PUBLICIDADE

Vingadores 4: Guia completo da viagem no tempo e linhas alternativas do Ultimato

Vingadores: Ultimato foi além do esperado para o 4º filme da equipe, com uma confusa viagem no tempo, que explicaremos de uma vez por todas!

PUBLICIDADE

Após o impactante e assustador massacre de Thanos no final de Vingadores: Guerra Infinita, entramos num verdadeiro limbo. Seja no de informações e no emocional. Por um bom tempo, nossos heróis favoritos estavam mortos, e nada sabíamos do que viria a seguir. Não é à toa que por muito, muito, muito tempo o Ultimato só era conhecido como… Vingadores 4!

O mistério em cima do título só ajudou a aumentar – e piorar – a ansiedade dos fãs, assim como o mistério envolta do filme. Afinal, como diabos a história continuaria? Como diabos os Vingadores iriam conseguir se vingar do Thanos e reverter todo o mal que fora causado ao universo inteiro?

PUBLICIDADE

Foi genial o quanto a Marvel Studios nos provocou quase 8 meses de luto, tristeza e intensas teorias. Obviamente, se você acompanhou o Legado da Marvel ao longo daquele período, você não ficou tanto tempo assim no escuro. Já que ainda no final de 2017 fotos vazadas das filmagens do filme nos deu uma preciosa dica. Assim como um absurdo spoiler.

Naquela época, tivemos o vazamento daquelas fotos icônicas com um velho Tony Stark (Robert Downey Jr.) Homem-Formiga (Paul Rudd), Hulk (Mark Ruffalo)e o Capitão América (Chris Evans) de volta na Batalha de Nova York de 2012! Ao mesmo tempo tivemos fotos de Tony, Thor e o Loki, todos com os exatos mesmos visuais do primeiro Vingadores.

[quads id=2]

PUBLICIDADE

Essa foto vazou ANTES de Vingadores: Guerra Infinita chegar aos cinemas!

O primeiro cenário deixou claro, enquanto o segundo podia nos enganar com a ideia de flashbacks. Mas não teve erro: era viagem no tempo! A solução natural para reverter o estalo de Thanos se tornou ainda mais obrigatória após o Titã Louco ter destruído todas as Joias. É, o miserável era mesmo um gênio.

PUBLICIDADE

Acabou que a viagem no tempo se tornou algo obrigatório para a trama do filme em si, e acabou se encaixando perfeitamente para a proposta de nostalgia que o filme propôs a nos jogar. O Ultimato foi o fim de uma era no MCU, encerrando a história de muitos de nossos heróis favoritos, e encerrando a primeira formação dos Vingadores.

[quads id=2]

PUBLICIDADE

Então, nada mais justo do que aproveitar a oportunidade para relembrar e revisitar vários momentos e filmes antigos que vivemos ao longo desses 11 anos. Foi uma jogada muito bem bolada, mas o verdadeiro elemento do sucesso dessa viagem no tempo foi algo além disso.

Nós já vimos inúmeros filmes de viagem no tempo por toda a história do cinema, games, séries, HQs, livros. É um elemento fantástico e de ficção científica que sempre encantou aos fãs, por se tratar de algo que todo mundo gostaria de poder fazer. Então, foi aí que a equipe dos roteiristas Christopher Markus, Stephen McFeely e os diretores Joe e Anthony Russo tiveram uma ideia genial.

PUBLICIDADE
rtc-config='{ "urls": ["https://udr.uol.com.br?tag=publicidade&fmt=amprtc","https://page-context.uol.com.br/api/get-amp-page-context?url={{escapeURL}}"], "vendors": {"prebidappnexuspsp": {"PLACEMENT_ID": "24660215"}}, "timeoutMillis": 1000}' class="i-amphtml-layout-fixed i-amphtml-layout-size-defined" style="width:320px;height:50px" i-amphtml-layout="fixed">

[quads id=2]

Roteiristas e os Irmãos Russo bolando a viagem no tempo do Ultimato

Eles trouxeram a viagem no tempo para o novo filme, mas de uma maneira que fosse única e exclusiva do MCU, e que se encaixasse com todas as ciências e tecnologias já apresentadas até então. E pelo fato do filme não seguir as leis de viagem no tempo mais simples e conhecidas pelo grande público, muita gente ficou bastante confusa.

