PUBLICIDADE

Vingadores: Ultimato: Como o filme se conecta com toda a Fase 4 do MCU

Vingadores: Ultimato foi o grande clímax de 11 anos de história da Marvel Studios, e afetará diretamente toda a Fase 4 do MCU!

PUBLICIDADE

Vingadores: Ultimato foi um verdadeiro fenômeno e marco na história do cinema. Afinal, o longa da Marvel Studios se tornou a MAIOR bilheteria de todos os tempos, e criou uma euforia absurda ao redor do filme. Tanto antes, durante e depois de seu lançamento, as pessoas não paravam de surtar sobre ele. De fato, o Ultimato foi um dos encerramentos de saga mais impactantes já testemunhados pelos fãs do cinema.

Nem mesmo os 11 anos de Harry Potter chegaram a esse nível quando foi hora de dar adeus ao bruxo. Nenhuma saga criou um comportamento quase agressivo ao redor dos spoilers, a importância de se surpreender nos cinemas, e o quanto as exibições do filme se tornaram verdadeiras finais de campeonato de futebol.

PUBLICIDADE

Ou você já viu uma sala inteira com 3 mil pessoas gritando tanto como quando o Capitão América ergueu o Mjolnir?! O Ultimato é histórico, se conectando com TODOS os outros 21 filmes anteriores do MCU. Construindo uma narrativa completa com começo, meio e fim da história de muitos heróis como o Homem de Ferro, Capitão América e Viúva Negra.

Além de ser o fim dessa primeira geração do MCU, e ser um final respeitoso para muitos personagens que não veremos mais, o longa também teve a missão de definir alguns caminhos para o futuro. Embora o filme não se preocupe em terminar com um mega gancho ou cena pós-créditos super empolgante. O filme termina como se tivesse um belo e gritante “O FIM”, junto da dança de Steve Rogers e Peggy Carter. Mas por mais que o filme funcione muito bem assim, ele sutilmente dita muitas pontas soltas importantíssimas para o futuro.

[quads id=2]

PUBLICIDADE

O momento mais importante de Vingadores: Ultimato

O Ultimato é uma ferida cuja casquinha e cicatriz continuará sendo coçada e cutucada pelos próximos 10 ANOS da Marvel Studios, isso é um fato. Já que tivemos ainda no ano passado uma prova de como esse trauma será confrontado pelo resto do Universo Cinematográfico da Marvel. Afinal, Homem-Aranha: Longe de Casa é quase que inteiramente um filme apenas para ecoar o luto pela morte de Tony Stark,  tanto para os fãs quanto para as pessoas dentro desse próprio universo.

PUBLICIDADE

Robert Downey Jr. não interpretará mais o seu icônico personagem, mas os seus feitos ecoarão para sempre. Já que não só a perda de um dos maiores super-heróis, como o mundo após Thanos e pós-Blip será o principal fio condutos de todos os próximos filmes da Marvel. Ainda não é hora de apresentar uma nova grande ameaça, já tudo que o Titã Louco fez continua rendendo novas histórias e consequências.

[quads id=2]

PUBLICIDADE

E é sobre isso que falaremos agora. Afinal, Vingadores: Ultimato afetará todo o universo Marvel, sabemos, mas o filme possui vários projetos que serão CONTINUAÇÕES DIRETAS do final do filme. A ramificação das consequências do Ultimato estão em constante expansão, e explicaremos isso tudo para vocês.

[quads id=2]

PUBLICIDADE
rtc-config='{ "urls": ["https://udr.uol.com.br?tag=publicidade&fmt=amprtc","https://page-context.uol.com.br/api/get-amp-page-context?url={{escapeURL}}"], "vendors": {"prebidappnexuspsp": {"PLACEMENT_ID": "24660215"}}, "timeoutMillis": 1000}' class="i-amphtml-layout-fixed i-amphtml-layout-size-defined" style="width:320px;height:50px" i-amphtml-layout="fixed">

FALCÃO E SOLDADO INVERNAL!

Falcão e Soldado Invernal será a primeira série da história do MCU, chegando ao Disney+ em agosto desse ano. A série por si só é bastante promissora, já que estamos falando dos dois coadjuvantes com maior química do estúdio, que são o Sam e Bucky.

A série é a maior continuação direta do Ultimato, já que seguirá as últimas reviravoltas que vimos no filme. Que é, claro, Steve Rogers (e Chris Evans!) finalmente se aposentando do manto de Capitão América, e entregando o título e o seu escudo para Sam Wilson! Agora, veremos os dois melhores amigos e seguidores de Steve, vivendo e se virando como heróis sem o seu grande mestre.

