Kang revelou por que Doutor Estranho sabia que o Homem de Ferro tinha que morrer
Os planos do Doutor Estranho para a morte do Homem de Ferro em Vingadores: Ultimato ganharam um novo significado devido a Kang, o Conquistador, do MCU, e suas variantes multiversais.
As aparições de Kang, o Conquistador no Universo Cinematográfico Marvel (MCU) lançaram uma nova luz sobre os trágicos planos do Doutor Estranho para o Homem de Ferro em Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
A descoberta da viagem no tempo pelos Vingadores em Ultimato abriu as portas para o multiverso do MCU, entrelaçando conceitos como realidades alternativas, possibilidades infinitas e destino – todos oferecendo uma nova perspectiva sobre eventos passados e futuros do MCU.
Alguns acontecimentos no MCU parecem mais inevitáveis que outros. Por exemplo, a morte do Homem de Ferro no último Vingadores parece ser um “ponto absoluto” – um momento no tempo que não pode ser evitado de forma alguma – já que Doutor Estranho viu 14.000.604 cenários onde a morte de Tony Stark e a vitória dos Vingadores contra Thanos eram mutuamente exclusivos. Ainda que não confirmado, outros pontos absolutos podem incluir o surgimento dos super-heróis na Terra e a criação das Joias do Infinito.
Além da já baixa probabilidade de sucesso do Assalto Temporal dos Vingadores, a própria natureza do multiverso do MCU e as manipulações de destino por Kang também influenciaram a morte inevitável do Homem de Ferro. As 1° e 2°temporadas de Loki revelaram que o multiverso do MCU não é totalmente guiado pela livre vontade, já que Aquele que Permanece e muitas de suas variantes de Kang uniram forças para criar uma Linha Temporal Sagrada, onde todos os eventos levam ao desfecho que permitiu a existência pacífica deles.
Assim como os Vingadores se basearam em marcos anteriores da linha do tempo do MCU para recuperar as Joias do Infinito, Aquele que Permanece e a Autoridade de Variância Temporal (AVT) provavelmente dependeram de eventos inevitáveis como a morte do Homem de Ferro para proteger o equilíbrio da Linha Temporal Sagrada.
Olhando para trás, todas as vitórias, derrotas e momentos críticos que pareciam improváveis no MCU – como o Assalto Temporal, a morte do Homem de Ferro e a vitória dos Vingadores na Batalha de Nova York – não só foram permitidos acontecer, mas provavelmente foram até desenhados para ocorrer exatamente como ocorreram. Esse ordenamento de eventos provavelmente permaneceu o mesmo depois que Loki transformou a Linha Temporal Sagrada em um Yggdrasil multiversal.
A Fatalidade Inescapável de Tony Stark na Linha Temporal Sagrada
Tudo o que Tony Stark fez no MCU até sua morte estava predestinado a acontecer, mesmo que parecesse haver alternativas. Desde a experiência de quase morte que o motivou a se tornar o Homem de Ferro, até a criação de Ultron em Vingadores: Era de Ultron e a divisão dos Vingadores em Capitão América: Guerra Civil.
Por exemplo, se Tony Stark tivesse morrido no Afeganistão, parado de experimentar com inteligência artificial ou concordado com a posição do Capitão América sobre os Acordos de Sokovia, a AVT provavelmente teria interferido para colocar o Homem de Ferro de volta ao seu caminho para o sacrifício em Ultimato.
De fato, Tony Stark sentiu que seu destino estava selado após a Batalha de Nova York. A experiência de quase morte em 2012 gravou em sua mente a ideia de que uma ameaça maior estava se aproximando.
Uma vez que soube da busca de Thanos pelas Joias do Infinito, ele sabia que o Titã Louco significava o fim de sua própria jornada e a dívida pendente que tinha que pagar por sobreviver à explosão que quase o matou.
Nesse sentido, tudo o que aconteceu após a origem do Homem de Ferro foi a segunda chance de Tony Stark, que ele finalizou ao empunhar as seis Joias do Infinito e eliminar Thanos da existência.
Isso também explica a incapacidade de Tony Stark de abandonar sua persona de Homem de Ferro. Stark prometeu a Pepper Potts que pararia de fabricar armaduras do Homem de Ferro no final um tanto enigmático de “Homem de Ferro 3”, mas ele retornou à ação com a armadura Mark 43 em “Vingadores: Era de Ultron”.
Anos após a rebelião de Ultron, Stark continuou a criar tecnologias perigosas como EDITH, que confiou eventualmente a Peter Parker. Tony Stark também desistiu de sua carreira de super-herói para focar em sua família após o Estalo de Thanos, mas acabou inventando a viagem no tempo e sacrificando sua vida para salvar o universo.
