Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é o filme de super-heróis mais lucrativo de 2023

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso rendeu um lucro maior para a Sony do que qualquer filme do MCU rendeu para a Disney no ano passado.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é o filme de super-heróis mais lucrativo de 2023
MAIOR HERÓI DA MARVEL É MILES

Dados divulgados pelo site norte-americano Deadline comprovam que Homem-Aranha: Através do Aranhaverso foi de fato o filme de super-heróis mais bem sucedido de 2023, acima de qualquer longa do MCU ou da DC lançado no ano passado.

Enquanto o longa de maior sucesso da Marvel Studios do ano passado foi Guardiões da Galáxia Vol. 3, que como você viu aqui trouxe pouco mais de US$ 120 milhões para a Disney em lucros, Aranhaverso acabou obliterando esse valor: US$ 328 milhões para a Sony.

E isso apesar de, na bilheteria global, os heróis espaciais de James Gunn terem ficado bem à frente do Aracnídeo, com US$ 846 milhões para o Vol. 3 contra US$ 691 milhões para Através do Aranhaverso. Isso é um reflexo do fato de que o público de fora dos EUA, inclusive na China, trouxe uma bilheteria bem maior para o longa da Disney (US$ 487 milhões) do que para o da Sony (US$ 308 milhões, abaixo de qualquer live-action do Homem-Aranha). Na bilheteria americana, a vitória foi de Aranhaverso: US$ 382 milhões contra US$ 359 milhões de Guardiões.

A receita total que Através do Aranhaverso trouxe para a Sony foi de US$ 598 milhões. Isso inclui a parcela do valor dos ingressos que fica para a distribuidora (US$ 328 milhões ao todo), mais US$ 110 milhões em vendas para home entertainment (Blu-Rays, aluguel digital, etc) e US$ 160 milhões em vendas para o streaming. Como comparação, Guardiões 3 teve uma receita total de US$ 674 milhões.

Então, se o Vol. 3 trouxe mais dinheiro que o rival da Sony, como este último teve um lucro consideravelmente superior? Simples: Através do Aranhaverso custou muito menos para os cofres da Sony do que Guardiões 3 para os da Disney.

Custos menores = lucros maiores

O custo de produção de Aranhaverso 2 foi de US$ 100 milhões, pouco mais que os US$ 90 milhões de seu antecessor de 2018, porém menos da metade dos US$ 250 milhões que Guardiões da Galáxia Vol. 3 precisou para ser feito. Além disso, a Sony gastou menos do que a Disney na campanha de marketing do longa: US$ 90 milhões contra US$ 160 milhões. Um dos motivos para isso foi que a Sony conseguiu se associar a várias marcas famosas (como a Hyundai, Amazon, Burger King e Nike) que a ajudaram a promover o filme.

Considerando todos os gastos com produção, pessoal, marketing e distribuição, a Sony ao todo gastou US$ 270 milhões com Através do Aranhaverso. Pouco menos da metade dos US$ 550 milhões que a Disney desembolsou com Guardiões 3. Dessa forma, os lucros do segundo capítulo da saga de Miles Morales (US$ 328 milhões) fazem os do Vol. 3 empalidecerem (US$ 124 milhões).

A animação da Marvel ainda tem uma outra vantagem sobre os Guardiões no quesito financeiro. Como a Sony, ao contrário da Warner, Paramount, Universal e sim, a Disney, não tem um streamer próprio para se preocupar. Os US$ 160 milhões que a empresa criadora do PlayStation ganhou em vendas para televisão e streaming vieram de outras companhias. Em especial a Netflix, com quem a Sony tem um acordo de exclusividade nos EUA. Já no caso do longa de James Gunn, os US$ 180 milhões das vendas de Guardiões 3 para streaming são principalmente valores que a Disney pagou a si mesma para ter a exclusividade de lançar o filme no Disney+.

Sucesso para a Sony

No fim das contas, ambos os filmes foram bem sucedidos para seu estúdio. Porém, o fato de que a equipe por trás de Através do Aranhaverso conseguiu realizar uma animação tão inovadora por um custo muito menor que um live-action mostra para Hollywood que não é necessário gastar absurdos com a produção de um filme para torná-lo surpreendente e divertido para o público. É uma lição que o CEO da Disney Bob Iger tentará implementar em sua empresa após ver os gastos absurdos que tiveram nos últimos anos.

Qual o melhor filme da Marvel do ano passado: Guardiões da Galáxia Vol. 3 ou Homem-Aranha: Através do Aranhaverso? Deixe seu comentário aí embaixo!

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
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