Ficou bastante confusa e ainda continua sem entender exatamente o porquê disso ou daquilo. E é engraçado o quanto o próprio filme brinca com essas concepções, tendo até o Rhodes e sua famosa sugestão de matar o bebê Thanos. Bom, o filme com certeza seria muito mais simples se as coisas fossem desse jeito, e não chegaria nada perto de suas 3 horas.

[quads id=2]

O filme tem suas regras peculiares de viagem no tempo, e também possui suas consequências peculiares! Por mais que os Vingadores tenham tido todo o cuidado de devolver as Joias, muitas coisas foram provocadas na linha do tempo do Universo Cinematográfico da Marvel.

Portanto, é hora de tirar todas as suas dúvidas e entender de uma vez por todas, os mínimos detalhes sobre a viagem no tempo do filme. Desde a teoria até ao status atual de todas as linhas do tempo visitadas ou criadas no Ultimato! Prepare a cabeça e vamos para o nosso guia!

[quads id=2]

Vingadores de Volta para o Futuro: Parte 4

Ok, a última coisa que eu quero ser aqui é redundante ou capitão-óbvio! Se você entendeu de primeira todo o lance com a viagem no tempo, tamo junto, e muito obrigado por ler mesmo assim. Caso tenha dúvidas, espero conseguir esclarecer – com todo meu conhecimento em viagem no tempo :p

A questão é que a piada com De Volta para o Futuro não é apenas uma piada, tanto que essa sequência toda de diálogo entre Rhodes, Homem-Formiga, Nebula, Clint e Hulk foi adicionada nas refilmagens do filme. Isso porque nas primeiras sessões-testes do longa, muita gente realmente não entendeu NADA da viagem no tempo do filme.

[quads id=2]

E por mais que o Hulk faça uma analogia complicada (Seu presente se torna o seu passado que não pode ser alterado, etc…), ela é a definição perfeita pro que diabos rola no filme. Nesse caso, você pode viajar ao passado e fazer o que quiser nesse passado e criar um futuro totalmente diferente.

Porém, ao alterar qualquer coisa no passado, você não está alterando o seu presente, mas sim criando uma linha do tempo alternativa. É bem dramático de se pensar nessa concepção de viagem no tempo, já que ela estabelece que o passado que você viveu NUNCA será alterado de fato.

[quads id=2]

Viagem no tempo ao modo das antigas!

Você viveu nele e sempre lembrará, e as pessoas daquela realidade (da qual você partiu para viajar ao passado) continuarão lá com sua realidade não sofrendo a mínima alteração. Ou seja, você nunca alterará o passado. Em vez disso, você apenas visita uma nova linha do tempo, o que cria uma linha de milhares de linhas do tempo.

É por isso que por mais que os Vingadores tenham todo o cuidado para não alterar nada do passado, isso causaria consequências apenas NAQUELAS realidades, sem impacto nenhum na linha principal do MCU que acompanhamos desde o primeiro Homem de Ferro.

[quads id=2]

Se fosse alterável, como eu disse antes, seria apenas matar o bebê Thanos que toda a linha do tempo do MCU seria alterada cortando a presença do Titã Louco, o que mudaria e apagaria todos os filmes da Marvel desde então. Por exemplo, se as coisas acontecessem dessa forma, Guardiões da Galáxia Vol. 3 não teria como existir, já que todo o passado dos Guardiões foi alterado.

Ok, estou falando bastante, mas existe uma maneira muito mais simples de explicar isso. E o curioso é que a Marvel simplesmente NÃO usou essa explicação mais fácil. E qual é essa explicação mais simples? MULTIVERSO! Entenda que a viagem no tempo do MCU não é apenas uma linha temporal constante a qual você pode ir pra trás ou pra frente, como em qualquer outro filme do tema.

[quads id=2]

O passado não deixa de existir, por isso a Nebula de 2014 morreu, e a de 2023 continua viva!