O Homem de Ferro não poderia ter se aposentado em paz, por mais que Tony Stark tentasse.
Os 14 Milhões de Futuros Vistos por Doutor Estranho Nunca Foram Possíveis
Em Guerra Infinita, Doutor Estranho viu 14.000.605 futuros possíveis, dos quais apenas um tinha os Vingadores derrotando Thanos com o mínimo de danos colaterais. No entanto, esses eram apenas os cenários possíveis que Doutor Estranho conseguiu ver enquanto ele e sua equipe se apressavam para encontrar uma maneira de deter o Titã Louco.
Se tivesse tido mais tempo, Doutor Estranho provavelmente teria visto inúmeras outras possibilidades que poderiam ou não incluir resultados onde Thanos fracassasse e o Homem de Ferro sobrevivesse.
No entanto, todas essas possibilidades seriam apenas opções simbólicas devido à estrita ordem de eventos da Linha Temporal Sagrada e, em última análise, ao destino do Homem de Ferro.
O que exatamente teria acontecido se Doutor Estranho tivesse seguido um plano diferente para derrotar Thanos é desconhecido, mas é possível que a AVT teria enviado um grupo de minutemen para prendê-lo e podar a linha do tempo a partir do momento em que a decisão alternativa fosse tomada.
De fato, é possível que os Vingadores tenham tentado todos os outros 14.000.604 cenários que Doutor Estranho viu, apenas para a AVT redefinir a linha do tempo até Doutor Estranho finalmente decidir seguir com o único que exigia a morte do Homem de Ferro em Ultimato. Claro, apenas Aquele que Permanece e os agentes da AVT saberiam a respeito.
O que você acha? Comente com a sua opinião com a gente logo abaixo, e fique ligado no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!
Créditos da matéria: Screen Rant.
Eu só sei que o melhor dos melhores se foi é injusto mas justifica pôr ele ser melhor a inteligência dele suplema a capacidade de criação pensamento rápido… Amo homem de ferro só por causa disso fiquei muito triste com a morte dele mesmo terminando como o maior herói
Muito legal esse matéria.
Da um gostinho do que vem por ai:”é bom ir revisando tudo “.
Universo incrível.
Tem algum spoiler serie “what’s if…” a segunda temporada é algo visão.. nem posso dar palpite e assista muita vale a pena história futuro.
Então perante toda essa gama de possibilidades e com todo o poder de thanos com as joias são insignificantes se comparados com o poder daquele que permanece?Ou será que só loki sabe da existência dele?Existem muitos fios soltos no mcu e por mais que tentem uma explicação no mínimo lógica no momemto que eles lidam com linhas temporais tudo se complica!
Perfeita essa matéria!
Apesar que plausível que os três maiores, Homem de ferro, Thor e capitão América iriam ter algum destino inevitável,ainda consegue trazer um peso gigante pra franquia até nos dia de hoje.
Gostei muito da matéria Pena que não é meu resultado perfeito melhor mas a esperança no amanhã.
Show de Bola a matéria!!!! Gostei.
Apenas uma observação. Quem por acidente descobriu a viagem no tempo foi o homem formiga que por acidente o rato o tirou do reino quântico sua filha kessi estava adulta ele na mesma idade. Outra. A inteligência artificial calculou tudo. Mas sem Hank pin e a vespa nada seria possível. Na verdade a tecnologia de KANG. QUE A HAVIA MANIPULADO ELA PARA TUDO ACONTECER . KANG É FODA…
Era óbvio que tonny iria morrer, pois o contrato da Disney com o ator, havia terminado assim como do capitão América.
Aumentem o salário do cara que escreveu esse artigo!! Muito bom, dá gosto deler!
Essas outras possibilidades da não-vitória dos Vingadores (umas das 14.000.604) seria um tema legal para tratar na série “What If….”
Desde de a época,quando assisti o filme no cinema, me vieram muitos questionamentos,e o mais simples deles é: se só podiam viajar usando a partícula PIN,como que a nebulosa trouxe o Thanos do passado para aquele presente?
Ela abriu um portal que trouxe até a Gamora,morta pela joia da alma,então é possível trazer o Stark e a Natasha também, e porque não trazer também o Visão?
É isso!
Eu já imaginava sobre o Doutor Estranho saber da morte do Homem de Ferro quando ele volta em Vingadores Ultimato e o Tony pergunta se aquela era a única chance deles vencerem e o Doutor estranho fala que se revelasse o que ele viu ainda poderia mudar, além do fato que antes dele desaparecer em Vingadores Guerra Infinita ele fala que era necessário.
Huck poderia pegar aquela manopla e estalar os dedos, pois ele aguentaria o poder das pedras.
