Thor: Ragnarok detona expectativas e estreia com mais de US$ 100 milhões

Nem mesmo as previsões mais otimistas da indústria imaginavam o tamanho da estreia internacional de Thor: Ragnarok. A comédia de ação estrelada por Chris Hemsworth, Tom Hiddleston, Cate Blanchett e Tessa Thompson abriu em cerca de 52% dos países que estão agendados para recebê-la uma semana antes de sua estreia nos Estados Unidos, faturando US$ 109,1 milhões. Trata-se de um valor acima das últimas previsões, que colocavam a estreia internacional do longa entre US$ 85 milhões e US$ 100 milhões.

 

     LEIA TAMBÉM!

 

Além disso, o Deus do Trovão deixou alguns de seus colegas na Marvel comendo poeira (quem diria, hein?). Segundo reportagem do Deadline, a estreia de Ragnarok foi 6% melhor que a de Guardiões da Galáxia Vol. 2, 24% melhor que a de Doutor Estranho e incríveis 36,5% maior que a de seu antecessor, Thor: O Mundo Sombrio, no mesmo conjunto de países e com as taxas cambiais atuais.

 

Enfrentando praticamente nenhuma concorrência de peso e recebido por um público sedento por um blockbuster de ação, o longa comandado por Taika Waititi liderou em praticamente todos os territórios que estreou. No Reino Unido, por exemplo, Ragnarok foi recebido com US$ 16,2 milhões, uma estreia 28% maior que a de Doutor Estranho e a maior abertura para o mês de outubro por lá afora os filmes de James Bond. Na Coreia do Sul foram US$ 15,7 milhões, quase 70% acima da estreia de Guardiões da Galáxia Vol. 2, enquanto na Austrália o longa também superou os debutes da sequência espacial de James Gunn e da fantasia estrelada por Benedict Cumberbatch, além de também bater o recorde de melhor estreia em outubro. Já o Brasil foi o quarto melhor mercado para Ragnarok neste fim de semana, mais uma vez comprovando o amor dos brasileiros por filmes de super-heróis. Lembrando que a análise mais aprofundada da estreia de Ragnarok no Brasil você vai ler amanhã aqui no Legado da Marvel! 🙂

 

 

Finalmente, o longa teve uma ótima performance em países como a França, Itália e em diversos territórios no Sudeste Asiático e na América Latina, estabelecendo recordes de abertura para o mês de outubro em boa parte deles. Enquanto isso, na Nova Zelândia, terra natal do diretor Waititi, Ragnarok teve a melhor bilheteria de estreia do ano, superando hits como A Bela e a Fera, Velozes & Furiosos 8, Meu Malvado Favorito 3, entre outros. Na semana que vem, o filme chegará aos outros mercados importantes que ainda precisam recebê-lo, incluindo Japão, México, Alemanha, Rússia, China e, claro, os Estados Unidos.

 

     LEIA TAMBÉM!

 

Dito isso, e levando em consideração que concorrentes como Liga da Justiça, Viva: A Vida é Uma Festa e Star Wars: Os Últimos Jedi estão cada dia mais próximos para disputar com Ragnarok a atenção da audiência, qual pode ser a bilheteria final dessa terceira aventura do Deus do Trovão? Claro que nada disso é uma previsão no melhor estilo Mãe Dinah, porém, baseado na performance anterior dos filmes do MCU, especialmente nos dois longas anteriores de novembro, podemos fazer uma estimativa.

 

 

O Mundo Sombrio, por exemplo, faturou cerca de 25% de seu total internacional (leia-se: fora dos EUA) no fim de semana de estreia. Já Doutor Estranho se segurou melhor nas semanas que se seguiram, de forma que sua abertura respondeu por apenas 19,7% do total de sua bilheteria internacional. Assim, caso Ragnarok desempenhe como Mundo Sombrio, irá encerrar sua carreira com US$ 436,4 milhões, enquanto um desempenho similar ao de Doutor Estranho leva o filme a terminar com excelentes US$ 553,8 milhões.

 

     LEIA TAMBÉM!

 

Particularmente, eu creio mais na segunda hipótese, afinal, O Mundo Sombrio teve uma desvantagem que Ragnarok e Estranho não tiveram: suas críticas medianas. Atualmente o filme com as piores críticas do MCU, o segundo Thor logo perdeu relevância conforme pesos pesados como Jogos Vorazes: Em Chamas, O Hobbit: A Desolação de Smaug e a bilionária animação Frozen: Uma Aventura Congelante foram conquistando seu espaço com o público ao longo do final de 2013. Já Doutor Estranho foi melhor recebido por crítica e público e assim conseguiu se segurar bem mesmo enfrentando os sucessos Animais Fantásticos e Onde Habitam e Rogue One: Uma História Star Wars. Dessa forma, a aclamação recebida por Ragnarok será sua principal arma quando seus concorrentes chegarem ao mercado.

 

 

Claro, houveram alguns filmes do MCU que conseguiram sustentações ainda melhores após sua estreia, como Capitão América 2: O Soldado Invernal, Guardiões da Galáxia e Homem-Formiga, que renderam apenas entre 15% e 17% de seus totais internacionais no primeiro fim de semana. No entanto, tais filmes, além da boa recepção da crítica e do público, também não enfrentaram quase nenhuma concorrência relevante por semanas – um luxo que Ragnarok não terá. Mesmo assim, se o longa conseguir se segurar frente aos rivais (em especial, claro, Liga da Justiça), então terá uma chance de ser o quarto filme de super-heróis do ano a ultrapassar os US$ 800 milhões globalmente.

 

     LEIA TAMBÉM!

 

Afinal, as últimas previsões para a estreia americana de Ragnarok apontam para uma abertura com imensos US$ 125 milhões, o que seria a segunda maior do ano para um filme de super-heróis em 2017, atrás apenas da estreia de Guardiões 2. Caso isto aconteça e nas semanas seguintes o longa tenha um desempenho similar ao de Doutor Estranho (nossa principal base de comparação aqui), terminará sua carreira nos EUA com gigantescos US$ 341,8 milhões. Some isso aos US$ 550 milhões fora dos Estados Unidos que estimamos anteriormente, e você tem uma bilheteria final de quase US$ 900 milhões.

 

 

Enfim, pode ser que isso aconteça, ou pode ser que o longa caia mais bruscamente com a chegada de seus concorrentes, levando-o a uma bilheteria final de “apenas” US$ 700 milhões. De toda forma, por enquanto o importante é que o Deus do Trovão teve uma excelente largada.

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.