o ator do hulk o primeiro era muito melhor que ator do hulk dos vingadores aquele cara era comédia filme de comédias. Mudar dar credibilidade certa…

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.