Liga da Justiça é um desastre e Ragnarok ultrapassa Doutor Estranho
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Nem os mais pessimistas seriam capazes de prever o desastre de proporções bíblicas que se abateu sobre Liga da Justiça neste fim de semana. O longa “dirigido” (?) por Zack Snyder teve uma patética abertura de apenas US$ 93,8 milhões nos EUA, o que representa a menor estreia para um longa do DCEU. Um número simplesmente pavoroso para este que deveria ser o longa mais importante do ano para a Warner Bros – aliás, o maior evento do ano para os filmes de super-heróis.
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Em vez disso, Liga foi apenas a oitava maior abertura de 2017 nos cinemas americanos. Isso significa que coisas como a ação Velozes & Furiosos 8, o blockbuster de terror It: A Coisa e todos os outros filmes de heróis do ano (excetuando-se Logan, que, entretanto, chegou apenas em 2D e era restrito para maiores), levaram mais pessoas ao cinema no primeiro fim de semana do que a reunião do Super Amigos.
Quando comparado com outros filmes de heróis, a situação fica ainda mais desastrosa. Afinal, um grupo composto por personagens tão icônicos dos quadrinhos como o Batman, o Superman, a Mulher-Maravilha, Flash, etc., em sua primeira aparição em conjunto nas telas, conseguiu a façanha de faturar menos que outras equipes até então bem menos famosas, como o Esquadrão Suicida e os Guardiões da Galáxia (os dois Volumes). De vender menos ingressos que os três filmes do Homem de Ferro e o do Deadpool, que, antes de estrearem nos cinemas, dificilmente tinham o mesmo status que acompanha a Liga e os heróis que a compõem. Liga conseguiu perder não apenas para filmes aclamados (Mulher-Maravilha, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, os dois últimos do Capitão América, entre outros), como também para outros completamente devastados pela crítica (Homem-Aranha 3, X-Men: O Confronto Final).
Aliás, Liga foi a menor abertura para uma adaptação live action dos personagens da DC desde o desastroso Lanterna Verde, que havia rendido US$ 53 milhões em 2011. Após o lançamento de tal fracasso estrelado por Ryan Reynolds, a DC teve cinco anos decentes nas bilheterias pela frente, onde todos os seus longas, bem recebidos pelos críticos ou não, ao menos conseguiam abrir com mais de US$ 100 milhões na bilheteria americana. Mas isso agora acabou da forma mais desastrada possível com a ridícula estreia de Liga da Justiça.
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A abertura de Liga foi 43,3% menor que a de seu antecessor direto na trilogia de Snyder para o DCEU, Batman vs. Superman. Em outras palavras, a saga do Superman de Henry Cavill e do Batman de Ben Affleck conseguiu perder quase a metade de seus espectadores entre um filme e outro. Finalmente, para completar o festival de humilhações, Liga fez em todo o seu fim de semana pouco mais do que o citado Batman vs Superman e os dois Vingadores faturaram em seu primeiro dia de exibição (cerca de US$ 80 milhões para cada um).
“Mas por quê?”, você deve estar se perguntando. “Se a Liga trazia heróis tão famosos, por que abriu com números tão baixos?”. Para começar, mais uma vez, as críticas foram ruins, com apenas 40% no Rotten Tomatoes – ainda que esta seja uma cotação levemente superior às de Batman vs Superman e Esquadrão Suicida, é menos da metade da de Mulher Maravilha. A decisão do próprio RT em apenas revelar a cotação do filme através de um programa transmitido ao vivo pelo Facebook também não ajudou, levando a especulações na mídia que a Warner (que detém uma parte do RT) queria esconder as críticas ao longa para que não prejudicassem sua bilheteria. De toda forma, a ideia de que uma cotação no Rotten Tomatoes pode efetivamente prejudicar a bilheteria de um filme é um debate longo e complexo, com o qual nem a própria mídia chegou a um consenso.
