Venom 3 tem abertura menor que a dos anteriores no Brasil

Venom 3 acaba de estrear nas bilheterias brasileiras e seus primeiros números são inferiores aos dos filmes anteriores.

Venom 3 tem abertura menor que a dos anteriores no Brasil

Venom: A Última Rodada está em cartaz no Brasil desde a última quinta-feira, 24 de outubro. O longa tem potencial para ser o blockbuster de maior bilheteria por aqui desde Deadpool & Wolverine. Entretanto, seu primeiro dia no país não foi tão bom quanto os dos filmes anteriores.

Segundo informações do Filme B, Venom 3 faturou R$ 2,6 milhões e atraiu 134 mil pessoas aos cinemas nacionais em seu dia de abertura.

Como comparação, o primeiro Venom vendeu 183,3 mil ingressos em seu primeiro dia em 2018. Já o segundo, lançado três anos depois, foi visto por 150 mil pagantes nos cinemas em seu dia de estreia.

Venom encerrou seu primeiro fim de semana com 1,08 milhão de ingressos e R$ 18,6 milhões de arrecadação. Foi a décima maior abertura nas bilheterias brasileiras de 2018, uma época em que os filmes da Marvel estavam no auge.

Nada mal considerando que o longa estreou no fim de semana do primeiro turno das eleições presidenciais e foi recebido com péssimas críticas.

No fim das contas, o primeiro filme de Tom Hardy como Eddie Brock saiu de cartaz com 4,6 milhões de ingressos e R$ 72 milhões de arrecadação. Trata-se do 12º filme de maior público no Brasil em 2018. Curiosidade: contando Venom, seis das 12 maiores bilheterias daquele ano no país foram filmes de super-heróis.

Quatro delas eram da Marvel: Vingadores: Guerra Infinita (14,6 milhões de ingressos vendidos/R$ 238 milhões) Pantera Negra (7,49 milhões/R$ 121 milhões) Deadpool 2 (4,67 milhões/R$ 67,4 milhões) e o simbionte.

Já o segundo foi um dos primeiros blockbusters a estrearem quando a pandemia chegava ao fim. Sua abertura na época foi a maior nas salas nacionais desde 2019, antes da Covid 19 fechar as salas.

Venom 2 fez uma boa bilheteria

Tida como um sinal de que o espectador estava ansioso para voltar a assistir grandes produções na telona, a estreia de Tempo de Carnificina foi logo superada pelas de Eternos (1,13 milhão de ingressos). E, claro, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (4,54 milhões).

Venom 2 terminou com bilheteria inferior à do primeiro: R$ 67 milhões e 4,09 milhões de ingressos vendidos. Ainda assim, foi a quarta maior bilheteria de 2021, logo atrás de Sem Volta para Casa (17,9 milhões/R$ 324 milhões), Velozes & Furiosos 9 (4,2 milhões/R$ 71,3 milhões) e Eternos (4,1 milhões/R$ 71,2 milhões).

Entretanto, com ou sem pandemia, a situação de hoje em dia é muito mais desfavorável para um terceiro Venom do que nas épocas dos dois longas anteriores.

Em 2018, como você viu acima, filmes de super-heróis estavam no auge. De modo que mesmo uma produção tão criticada quanto esta ainda era capaz de fazer ótimos números.

E em 2021, com a reabertura das salas, o público priorizou blockbusters de franquias e gêneros com as quais estava familiarizado antes da pandemia, como filmes de heróis e séries como Velozes & Furiosos.

Apenas quando ir aos cinemas voltou a ser um ato regular que a audiência foi, lentamente, descobrindo os prazeres de outros tipos de filmes que não envolvam personagens da Marvel e DC.

Vide: Top Gun: Maverick, Avatar: O Caminho da Água, Barbie, Oppenheimer, Divertida Mente 2, entre outros. Enquanto isso, a onipresença de super-heróis agora também nos serviços de streaming só ajudou a deixar o público ainda mais cansado.

Venom 3 pode sofrer com fracassos do SUMC

No caso do Venom há ainda um agravante: o chamado SUMC – Universo Sony de Personagens da Marvel, em tradução livre.

Em outras palavras, na época em que Venom e Venom: Tempo de Carnificina estavam em cartaz, a audiência ainda não havia sido “presenteada” com Morbius e Madame Teia. Tais filmes só contribuíram para a ideia de que nenhum dos filmes da Sony sem o Homem-Aranha vale a pena.

E aliás longas como As Marvels, Thor: Amor e Trovão e Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania só garantiram ao espectador que nem mesmo o MCU estava a salvo de lançar filmes ruins.

Será que o sucesso de Deadpool & Wolverine vai ajudar a reverter a onda de negatividade das produções da Marvel? Só saberemos ao final deste primeiro fim de semana.

Mas uma coisa é certa: longas como Capitão América: Admirável Mundo Novo e Thunderbolts precisarão de um zeitgeist positivo para os super-heróis se quiserem prosperar.

Em resumo: Se A Última Rodada fracassar, a missão de tais longas acabará sendo bem mais difícil.

Você já assistiu ao filme? Comente com a gente logo abaixo, e por fim, fique ligado no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!

Fonte: Filme B

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
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