Em sua terceira semana na bilheteria brasileira, Pantera Negra: Wakanda para Sempre continuou na liderança, com 440 mil ingressos vendidos e R$ 7.4 milhões arrecadados.
Ao todo, o filme da Marvel possui 4.36 milhões de público e R$ 87 milhões de renda. É um total superior ao do concorrente da DCAdão Negro, que possui 4.23 milhões de ingressos e R$ 78 milhões em bilheteria após 6 semanas em cartaz.
Portanto, após ultrapassar o anti-herói interpretado por Dwayne Johnson, Pantera Negra 2 é agora oficialmente a sexta maior bilheteria para um filme de 2022 no Brasil, tanto em público quanto em renda.
O terceiro fim de semana de Wakanda para Sempre começou prejudicado pela estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo na quinta, porém as bilheterias se recuperaram na sexta, sábado e domingo. De um modo geral, em épocas de Copa os filmes em cartaz só são prejudicados nos dias em que o Brasil joga.
PUBLICIDADE
Assim, é um bom sinal que Pantera Negra 2 tenha se recuperado após o jogo entre Brasil e Sérvia. No entanto, se comparado com outros blockbusters de bilheteria similar, o desempenho de Wakanda ainda deixa muito a desejar.
O primeiro Pantera Negra, por exemplo, vendeu quase 800 mil ingressos em seu terceiro fim de semana, porém, como dito aqui antes, seu desempenho foi muito fora do normal para um filme solo do MCU graças ao boca a boca. Ainda assim, a terceira semana de 440 mil entradas de Wakanda para Sempre foi inferior às de Logan (678 mil ingressos, e isso competindo contra a monstruosa abertura de A Bela e a Fera), Thor: Ragnarok (623 mil) e Amor e Trovão (517 mil), Deadpool (607 mil), Homem-Aranha: De Volta ao Lar (588 mil), sua sequência Longe de Casa (494 mil, e isso enfrentando a estreia recorde de O Rei Leão) e Batman (587 mil).
PUBLICIDADE
O total de 4.36 milhões do filme estrelado por Letitia Wright e Angela Bassett é consideravelmente abaixo dos de Logan, De Volta ao Lar e Longe de Casa (que já tinham ultrapassado a casa dos 5 milhões de público), Ragnarok e o primeiro Pantera (4.93 milhões cada um), Mulher-Maravilha e Batman (4.79 milhões cada) e mesmo Deadpool (4.68 milhões).
Pelo lado positivo, a queda de Wakanda de 40% em comparação com a semana anterior foi bastante decente, ainda mais considerando o jogo do Brasil. Pode não ser uma sustentação tão inacreditável quanto as de Pantera (-27%) e Mulher-Maravilha (que, graças ao boca a boca, cresceu quase 8% na terceira semana ao invés de cair), mas é bem dentro da média para um blockbuster desta estatura.
PUBLICIDADE
Tirando as exceções à regra como os primeiros filmes solo de T’Challa e Diana Prince, filmes de quadrinhos desse tamanho costumam ter vendido entre 77% e 81% de seus públicos finais até a terceira semana. Isso daria um total entre 5.4 milhões e 5.7 milhões para Pantera Negra 2, o que seria abaixo da casa dos 6 milhões (ultrapassada por Ragnarok, Amor e Trovão, Deadpool, Logan, De Volta ao Lar e Longe de Casa), consideravelmente inferior ao primeiro Pantera (7.49 milhões) e até de Batman (5.91 milhões).
Essa é a previsão realista/pessimista. Porém, é possível que, dado a falta de concorrentes, Pantera Negra 2 reaja e consiga chegar aos 6 milhões de público, ou ao menos perto disso. Afinal, a falta de competidores similares permitiu que Amor e Trovão eventualmente ultrapassasse Ragnarok apesar de ficar abaixo dele por boa parte de seu período nos cinemas. Tudo vai depender de como Wakanda vai se sair nas próximas semanas.
PUBLICIDADE
Fique ligado aqui no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre é o título oficial da continuação de um dos maiores sucessos do MCU, marcado para 10 de Novembro de 2022! Apesar de não ter revelado o destino de T’Challa, a Marvel confirmou que não substituirá o ator Chadwick Boseman, falecido em agosto de 2020.
As novidades incluem a estreia de Dominique Thorne como a Coração de Ferro, antes de sua série no Disney+. Tal como Tenoch Huerta, que dará vida ao NAMOR, um dos heróis (e mutantes) mais antigos das HQs da Marvel! Depois de fazer história, Ryan Coogler retorna como diretor e roteirista. O filme já está em exibição nos cinemas do Brasil, corre lá pra assistir!
Tiago Vieira
Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuar a navegar, você está de acordo com isso. Para saber mais, acesse: Política de privacidade.