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Por isso, considerando que Liga é um “filme melhor” que BvS, existe um conceito criado por meu principal mentor na análise de bilheterias, o jornalista Scott Mendelson da Forbes, que ajuda a explicar melhor o flop dos Super Amigos: a “Tomb Raider Trap“, ou “Armadilha de Tomb Raider”. Para compreender o que significa isso, imagine que certo estúdio de cinema, detentor dos direitos de uma importante e icônica franquia (personagens de quadrinhos, livros de sucesso, etc), anuncie uma adaptação dela nos cinemas. Por ser baseada numa marca famosa, ela logo atrai a atenção dos fãs e do público em geral, que acompanham atentamente a escalação do elenco, os trailers, pôsteres, etc. Ao ser lançada nos cinemas, o filme conquista excelente bilheteria, levando multidões aos cinemas. Porém, imagine também que este não seja um filme muito bom, detonado pela crítica e recebido com frieza pelo público. Assim, apesar de ser um sucesso financeiro, o longa acaba deixando uma impressão ruim por conta de sua baixa qualidade.
Anos depois, o estúdio lança uma continuação. Ciente das críticas, ele decide promover algumas mudanças para a sequência baseada nos defeitos apontados na primeira parte (no caso de Liga, adicionando mais humor e um tom mais otimista e heroico). Dessa forma, as críticas acabam sendo um pouco melhores desta vez. Entretanto, a primeira parte já havia irremediavelmente prejudicado a imagem da franquia, e logo o público, que já havia aprendido a não confiar nesta saga antes, comparece num volume bem menor, levando a tal continuação a decepcionar nas bilheterias. Ou seja, em Hollywood você tem apenas uma chance de conquistar o público. Se fracassar na primeira tentativa, nas outras será bem mais difícil recuperar a audiência perdida.
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Esse tipo de coisa costuma ser frequente. O próprio filme que batizou o conceito de Mendelson é um exemplo: em 2001, a adaptação dos games estrelada por Angelina Jolie Lara Croft: Tomb Raider chegou aos cinemas com críticas ruins, mas ainda conseguiu ser um sucesso financeiro de tamanho decente, de forma que sua continuação A Origem da Vida (que, na curiosa visão de Mendelson, é um longa superior ao primeiro), fracassou anos depois. Outro bom exemplo é a infame trilogia prequel de Star Wars. O primeiro filme, A Ameaça Fantasma, chegou aos cinemas repleto de expectativas em 1999, de modo que conseguiu faturar mais de US$ 900 milhões nos cinemas de todo o globo, na época a segunda maior bilheteria da história, atrás de Titanic. Porém, a fraca recepção entre críticos e fãs obrigou George Lucas a fazer algumas alterações para a sequência, Ataque dos Clones (como diminuir as participações do Jar Jar Binks), mas, mesmo com críticas superiores, o longa faturou apenas US$ 650 milhões mundialmente, perdendo em seu ano de estreia para Homem-Aranha e os novos capítulos de Harry Potter e O Senhor dos Anéis.
Agora o mesmo ocorre com Liga da Justiça, com uma diferença fundamental: este não é o segundo, mas sim o quarto filme do DCEU a ser mal recebido. Dessa forma, foi a própria popularidade dos heróis da DC que impediu o DCEU a cair na “Armadilha Tomb Raider” antes. A audiência previamente não havia se desapontado apenas com Batman vs. Superman, mas também com O Homem de Aço e Esquadrão Suicida, com apenas Mulher-Maravilha servindo de exceção. O público já havia “perdoado” Homem de Aço ao comparecer em peso para assistir BvS, e depois “perdoado” este correndo para os cinemas para conferir Esquadrão, sempre acreditando que o próximo seria o épico da DC que os trailers prometiam e que a audiência tanto ansiava por ver. Porém, em Liga da Justiça, a paciência do público esgotou-se. Não interessa se este talvez seja um longa melhor que BvS se continua sendo outra decepção.