[quads id=2]

Uma das coisas pela qual mais estamos ansiosos, é o fato de que o surgimento do novo Capitão América não será nada fácil. Já que o governo americano NÃO aceitará Sam como o herói, em vez disso, eles lançarão a sua própria versão LICENCIADA do Cap, na forma do Agente Americano.

A verdadeira continuação de Vingadores: Ultimato!

Além de evocar as questões do racismo nos EUA, a série deverá retomar também mais sob a perspectiva política dos EUA após a dizimação de metade das criaturas vivas, e cidadãos americanos, em Vingadores: Guerra Infinita. Isso provavelmente irá retornar a discussão do governo em relação ao Acordo de Sokovia, sobre o qual não tivemos nenhuma atualização entre os dois filmes (Guerra Infinita e Ultimato).

[quads id=2]

Porque por mais que Steve Rogers, Natasha e outros ex-fugitivos do governo pós-Guerra Civil apareçam livres e bem no Ultimato, pode ser que o mesmo não ocorra com Sam e Bucky. Sam ainda pode ter o status de FUGITIVO e em situação não regularizada, enquanto Bucky também permanece um fugitivo do governo, não apenas pelo Acordo de Sokovia mas como por todos os seus crimes internacionais cometidos como Soldado Invernal.

Para tornar a série ainda mais importante para todo o MCU, é aqui que devemos descobrir sobre o que ocorreu com Sharon Carter durante a Guerra Infinita e Ultimato, assim como o vilão Zemo. É um fato que essa série é a verdadeira continuação do Ultimato, e a mais importante. Infelizmente não a prestigiaremos na telona, mas isso não diminui toda sua grandeza e potencial.

[quads id=2]

VIÚVA NEGRA!

Ok, ok, fique calmo! Eu sei que Viúva Negra não mostrará Scarlett Johansson ressuscitando como Natasha Romanoff em alguma linha do multiverso, infelizmente. Em vez disso, teremos o eterno aguardado momento de descobrir mais sobre o passado da nossa maior heroína e responsável pela vitória no Ultimato.

Por mais que o filme da Nat inaugure a Fase 4, ele não deve ter impacto REAL para o andamento da narrativa dessa Fase, embora há rumores que os Thunderbolts sejam introduzidos aqui, e ganhem espaço pela Fase 4 ou 5. Mas vamos esquecer isso por enquanto e focar na Natasha.

[quads id=2]

Já que o filme focará na ex-espiã e assassina confrontando o retorno inesperado de coisas do seu passado, há um curioso momento do Ultimato que com certeza será explorado em partes aqui. E estou falando do momento onde Natasha e Clint encontram o Caveira Vermelha em Vormir. O Caveira então introduz Natasha ao dizer o nome de seu pai, Ivan.

Sabemos que Viúva Negra mostrará o passado e juventude de Nat no programa do Salão Vermelho. E ainda ontem, foi revelado que teremos uma ATRIZ MAIS NOVA que provavelmente interpretará uma versão mais jovem de Nat, podendo ser tanto ela CRIANÇA quanto no início da adolescência.

[quads id=2]

Portanto, não é difícil assumir que isso traga explicações sobre seu passado, seus pais e o quanto ela sabe/não sabe sobre isso tudo. Essas pequenas informações serão muito importantes para o filme da heroína, e criando um vínculo direto com o Ultimato.

WANDAVISION!

Em uma futura maratona do MCU, talvez uma das melhores opções para se assistir logo após o Ultimato, seja WandaVision. Afinal, a Wanda foi um dos grandes destaques da batalha final do filme, sendo uma das mais furiosas de todo o confronto e quem quase destrói o Thanos ali, sozinha, de uma vez por todas.

Passada toda a euforia da batalha, Wanda se encontra com Clint após o funeral de Tony Stark, pensando sobre aqueles que retornaram depois de virarem pó, e aqueles que não. Embora o mundo tenha sido salvo, o mundo de Wanda permanece abalado.

[quads id=2]

A heroína continua sem o seu irmão e sem o seu amado Visão. Então, realmente valeu à pena isso tudo? Eles realmente ganharam? Talvez não a Wanda, e é isso que iniciará todo o processo de distorcer a realidade que veremos em WandaVision, seja isso provocado pela própria Feiticeira ou criado PARA ELA, prometendo dar a ela tudo o que ela sempre sonhou.

[quads id=2]

ETERNOS!

Eternos será um dos filmes mais épicos e importantes para a história de todo o universo existente no MCU. Afinal, o longa ocorrerá ao longo de toda a criação na vida na Terra e vários períodos da história da humanidade, passando desde os tempos mais primórdios até os dias de hoje.

