Pantera Negra vs Namor: Como o conflito começou nos quadrinhos

Conflito Namor vs Pantera Negra dos quadrinhos será adaptado para o cinema

O próximo longa do MCU, Pantera Negra: Wakanda para Sempre, vai focar na rivalidade entre dois países da Marvel: a citada Wakanda e o reino subaquático governado por Namor. Nos quadrinhos, esses dois locais e seus respectivos governantes já travaram diversas batalhas, com resultados graves para ambos os lados.

      LEIA TAMBÉM!

Confira como essa guerra começou nas HQs!

Quem é Namor?

Criado em 1939, Namor McKenzie, o Príncipe Submarino, é um dos primeiros personagens da editora que depois se transformaria na Marvel que conhecemos. Filho de um marinheiro humano, de nome Leonard McKenzie, e a princesa de Atlântida Fen, ele é um híbrido entre homem e atlante.

Durante a Segunda Guerra Mundial, ele combateu as forças do Eixo junto ao Capitão América, o Tocha Humana original e outros heróis da Era de Ouro dos quadrinhos.

A partir dos anos 60, Namor reapareceu nas histórias do Quarteto Fantástico, X-Men e Vingadores. Porém, em muitas ocasiões ele foi usado não como herói, mas como antagonista desses grupos. Namor foi retratado como sempre muito comprometido com a defesa de Atlântida, e isso, somada à sua antipatia pelas pessoas da superfície (que emporcalham os oceanos e prejudicam a vida marinha) o colocou em rota de colisão com outros heróis – em especial, como você vai ver, com o Pantera Negra.

Além disso, nos anos 80 um retcon transformou Namor no Primeiro Mutante do Universo Marvel, uma característica que deve ser mantida nos cinemas. Nas HQs, seu status de mutante já o fez lutar lado a lado tanto com os X-Men quanto com seus inimigos, a Irmandade dos Mutantes de Magneto.

Nos últimos anos, porém, sua rivalidade com Wakanda cresceu a níveis alarmantes.

Namor comandou um tsunami contra Wakanda

Na saga Vingadores vs X-Men, publicada em 2012, a Força Fênix (a mesma de Jean Grey) retornou à Terra e escolheu cinco mutantes para dividir seu gigantesco poder cósmico. Um deles era Namor, que viu seus poderes aumentarem exponencialmente.

Os Vingadores, preocupados com o dano que a Fênix poderia causar, resolveram interferir. Durante uma batalha entre os Heróis Mais Poderosos da Terra e os cinco mutantes, a Feiticeira Escarlate acabou ferindo gravemente Namor. Com medo, Wanda se refugiou em Wakanda, porém um furioso Namor, empoderado pela Força Fênix, criou um tsunami para inundar a nação africana.

Eventualmente, os Vingadores e as forças de Wakanda conseguiram expulsar os atlantes, mas não sem graves perdas para T’Challa e seu país. Tudo isso culmina numa grande batalha contra o Quinteto Fênix, que você pode conferir aqui.

Wakanda contra-ataca

Um violento conflito entre os dois países começou, até que finalmente Namor ofereceu um acordo de paz a Shuri, que na época era a Pantera Negra de Wakanda.

Entretanto, enquanto isso ocorria, o supervilão Thanos e sua Ordem Negra chegaram à Terra, dando início à saga Infinito. Frente a ameaça, T’Challa e Namor (que na época faziam parte do grupo conhecido como Illuminati), deixaram suas diferenças de lado para enfrentar o Titã Louco.

No entanto, aproveitando-se da distração de Namor, Shuri ignorou o acordo de paz e ordenou um ataque massivo contra Atlântida, destruindo a cidade e matando vários de seus soldados.

Eventualmente, Thanos acaba fazendo uma visita às ruínas de Atlântida em busca de uma das Joias do Infinito. Namor, porém, mente para o vilão e diz que o artefato está em Wakanda. Assim, o Titã Louco e sua Ordem Negra ordenam um violento ataque contra a nação africana, que serviu de inspiração para a batalha vista nos cinemas em Vingadores: Guerra Infinita.

Com os dois reinos totalmente destruídos pela guerra, as hostilidades entre Wakanda e Atlântida acabaram cessando. No entanto, Pantera Negra e Namor se mantêm como desafetos até hoje nos quadrinhos.

No MCU, a nação de Atlântida será substituída por país de inspiração asteca Talokan em Pantera Negra 2. Porém, a rivalidade entre esse povo e os heróis de Wakanda estará mantida. Ansioso para ver esse confronto nas telonas? Comente com a gente!

E enquanto Pantera Negra: Wakanda para Sempre não chega, confira o primeiro embate entre as forças de Wakanda e Atlântida em Vingadores vs X-Men aqui.

[fonte: Canaltech, Omelete]

MAIS SOBRE PANTERA NEGRA 2

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre é o título oficial da continuação de um dos maiores sucessos do MCU, marcado para 10 de novembro de 2022! Apesar de não ter revelado o destino de T’Challa, a Marvel confirmou que não substituirá o ator Chadwick Boseman, falecido em agosto de 2020.

Honrando o seu legado e levando a história de Wakanda adiante, o elenco conta com o retorno de Letitia Wright (Shuri), Lupita Nyong’o (Nakia), Angela Bassett (Ramonda), Danai Gurira (Okoye) e Winston Duke (M’Baku).

As novidades incluem a estreia de Dominique Thorne como a Coração de Ferro, antes de sua série no Disney+. Tal como Tenoch Huerta, que dará vida ao NAMOR, um dos heróis (e mutantes) mais antigos das HQs da Marvel! Depois de fazer história, Ryan Coogler retorna como diretor e roteirista.

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Sair da versão mobile