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Mas e agora, confirmado o desastre, o que pode acontecer? Bem, caso tenha um desempenho similar ao de Esquadrão e O Homem de Aço, pode terminar entre US$ 228 milhões e US$ 234 milhões, o que seria o menos pior dos casos (embora ainda desastroso). Porém, caso caia feito rocha como ocorreu com BvS, Liga sai dos cinemas com patéticos US$ 187 milhões – ou seja, menos do que o que os dois Vingadores fizeram em seus primeiros fins de semana.
Enquanto isso, Thor: Ragnarok também não teve lá um fim de semana muito feliz. Por mais desastrosa que tenha sido a estreia de Liga, ela ainda serviu para afastar uma boa parte do público da aventura comandada por Taika Waititi, que faturou mais US$ 21,6 milhões no fim de semana – uma queda gigantesca de 62% em relação à semana passada. No total, o filme já soma US$ 247,2 milhões, o suficiente para ser a maior bilheteria para um longa de novembro da Marvel, superando Doutor Estranho. Além disso, Ragnarok continua sua lenta marcha para superar O Soldado Invernal (US$ 260 milhões em 2014) e entrar no top 10 das maiores bilheterias do MCU.
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Nas próximas semanas, teremos uma ideia mais certa do tamanho do impacto que a chegada de Liga da Justiça provocou em Ragnarok. Vale ressaltar que nem tudo está perdido para o longa estrelado por Chris Hemsworth: em julho, Homem-Aranha: De Volta ao Lar havia também caído imensamente conforme Planeta dos Macacos: A Guerra chegava aos cinemas. Nas semanas seguintes, porém, quem afundou na bilheteria foram os concorrentes do Cabeça de Teia, enquanto este ficava livre para “comer pelas beiradas” e se segurar exemplarmente nas bilheterias. Caso aconteça algo similar a Ragnarok, então ele ainda tem chance de passar da marca dos US$ 300 milhões nos EUA.
Além disso, é preciso abordar outro inesperado elemento que pode ter contribuído para as performances deprimentes dos dois blockbusters de super-heróis em cartaz: o drama independente Extraordinário, que conta a história de um menino (Jacob Tremblay) que nasceu com deformação facial, e precisa lidar com o bullying dos colegas de escola. Feito por apenas uma fração do orçamento de Liga e Ragnarok, Extraordinário foi recebido com ótimas críticas. Além disso, pelo o que eu pude acompanhar nos sites estrangeiros, o livro que o adapta é bastante popular entre as crianças americanas, e as escolas de Ensino Fundamental de lá tem organizado diversas excursões com seus alunos para o cinema para assistir o longa. Dessa forma, Extraordinário tem conseguido tomar de Liga e Ragnarok uma das faixas de público mais desejadas pelos grandes estúdios: o público infantil e adolescente. E considerando que a semana que vem traz a estreia da animação da Pixar Viva: A Vida é uma Festa, tudo indica que a disputa pela audiência jovem vai ficar ainda mais complicada, especialmente para os blockbusters de heróis.
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Os executivos da Warner podem encontrar algum consolo no fato de que Liga da Justiça teve uma estreia até bem decente ao redor do planeta, ainda que abaixo das expectativas. O filme realizou uma estreia global em quase todos os países agendados para recebê-lo (com exceção do Japão) e faturou cerca de US$ 185 milhões. A maior parte dessa grana toda veio da China, onde os Super Amigos renderam pouco menos de US$ 52 milhões. Trata-se da segunda maior estreia para um filme da Warner Bros. naquele país, atrás apenas do próprio Batman vs Superman. Veremos se depois disso o longa também cairá no país tal como BvS, que depois de sua estreia despencou feito rocha e de alguma forma conseguiu a façanha de terminar com menos de US$ 100 milhões de faturamento nos cinemas chineses, de maneira que mais da metade de sua bilheteria tivesse sido feita no primeiro fim de semana (!).
