O Incrível Hulk (2008): 20 Curiosidades sobre o filme!
- Siga o Legado da Marvel no Instagram clicando aqui!
- Se inscreva no nosso canal do YouTube clicando aqui!
11 anos atrás, a Marvel Studios emplacava seu segundo filme nos cinemas com O Incrível Hulk! Vindo poucos meses após o sucesso do primeiro Homem de Ferro, o estúdio dava mais um passo na construção de seus Vingadores. Afinal, pela primeira vez, vimos dois heróis diferentes aparecendo no mesmo filme.
Sim, a cena final onde Tony Stark encontra o General Ross era apenas uma amostra do que teríamos anos depois. Além de nos acostumar com o padrão de cenas pós-créditos do estúdio! Você já viu aqui antes um ótimo artigo com 23 curiosidades de Homem de Ferro, e agora, falaremos de curiosidades do finado Incrível Hulk de Edward Norton! Bora lá!
Aparentemente, o diretor Louis Leterrier queria Mark Ruffalo para o papel de Banner! Entretanto, a Marvel insistiu em Edward Norton. Ironicamente, Ruffalo acabou substituindo Norton como o Hulk anos depois!
Um dos easter-eggs mais icônicos da Fase 1 do MCU está nesse filme! No começo alternativo presente no DVD e Blu-Ray, é possível ver o Capitão América congelado com seu escudo! Justamente na cena onde Banner tenta o suicídio, mas é interrompido pelo Hulk. O soro do super soldado que confere os poderes a Steve Rogers, é mencionado no filme pelo personagem de Tim Roth!
O congelado Capitão América!
A atriz Liv Tyler, que interpreta Betty Ross, aceitou o papel no filme sem mesmo ler o roteiro.
No começo do filme vemos Banner passeando entre vários canais na TV. Um dos canais em que ele para, está exibindo uma série antiga protagonizada por Bill Bixby. Bill, é nada menos que o Bruce Banner da antiga série do Incrível Hulk dos anos 70! Que homenagem!
Depois dos incidentes e destruição envolvendo o Hulk na Universidade Culver, dois jovens são entrevistados para falar sobre o ocorrido. Esses dois jovens são chamados de Jack McGee e Jim Wilson. McGee, era o repórter obssessivo que vive atrás do Hulk na série dos anos 70. Já Wilson, é o sobrinho de Sam Wilson, o Falcão, que se torna amigo do Hulk nas HQs.
Confira mais curiosidades nas próximas páginas!
Em uma das cenas, Betty compra para Bruce uma calça roxa. Essa é uma piada direta às HQs, onde Banner/Hulk estão sempre com uma calça roxa.
Paul Soles interpreta Stanley, o dono da pizzaria que acolhe Bruce. O ator dublou Bruce Banner na série animada do Hulk de 1966. O nome também é uma referência ao criador do herói, Stan Lee.
Edward Norton escreveu boa parte do roteiro durante as filmagens. Em alguns pôsteres, seu nome está incluso como roteiro sob um pseudônimo. Entretanto, o sindicato dos roteiristas vetou o crédito do ator na categoria, creditando apenas Zak Penn.
Sr. Harrington – Antes e Depois
The Lonely Man: a melancólica música no piano que é um dos temas da série dos anos 70 do herói, pode ser escutada nesse filme na cena onde Banner caminha por um mercado em Chiapas, México.
Martin Starr interpreta um estudante que dá a senha do wifi da universidade para Banner. Starr retornou ao MCU interpretando o professor Harrington em Homem-Aranha: De Volta ao Lar e Longe de Casa. Isso fez os fãs criarem a teoria de que o personagem de O Incrível Hulk seria um Harrington mais jovem, ainda na faculdade. Isso mais tarde foi confirmado pelo próprio Kevin Feige!
Confira mais curiosidades na próxima página!