Mas sim várias linhas paralelas e alternativas. Na verdade, eles viajam mais pelo MULTIVERSO do que pelo tempo. Só que em vez de pousar em uma realidade completamente diferente, eles meio que CRIAM essa outra realidade. Que se trata de uma realidade que é visitada por pessoas de outra linha temporal. Consegue entender?

A teoria que eu tenho, é que a Marvel não quis fazer nenhuma menção ao multiverso no Ultimato, para que o tema fosse mais surpreendente na hora de lançar o Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, ou até mesmo Loki. Afinal, a Fase 4 do MCU lidará muito com o multiverso, outras realidades e outras linhas do tempo.

[quads id=2]

Fazendo mais sentido deixar as consequências do Ultimato para depois, e não ficar perdendo tempo prometendo coisas e dando deixas para o pós-Ultimato, já que o que importava ali era o Ultimato e mais nada! E falando em multiverso, vale notar que por mais que tudo termine bem no filme, o Ultimato trouxe algumas alterações importantíssimas em outras linhas do tempo, que NÃO foram consertadas.

E é por isso que listaremos agora pra vocês todas as linhas temporais existentes no MCU em consequência do Assalto no Tempo do Ultimato! Explicaremos cada linha e alguns de seus acontecimentos. Afinal, em algumas dessas linhas do tempo o Tony Stark está VIVO! Tá achando loucura? Ok, então vamos tentar entender isso aí!

[quads id=2]

Linhas do Tempo do MCU conhecidas até agora!

2023/2024

Essa se trata da linha temporal principal do MCU, e a linha que estamos acompanhando lá desde o primeiro Homem de Ferro. É sob essa perspectiva em que tudo visto nesses últimos 12 anos aconteceu, como a reunião dos Vingadores, a Era de Ultron, Guerra Infinita e a dizimação de metade da vida no universo e toda a missão dos Vingadores para trazê-los de volta após a morte de Thanos e a destruição das Seis Joias.

É isso, não tem muito o que apontar sobre essa linha já que o que precisa ser dito está obviamente explicito nos filmes. O Ultimato se passou em 2023 (após o pulo de 5 anos a partir do Guerra Infinita), mas vale lembrar que Homem-Aranha: Longe de Casa se passa em 2024, que pode se tornar o ano atual dos futuros ocorridos na Fase 4 do MCU.

[quads id=2]

2012-B

Vamos agora seguir um pouco da lógica de De Volta para o Futuro para explicar o conceito do nome dessa viagem no tempo. Pois bem, durante o Assalto no Tempo, Tony, Scott, Hulk e Steve voltam para 2012 durante os eventos da Batalha de Nova York lá no primeiro Vingadores. Certo?!

Eles vão lá para pegar tanto a Joia do Tempo quanto a Joia do Espaço e a da Mente, todas em Nova York. Porém, como você sabe bem, o Loki consegue roubar o Tesseract mais uma vez e simplesmente FOGE. O que faz com que Steve e Tony tenham que viajar ainda mais ao passado só para recuperar o Tesseract.

[quads id=2]

No final das contas, sabemos que o Capitão América retornou todas as Joias do Infinito em seus respectivos anos. Porém, o Tesseract que ele devolveu foi o de 1970. Em 2012, Steve devolveu apenas a Joia do Tempo e o Cetro. Vale lembrar também que Steve não anulou todos os erros deles durante a primeira tentativa, sendo que nada daquilo irá deixar de acontecer.

Ou seja, Steve irá devolver o Cetro mesmo depois do Steve de 2012 ter levado uma surra, depois do Loki ter fugido, etc e etc. É como se o Steve aparecesse na cena segundos depois dela acabar. Então, a partir disso é possível a gente determinar o que acontecerá, e como ficará marcada, essa 2012-B. O “B” se deve ao fato dela ser uma versão alternativa dos eventos que ocorreram em 2012 na linha do tempo “A”, que é a nossa principal.