O longa deverá mostrar os Eternos, criados pelos Celestiais, abdicando de seus poderes em prol de viverem vidas “normais”. Porém, em algum momento eles despertarão, e deverão enfrentar os Deviantes. Sendo eles serem que deveriam lutar contra os Deviantes, é interessante de se notar que o próprio Thanos é um tipo de Deviante.

Fazendo com que suas descobertas sobre o Blip – e como eles não fizeram nada para ajudar – afete diretamente na trama do filme. Muitos rumores apontam também que o Blip possa ser o motivo do surgimento dos Mutantes no MCU, e já que os Eternos são todos sobre criações genéticas e mutações, realmente seria o melhor filme para trabalhar ambas as histórias.

[quads id=2]

DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA!

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura também será um tipo de continuação direta do Ultimato, por mostrar mais sobre a perspectiva de Stephen Strange como um dos Blipados. Porém, o longa será realmente mais conectado com WandaVision, ocorrendo logo após o fim da série.

Porém, se há algo interessante que o Ultimato pode desencadear nesse filme – além do ciclo indireto de consequências de WandaVision – é o fato de que NÃO EXISTEM mais as Joias do Infinito na realidade principal do MCU. A Anciã sempre frisou a importância delas para manter a proteção das dimensões pelos Magos.

E agora, as Joias do Infinito continuam destruídas em 2023, 5 anos após Thanos dizimar metade da vida no universo. Ou seja, elas não existem mais. E podemos ver algo disso sendo refletido na trama do filme, agora que Strange não tem mais a Joia do Tempo como uma salvação de última hora.

[quads id=2]

LOKI!

Em uma mega-maratona do MCU, você pode até inventar de assistir a série do Loki EXATAMENTE após a cena de sua fuga com o Tesseract lá na 2012 Alternativa. Que é, afinal, onde a série do Deus da Trapaça irá continuar, sendo uma das continuações mais diretas do Ultimato em toda a Fase 4.

Vemos ao longo de todo o Ultimato sendo reforçada a importância dos Vingadores não cometerem nenhum erro durante o Assalto no Tempo, para evitar um grande caos nas linhas temporais. E é justamente esse erro que acontece, gerará a série do Loki e alterará toda essa nova realidade, que trará consequências para todos, principalmente o Thor!

[quads id=2]

GAVIÃO ARQUEIRO!

Embora Clint Barton tenha um final feliz no Ultimato, o herói terá sua história continuada na série Gavião Arqueiro. Além de introduzir a futura Arqueira do MCU, Kate Bishop, a série também contará mais dos anos em que Clint assumiu o manto de Ronin.

O período mais sombrio da vida do Gavigod foi pouco visto no Ultimato, tornando ainda mais interessante e válida a sua série. Ademais, vale notar que o próprio Ultimato começa com Clint ensinando à sua filha como disparar flechas, já sendo uma dica do que viria para ele no futuro como professor de arco-e-flecha.

[quads id=2]

THOR: AMOR E TROVÃO!

Vingadores: Ultimato foi praticamente um ponto decisivo no desenvolvimento de Thor. O filho de Odin, após ter perdido seus pais, amigos, Asgard, metade do povo, seu irmão, ainda fracassa em matar o Thanos. E quando consegue decapitar o vilão, já era tarde demais.

O cara perdeu tudo e mais um pouco, e passa 5 anos recluso na Nova Asgard, entregue às bebidas e a depressão. Sem nenhuma perspectiva de superar seus próprios tramas, vimos um Thor num abismo nunca imaginado antes. E é aqui onde temos toda a sua jornada de auto-reconstrução, tendo enfim se vingado de Thanos e ajudado a restaurar metade da vida do universo.

[quads id=2]

Além de se ver livre de seus próprios demônios, Thor está finalmente livre de qualquer coisa que o prenda, e pela primeira vez indo em busca de… qualquer coisa. Mas o mais importante gancho do Ultimato para Thor: Amor e Trovão é o fato do herói reacender a paixão sentida por Jane, deixando claro que o término não havia sido superado.

Não só ele vê a Jane quando volta ao passado, agora teremos a chance de ver o reencontro real entre os dois! O quanto do Ultimato e a viagem à Asgard em 2013 a nova Jane saberá, ainda nos resta saber. Mas é óbvio que o romance abandonado no Ragnarok, foi ressuscitado no Ultimato por um motivo muito específico.

[quads id=2]

MS. MARVEL!

 

Além de todas as já citadas, teremos outras séries da Marvel no Disney+ como Cavaleiro da Lua, She-Hulk e What If…?. Mas a mais aguardada com certeza é Ms. Marvel! Afinal, Kamala Khan é uma das heroínas mais queridas dos fãs, que mal aguardavam a hora de vê-la no MCU.