Matéria muito interessante, porém há uma coisa que muitos esqueceram ou não perceberam. A avt fica fora da linha temporal, ou seja, lá o tempo não passa. O que está acontecendo na avt, teoricamente está acontecendo a cada segundo das linhas temporais. O que isso significa? Significa que, enquanto o Dr. Estranho estava vendo possibilidades, independente da qual ele escolhesse, se não fosse a da linha do tempo sagrada a avt iria intervir e podar as variantes para assim fazer com que tudo siga como eles querem que sigam, mas ao mesmo tempo a avt mudou e o Loki criou a Yggdrasil para manter todas as linhas temporais vivas, assim não existindo mais uma linha do tempo sagradas. É difícil de explicar e até de entender, mas para quem está fora da avt, o Loki e a Yggdrasil existem e não existem ao mesmo tempo. A avt poda variantes a mando de Aquele Que Permanece mas ao mesmo tempo Aquele Que Permanece esta morto, tudo isso pq o tempo não passa na avt, então eles estão em 1500 e em 2099 ao mesmo tempo, por exemplo. Logo, os futuros que o Estranho viu com certeza eram possíveis sim, e talvez qualquer um que ele escolhesse seria permitido, pois se ele viu as possibilidades significa que ele viu o que aconteceu em outros Universos, maaaaas, ainda assim pode ser que realmente era pra aquilo acontecer por causa da linha do tempo sagrada e se algo tivesse mudado a avt interveria
Eu prefiro acreditar que naquele momento a avt de fato não iria intervir pq o Loki já teria feito a Yggdrasil, pois eu duvido muito que fazia parte dos planos da avt os vingadores irem pro passado correndo o risco de criar uma nova linha do tempo (coisa que eles não queriam). Sem contar que o Steve Rogers não volta pra sua linha do tempo, fica lá pra viver com a Carter, assim tendo 2 Steve’s naquela linha temporal, e se mesmo assim ele voltou pra dar o escudo pro Falcão, significa que ele não foi considerado uma variante, logo quando ele fez isso Aquele Que Permanece havia morrido e o Loki criado a Yggdrasil
Tony vai voltar, e muito provavelmente vindo de outro universo para o 666.
É preciso alguma coisa poderosa para levantar o MCU que só vem dando tiros no pé ultimamente, então porque não um homem de ferro fugindo de um universo em colapso.
É cinema, tudo é possível
Boa noite com a capacidade de viajar no tempo tudo é possível,gostaria de ver o homem de ferro de voltar
Do que adiantaria usar e destruir todas as joias do infinito sendo que se o homem de ferro sobrevivesse, a mente dele seria a joia da destruição???. Essa frase foi dita por thanos, não lembro em qual filme mas o homem de ferro precisava morrer, creio eu que por esse motivo, por que ao usar as joias elas sumiram, entt só ele ficou, com sua mente que era considerada uma joia do infinito.
Existe finais onde o Homem de ferro sobrevive, há a vitória sobre o Thanos mas, o Dr estranho não sobrevive. Só não há final onde os dois sobrevivem, ou morre um, ou morre o outro, então, Estranho trilhou o caminho onde ele sobrevivesse, por que em futuro possível, ele acabaria sendo mais importante que o Stark onde o Stark não seria tão importante quanto ele!
Respondendo a Marcos Alexandre, Tony criou a “máquina do tempo” então, todos podem recria-la novamente. Estranho controla a jóia do tempo, então, ele mesmo pode voltar naquele ponto do tempo onde a máquina foi criada pra aprender a fazer outra. Eles só criaram a maquina do tempo por que a jóia tava destruída. Se a jóia do tempo tivesse inteira, eles voltariam só com a jóia, mas é um método proibido.
Uma teoria diz que o Dr. Estranho tentou ver finais onde ele e Stark ficassem vivos, mais, Stark morre ou ele morre, então, ele andou no caminho onde ele permanece vivo, por que em um futuro possível, Stark não seria importante assim como Estranho, vemos isso em “What If…?” Onde, em nenhuma realidade homem de ferro era importante!
Devemos ficar muito grato ao Tony pelo seu sacrifício. Caso contrário o Thanos teria apagado todos nós.
Parabéns pela matéria!
Eu falei o kang e cabuloso
Quando dr. Estranho encontrou a primeira alternativa que eles derrotariam o Titã Louco ele parou de procurar e ficou com essa possibilidade, mais haviam outras alternativas com certeza.
Gostaria de ter o Tony stark de volta, vou ver agora what if 2 espero q tenham um plano pra o homem de ferro voltar.
Adorei a matéria. Bem escrita, fala bem sobre as possibilidases e liga os fatos mostrados até hoje nas produções da Marvel. Parabéns!