[quads id=2]

O que aconteceu em 2012-B durante e após a fuga de Loki:

[quads id=2]

2013-B

Não há nenhuma grande consequência ou alteração provocada nessa linha do tempo onde Thor e Rocket viajaram até Asgard em 2013. Porém, além do fato de Frigga ter tido uma longa conversa com o seu filho viajante no tempo, vale considerar algumas coisas engraçadas sobre essa linha do tempo.

Sabemos que Steve Rogers devolveu as Joias do Infinito em suas devidas realidades. Então, sabemos que em 2013-B tivemos o Rocket tirando o Éter de Jane Foster, para então vir o Steve e, de alguma maneira, colocar o Éter de volta. Com certeza é muito engraçado imaginar qual seria a reação de Jane e do Thor de 2013 para toda essa maluquice.

[quads id=2]

1970-B

[quads id=2]

2014-B

Esse é com certeza o MAIOR estrago feito pelos Vingadores no continuo espaço tempo. Afinal, ao voltar para 2014, eles provocam grandes mudanças naquela linha do tempo, não apenas simples alterações. Já que o Thanos, Nebula e Gamora encontram um jeito de viajar até 2023.

Não só os três viajam para o futuro, como NENHUM deles volta para a sua linha do tempo original. O Thanos e a Nebula (aqui conhecida como a Nebula do Mal) MORREM, e a Gamora fica perdida e livre para os roteiristas a colocarem em Guardiões da Galáxia Vol. 3! Porém, isso não traz apenas mudanças ao presente da Marvel, mas cria uma assustadora nova linha do tempo, onde isso acontece:

[quads id=2]

[quads id=2]

1945-B

No final do Ultimato, vemos um idoso Steve Rogers se despedindo de Sam e Bucky, além de entregar ao Falcão o seu eterno escudo. Steve devolveu as Joias do Infinito e enfim decidiu largar o manto de Capitão América e viver uma vida em paz, realizando aqui que ele sempre sonhou: ficar com Peggy Carter.

Porém, embora muitos tenham essa concepção errada, lembre-se do que te expliquei sobre a viagem no tempo. O passado de Steve nunca poderá ser alterado de fato. Dessa maneira, o Steve Rogers velho NÃO esteve vivendo esse tempo inteiro no MCU que acompanhamos, e NÃO é o marido de Peggy mencionado em Capitão América: O Soldado Invernal.

[quads id=2]

Ufa, é isso! Curtiu o nosso guia completo ao estilo Doutor Brown? Existe alguma outra dúvida, teoria ou curiosidade sobre a viagem no tempo que eu possa ter esquecido nesse artigo? Comente logo abaixo, nos mande mensagem, ou volte no tempo para me impedir de cometer o erro, tudo é válido!

[quads id=2]

Caso você ainda esteja nessa pira de viagem no tempo e as múltiplas linhas temporais do MCU, mas está com um pouco de preguiça de ler tudo isso mais uma vez, vou deixar pra vocês logo abaixo um antigo vídeo de nosso canal do Youtube. Onde parte do guia está presente em uma maneira muito mais resumida. Quero agradecer a você que leu isso tudo, e fique de olho aqui no Legado da Marvel para mais notícias e artigos!

[quads id=2]

 

       LEIA TAMBÉM!

 

Vingadores: Ultimato é o vigésimo-segundo filme da Marvel Studios, lançado em abril de 2019. Tendo se tornado a maior bilheteria da história do cinema, após meses de apreensão se o filme conseguiria ou não ultrapassar o antigo campeão, Avatar. Recordes à parte, o filme encerrou A Saga do Infinito, e se consagrou como o fim de uma era: a primeira geração do MCU que fora iniciada com o primeiro Homem de Ferro (2008).

O filme contou mais um vez com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely e direção de Joe e Anthony Russo. Em meio a um elenco épico, ficou marcada a última vez em que vimos em tela os Seis Vingadores originais: Robert Downey Jr; Scarlett Johansson, Mark RuffaloChris Hemsworth, Jeremy Renner e Chris Evans. O filme chegou aos cinemas brasileiros no dia 25 de abril de 2019, e atualmente disponível aqui no Brasil pela Amazon Prime Video!

Leia TUDO SOBRE Vingadores: Ultimato!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sair da versão mobile