Livro oficial da Marvel confirma que Agents of SHIELD não é canônica
Uma das maiores discussões entre os fãs da Marvel parece ter chegado ao fim com uma péssima notícia envolvendo Agents of S.H.I.E.L.D.
![](https://legadodamarvel.com.br/wp-content/uploads/2023/09/legadodamarvel-agents-of-shield-mcu-canonico-canon-vingadores.webp)
A Marvel Studios se consolidou nos últimos anos como a vertente mais famosa e bem sucedida da Casa das Ideias, graças aos sucessos financeiros do MCU. Depois que Vingadores (2012) virou um verdadeiro fenômeno e marco cultural, não demoramos até ter o primeiro spin-off desse universo.
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
Estamos falando, obviamente, da pioneira e subestimada Agents of S.H.I.E.L.D.! A série contou com a ajuda do diretor Joss Whedon em seu desenvolvimento e estreou na ABC em setembro de 2013.
A série foi concebida e lançada como um grande complemento dos eventos do MCU, explorando as consequências do primeiro Vingadores e se aprofundando em acontecimentos vitais da Fase 2, como a descoberta da infiltração da HYDRA e a queda da S.H.I.E.L.D. como a conhecíamos.
Infelizmente, a série ficou completamente deslocada do MCU e foi totalmente ignorada por Kevin Feige e todo os responsáveis criativos da Marvel Studios. O lado bom, é que a série ganhou mais liberdade e criou uma identidade própria, durando 7 TEMPORADAS e mais de 130 episódios.
Mas, mesmo tendo feito sucesso e durado um bom tempo, seus fãs ainda lamentam o fato dela ser tão ignorada no MCU.
Pra piorar essa polêmica e discussão, o novo livro oficial da linha do tempo e cronologia dos filmes e séries do MCU não traz nenhuma menção à série!
A informação e análise vem do The Direct. Confira:
Ao pesquisar mais profundamente, incluindo no index, é fácil ver que todo material de Agents of SHIELD foi completamente omitido. Não há nenhuma menção à Terrigen, Motoqueiro Fantasma ou Chronicoms. Além disso, nada de séries como Demolidor, Manto e Adaga ou Fugitivos foi listado.
Seria esse o prego no caixão da discussão se Agents of SHIELD é canônica no MCU ou não?! Comente o que você acha logo abaixo e continue de olho aqui no Legado da Marvel para mais informações e curiosidades.
O próximo lançamento do MCU, indiscutivelmente canônico, é a segunda temporada de Loki. Confira os detalhes logo abaixo!
Apesar de alguns coisas chatinhas (tipicas de todas as séries) AoS era muito bacana, era fácil se apegar aos personagens.
Manto e Adaga e bem legal na 1º temporada, mas não aguentei 2 episodios da 2º e Fugitivos merecia ter ido mais longe, era muito divertido.
Agentes da Shield era ótimo! Mas infelizmente não deram o devido valor que ela merecia. Os acontecimentos da série iriam ajudar e muito a nova fase da Marvel.
Foi uma das melhores séries de todos os tempos. Simplesmente uma revolução quando se fala em personagens atores efeitos visuais. Nada comparado com essa esculhambação que estão fazendo hoje dos heróis da Marvel. Infelizmente todos os personagens da Marvel estão sendo roteirizados em comédia perdendo totalmente o foco da trama original dos personagens. Infelizmente nem tudo pode ser transformar em comédia. A Marvel precisa urgentemente recuperar a sua credibilidade diante dos fãs. Enquanto o mentor da Marvel, Stan Lee, tinha participação direta, ainda se tinha tramas relevantes. Infelizmente tudo virou uma comédia. Tudo indica que Marvel está perdendo sua essência.