Homem de Ferro | 5 curiosidades do filme
Lançado em 2008, Homem de Ferro foi o primeiro filme produzido pela Marvel Studios, e o pontapé inicial do MCU.
Lançado em maio de 2008, Homem de Ferro foi o primeiro filme da história da Marvel Studios nos cinemas, e iniciou o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) como conhecemos.
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Cercado de desconfiança, o filme surpreendeu a todos faturando mais de 500 milhões nas bilheterias mundiais. Vale reforçar que naquela época, o Homem de Ferro era um personagem extremamente desconhecido pelo público no geral.
5 curiosidades de Homem de Ferro
Neste artigo, nós vamos reunir 5 curiosidades que você não sabia do filme Homem de Ferro, desde a sua produção até o seu lançamento. Vem com a gente logo abaixo:
5 – O filme filmou sem roteiro pronto
Os cineastas ainda não tinham finalizado o roteiro quando começaram a gravar o filme, pois estavam focados na trama e na ação. Como resultado, eles frequentemente improvisavam os diálogos durante as filmagens, dando uma autenticidade única ao filme.
O diretor Jon Favreau reconheceu que essa abordagem contribuiu para a naturalidade da produção. Eles filmaram algumas cenas com duas câmeras para registrar os diálogos improvisados no momento.
Robert Downey Jr. era conhecido por pedir várias tomadas de uma cena, sempre em busca de algo inovador. Já Gwyneth Paltrow tinha o desafio de acompanhar Downey, já que nunca sabia ao certo o que ele diria, tornando suas interações ainda mais natural.
4 – Frase final foi improviso de Robert Downey Jr.
A frase icônica no final do filme, “Eu Sou o Homem de Ferro”, foi improvisado por Robert Downey Jr. O produtor Kevin Feige aprovou o uso dessa fala na versão final do filme e credita isso à sua decisão de praticamente abolir as identidades secretas no Universo Cinematográfico da Marvel.
Uma curiosidade é que eles informaram os figurantes que estavam na sala de conferência na cena final de que “se tratava de um sonho”, para evitar spoilers.
Aliás, a frase é uma referência a música “Iron Man” do Black Sabbath e a música tema da série animada Homem de Ferro de 1994, ambas com a letra “I am Iron Man!”.
Imediatamente após Tony Stark dizer essa frase no filme, sobem os créditos finais do filme, apresentando a icônica música de guitarra elétrica e solo de bateria da canção “Iron Man” do Black Sabbath.
3 – Executivos não queria Robert Downey Jr. no papel
Robert Downey Jr. não foi a primeira escolha para o papel de Tony Stark. Naquela época o ator era um astro em recuperação, e por isso muitos executivos não queriam contratá-lo devido ao seu passado conturbado.
No entanto, o diretor Jon Favreau insistiu que Downey era perfeito para o papel e argumentou que sua história pessoal de redenção se alinhava bem com a do personagem. Na época, o diretor comentou:
“Os melhores e piores momentos da vida de Robert estiveram sob os olhos do público. Ele teve que encontrar um equilíbrio interno para superar obstáculos que iam muito além de sua carreira. Esse é Tony Stark. Robert traz uma profundidade que vai além de um personagem de quadrinhos tendo problemas no colégio, ou que não consegue conquistar a garota.”
2 – Agente Phil Coulson teria um papel menor no filme
O Agente Phil Coulson, interpretado por Clark Gregg, originalmente tinha um papel muito menor. Na verdade, eles chamavam o personagem inicialmente apenas de “Agente”, mas à medida que as filmagens avançavam e a química de Gregg com todos os outros atores se fortalecia, adicionavam cada vez mais cenas.
Em suas cenas, o Agente afirma repetidamente que é membro da “Divisão de Intervenção, Cumprimento e Logística de Segurança Nacional” (encurtando finalmente para S.H.I.E.L.D.).
Mas nos quadrinhos, a Agência S.H.I.E.L.D. originalmente significava “Quartel-General Supremo, Divisão Internacional de Espionagem/Aplicação da Lei”. E em 1991 foi revisado para “Diretoria de Intervenção de Riscos Estratégicos/Logística de Espionagem”.
1 – Uso do CGI de maneira inteligente
Embora Jon Favreau tenha utilizado amplamente o CGI para criar muitos dos efeitos especiais do Homem de Ferro, ele fez questão de usar elementos práticos sempre que possível para dar uma sensação de realismo ao filme.
Por exemplo, eles usaram muitos componentes mecânicos reais e ferramentas para criar as cenas em que Tony Stark constrói a armadura em sua oficina.
O que você achou das curiosidades de Homem de Ferro? Faltou alguma? Comente com a gente logo abaixo, e por fim, fique ligado no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!