Depois, o terceiro maior mercado do filme foi (ora, vejam só) o Brasil. Em nosso país, Liga respondeu pelo maior fim de semana de estreia da história, com US$ 14,2 milhões, um fato que virou notícia em diversos portais dos EUA. Mas vou detalhar melhor a épica estreia do filme no post específico do Brasil, que sairá amanhã aqui no Legado da Marvel. Somando tudo, Liga já tem cerca de US$ 280 milhões globalmente, o que, visto por si só, não é nada mal – na verdade, é a 24ª maior estreia global de todos os tempos, perdendo por pouco para a conquistada pelo bilionário hit Rogue One: Uma História Star Wars (US$ 290 milhões no ano passado). O problema é que este resultado ainda é abaixo das expectativas (que punham a estreia global do filme acima dos US$ 325 milhões), além de representar uma queda expressiva em relação a Batman vs Superman, que estreou com US$ 422,5 milhões, atualmente a 5ª maior de todos os tempos.
Lembrando que, conforme foi muito discutido pela mídia, Liga da Justiça terá que faturar no mínimo US$ 600 milhões para simplesmente não deixar a Warner no prejuízo. Se quiser dar lucro, mesmo que magro, a seu estúdio, o faturamento do filme então precisará ser acima dos US$ 700 milhões. Enquanto isso, Thor: Ragnarok continua somando resultados expressivos ao redor do planeta. A comédia de Taika Waititi agora já tem quase US$ 492 milhões arrecadados fora dos EUA, o que aliás faz dela a segunda maior bilheteria internacional para um filme de super-heróis de 2017, atrás apenas de Homem-Aranha: De Volta ao Lar e seus US$ 546 milhões – uma quantia que Ragnarok pode muito bem ultrapassar.
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Mundialmente o filme já rendeu quase US$ 740 milhões, ultrapassando Capitão América 2: O Soldado Invernal para se tornar a oitava maior bilheteria mundial do MCU. Nos próximos dias, Ragnarok também deverá passar Guardiões da Galáxia e seus US$ 773 milhões e também se tornar o terceiro filme consecutivo da Marvel a passar dos US$ 800 milhões mundiais. É curioso notar que Ragnarok está sendo um dos filmes do MCU que mais está se conectando com o público estrangeiro. Atualmente, 66,5% de sua bilheteria global vem de fora dos EUA, uma proporção superada apenas pela de Vingadores: Era de Ultron, que teve 67,3% de seu total arrecadados no mercado estrangeiro. Veremos se isso será suficiente para levar o filme a ultrapassar os US$ 863 milhões de Guardiões da Galáxia Vol. 2 e clamar para si o título de “maior filme do MCU a não trazer um segundo sequer de Tony Stark”.
Fique com os resultados das bilheterias nos EUA do fim de semana!
Bilheteria EUA de 17/11/17 a 19/11/17:
Filme | Semanas em cartaz | Renda no fim de semana (em US$) | Renda acumulada (em US$) |
1- Liga da Justiça | 1 | 93.842.239 | 93.842.239 |
2- Extraordinário | 1 | 27.547.866 | 27.547.866 |
3- Thor: Ragnarok | 3 | 21.669.600 | 247.265.770 |
4- Pai em Dose Dupla 2 | 2 | 14.435.710 | 50.212.157 |
5- Assassinato no Expresso do Oriente | 2 | 13.807.562 | 51.735.924 |
6- A Estrela de Belém | 1 | 9.812.674 | 9.812.674 |
7- Perfeita é a Mãe! 2 | 3 | 7.000.378 | 51.022.533 |
8- Lady Bird | 3 | 2.516.399 | 4.688.874 |
9- Três Anúncios Para um Crime | 2 | 1.102.166 | 1.536.391 |
10- Jogos Mortais: Jigsaw | 4 | 1.081.772 | 36.462.005 |