No começo do filme, é possível ver rapidamente uma lista de pessoas associadas a Banner. Entre elas, temos o nome de Rick Jones. Nas HQs, Bruce se torna o Hulk ao salvar Rick da explosão de raios gama sendo testada na região. Portanto, Rick acaba se tornando um grande amigo de Banner, além dele mesmo se tornar num monstro gigante em algumas HQs.
A atriz brasileira Débora Nascimento, famosa por novelas como Avenida Brasil e Verão 90, interpreta uma vizinha que ajuda Bruce Banner a escapar da favela quando perseguido pelo exército. Outro brasileiro presente é o famoso lutador de jiu-jitsu Rickson Gracie.
Lou Ferrigno – o Hulk da série dos anos 70 – interpreta um segurança que deixa Banner entrar na faculdade. No mesmo filme, Lou também fez a voz do próprio Hulk.
Brasil representando na Marvel Studios!
Tim Blake Nelson intepreta Samuel Sterns, cujo personagem nas HQs é o vilão Líder! No fim do filme, vemos sua cabeça sofrendo uma mutação ao receber uma gota do sangue de Banner nela. Esse é um gancho direto pro personagem virar de fato o Líder. Entretanto, seu retorno ao MCU ainda não ocorreu.
Nas HQs, o Abominável tem um visual bem diferente: ele é todo verde, escamoso e com orelhas, parecendo até um réptil. Porém o diretor Louis Leterrier achava não ter sentido nesse visual ser adaptado às telonas, já que não havia nenhuma mistura com répteis em sua origem. Portanto, o visual foi alterado para o que conhecemos, descrito como uma versão do Hulk que deu ainda mais errado.
Confira mais curiosidades na próxima página!
No final do filme, Bruce recebe um pacote destinado a “David B”. Nas HQs, o nome do personagem variou de David para Bob, até se fixar de vez em Bruce. David também foi o nome usado para o herói na série dos anos 70!
Após derrotar o Abominável, um helicóptero passa por cima do Hulk. A luz sobre ele é tão forte que faz sua pele parecer mais cinza do que verde. O que é uma clara referência ao fato da pele do Hulk ter sido cinza nas primeiras edições das HQs!
O personagem de Ty Burrell no filme é o Dr. Leonard Samson, que está num relacionamento com Betty. Nas HQs, Samson de fato teve um relacionamento com Betty, além de também ter sido exposto aos raios gama e ganhado super poderes! Samson é um dos coadjuvantes mais famosos das HQs do Hulk, e foi adicionado ao filme graças a Edward Norton!
Ty Burrell como Samson x Samson nas HQs.
Segundo o diretor, a cena final do filme foi feita para ser ambígua. Afinal, ela pode servir tanto para mostrar que Banner enfim controlaria o Hulk, quanto para mostrar que ele ainda poderia se tornar uma ameaça. A Marvel, obviamente, optou pela primeira escolha, com Banner controlando o Hulk sendo um ponto alto de Os Vingadores. Entretanto, a trama do Hulk ser de fato uma ameaça, chegou a ser usada tanto nesse filme quanto em Era de Ultron!
A origem do Hulk no MCU é uma mistura da origem do universo Ultimate com a da série dos anos 70. No Ultimate, temos Bruce e outros tentando recriar o soro do Capitão América. Na série, Banner é exposto aos raios gamas em um acidente. Inclusive, o acidente é quase uma recriação exata ao que vimos na série antiga, outra baita homenagem!
[quads id=3]
LEIA TAMBÉM!
-
Torneio e poderes: Possível vazamento entrega a trama de Shang-Chi – confira!
-
Marvel revela o trailer de X-Men!
Não se sabe ainda sobre o retorno do Hulk ao MCU! Porém, um elemento icônico do herói irá ganhar sua série: a She-Hulk! Além dela, outras séries do MCU para a Disney+ serão Falcão e Solado Invernal, WandaVision, Loki, Gavião Arqueiro, Ms. Marvel e Cavaleiro da Lua. Leia mais: Fonte afirma que a Betty Ross irá retornar em She-Hulk – saiba mais!