Não sabemos exatamente quando a série será lançada, e nem o quanto de sua história nas HQs será mantida. Mas uma coisa foi revelada em um vídeo vazado dos testes de elenco para a protagonista da série. Que é o fato de Kamala ser a maior fã da Capitã Marvel em todo o planeta.

[quads id=2]

Capitã Marvel 2 chega apenas em 2022, após a série da jovem heroína. Porém, sabemos que o filme se passará nos dias atuais. Portanto, se a Kamala é fã de Carol Danvers, presume-se que a Capitã se tornou uma heroína famosa e popularmente conhecida, o que não é o caso até sua volta à Terra no começo do Ultimato.

Carol era completamente desconhecida como heroína aqui na Terra, então pode ser que após ajudar a salvar o mundo no Ultimato, relatos sobre seus efeitos enfim sejam revelados publicamente, conquistando e inspirando a jovem Kamala a querer ser uma heroína também.

O Ultimato pode fazer também com que o Blip, e os 2 estalos de dedos feitos na Terra em 2023, tenham sido o motivo de despertar os genes inumanos de Kamala, em vez da Névoa Terrigen. Ou seja, toda uma nova geração de heróis surgiria somente por causa de todos os ocorridos do Ultimato.

[quads id=2]

GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 3!

Entramos aqui na Fase 5 do MCU, mas tá tudo certo, pois muitos filmes desse período ainda lidarão com consequências DIRETAS do Ultimato, como é o caso de Guardiões da Galáxia Vol. 3. Vale ressaltar que o Vol. 3 seria o PRIMEIRO filme da Fase 4, mas foi longamente adiado após todas as polêmicas com James Gunn e etc, etc.

Apesar de muitos ganchos e conexões indiretas, é o Vol. 3 quem recebeu a maior deixa no Ultimato. Afinal, o filme trouxe a solução para o retorno da Gamora, trazendo a heroína de uma linha alternativa de 2014 para a 2023 da linha principal.

Porém, Gamora foge após a morte de Tony, e terminamos o filme vendo Peter Quill procurando por sua amada. Onde está a Gamora é agora o maior mistério do MCU, e veremos tudo isso sendo explicado no Vol. 3, que deve chegar aos cinemas em 2023!

[quads id=2]

PANTERA NEGRA 2!

Eis outro filme da Fase 5 do MCU que também deverá trazer muitas conexões importantes com o Ultimato. Afinal, vimos o retorno de T’Challa, que termina o filme celebrando a vitória em Wakanda. Porém, o Rei virou pó e passou 5 anos longe do comando (e morto).

Não vemos nada sobre a nação no Ultimato, apenas ficando implícito que Okoye foi a responsável por assumir o controle das coisas nesse período de 5 anos. O que aconteceu com o país nesse período? Como reagiram as outras tribos após a morte de T’Challa?

[quads id=2]

Com certeza ele terá que se atualizar bastante, e com isso temos um rumor bem empolgante. O rumor diz que durante esse período de 5 anos, o Doutor Destino (!!!) estaria expandindo seus domínios pela África, o que o levaria até uma fragilizada Wakanda, entrando em conflito direto com T’Challa!

Enfim, é isso! A Fase 4 nos dará tempo para desenvolver mais os conflitos do Ultimato, sob a perspectiva dos diferentes personagens que não tiveram tanto tempo de tela após terem sido ressuscitados. Afinal, não é todo dia que você morre e volta à vida 5 anos depois, né? Comente logo abaixo o que você achou de tudo isso e siga de olho aqui no Legado da Marvel para mais curiosidades!

[quads id=2]

 

       LEIA TAMBÉM!

 

Viúva Negra será o primeiro filme da Marvel Studios em 2020, assim como o primeiro da Fase 4 do MCU. Leia a sinopse: “Natasha Romanoff  confronta as partes mais sombrias do seu passando quando surge uma perigosa conspiração ligada à sua história. Perseguida por uma força que não vai parar até derrotá-la, Natasha deve lidar com sua história como uma espiã e com as relações quebradas que ela deixou para trás antes de se tornar uma Vingadora”.

Viúva Negra será dirigido por Cate Shortland (Lore), com roteiro de Eric Pearson (Thor: Ragnarok).  O elenco conta, obviamente, com Scarlett johansson como a Viúva Negra, David Harbour como Alexei Shostakov, aka Guardião Vermelho, Rachel Weisz como a Dama de Ferro, Florence Pugh como Yelena, O.T. Fagbenle como Manson, e muito outros. A data de estreia nos cinemas brasileiros está marcada para 30 de abril de 2020, em IMAX 3D, 3D e também em 2D.

Leia TUDO SOBRE Viúva Negra!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sair da versão mobile