Thunderbolts pode ter abertura maior que a de Shang-Chi

Novas previsões para a bilheteria de Thunderbolts foram divulgadas e o filme pode ter uma estreia superior à de Shang-Chi.

Novas previsões para a bilheteria de Thunderbolts* foram divulgadas e o filme pode ter uma estreia superior à de Shang-Chi.

Thunderbolts* chega aos cinemas na semana que vem! As expectativas para sua bilheteria vem crescendo a cada dia.

Em uma matéria sobre a abertura em potencial de Lilo & Stitch (confira aqui!), o Deadline informa que as vendas de ingressos nos EUA para a estreia de Thunderbolts estão à frente das de Shang-Chi.

O longa sobre o artista marcial arrecadou US$ 75,3 milhões em seus três primeiros dias na bilheteria americana. Talvez Shang-Chi não seja a melhor comparação pois, em primeiro lugar, o filme estreou durante a pandemia. Sua abertura ocorreu em setembro de 2021, um momento em que a vacinação avançava.

Segundo, sua estreia ocorreu em meio a um feriado prolongado nos EUA, o que pode ter diluído um pouco seus números de sexta a domingo. Nos quatro dias (sexta a segunda) do feriado, o longa arrecadou US$ 95 milhões.

De toda forma, caso Thunderbolts* chegue a US$ 75 milhões no fim de semana, já estará dentro do esperado nas semanas anteriores.

Apenas duas semanas sem concorrência

Como explicamos aqui, os filmes do MCU que abrem entre US$ 65 milhões e US$ 90 milhões geralmente encerram a carreira entre US$ 175 milhões e US$ 233 milhões na bilheteria americana.

Shang-Chi, um filme bem recebido e com pouca concorrência (duas vantagens que são uma raridade no MCU atual), finalizou com US$ 224 milhões.

Thunderbolts, por sua vez, terá duas semanas de “sossego”. A partir de sua terceira semana os anti-heróis enfrentarão competição forte, com várias novas estreias. A começar por Lilo & Stitch (que é voltado para famílias com crianças) e o último Missão: Impossível.

O filme estrelado por Tom Cruise é voltado para fãs de ação, um dos públicos-alvo de Thunderbolts*. Se o filme da Marvel não agradar e Missão: Impossível for bem recebido, poderemos ver uma reedição de maio de 2022.

Na ocasião, o aguardado filme da Marvel Doutor Estranho no Multiverso da Loucura teve recepção controversa – para dizer o mínimo. Já seu concorrente direto Top Gun: Maverick (também estrelado por Cruise) foi extremamente bem recebido pelo público e crítica. Com isso, Maverick não teve dificuldades para esmagar o Feiticeiro nas bilheterias.

Thuderbolts* será um sucesso ou fracasso?

Independentemente da concorrência, o sucesso de Thunderbolts* dependerá de conseguir recuperar o investimento. Por enquanto ainda não há informações (oficiais ou não) sobre o quanto o longa custou. Mas não seria de se surpreender um orçamento de US$ 200 milhões ou mais.

Após notícias sobre os gastos faraônicos da Disney com suas produções viralizarem na internet, a empresa passou a divulgar números mais conservadores. Oficialmente, Capitão América: Admirável Mundo Novo custou “apenas” US$ 180 milhões.

Dadas as diversas refilmagens pelas quais passou, fica difícil crer neste número. Mas mesmo se ele for real, ainda assim não seria o suficiente para que o filme desse lucro. Com uma bilheteria de US$ 415 milhões global, Capitão América 4 precisaria de pelo menos US$ 540 milhões.

Supondo um custo de produção de US$ 200 milhões, Thunderbolts precisa de chegar a pelo menos US$ 600 milhões globalmente.

Caso abra com US$ 75 milhões nos EUA, ele poderá na hipótese mais otimista atingir um total na bilheteria americana próximo aos US$ 224 milhões de Shang-Chi. Mas para isso, ele precisará superar os concorrentes que chegarão no fim do mês. Ou seja: dependerá da recepção dos críticos e fãs.

E mesmo se ultrapassar os US$ 200 milhões nos EUA, o longa ainda estará dependente de uma performance de pelo menos US$ 400 milhões nos mercados internacionais. E isso num contexto em que a China está muito menos aberta à filmes americanas do que nos anos 2010.

Você acha que Thunderbolts* será um sucesso ou fracasso? Deixe nos comentários aí embaixo, e por fim, fique ligado no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

Fontes: Deadline, The Hollywood Reporter, The Numbers

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
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