12 coisas que você não sabia sobre Shang-Chi, o novo herói da Marvel

Antes mesmo de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis ser anunciado, existiram projetos da Marvel Studios que são inacreditáveis quanto os maiores sucessos do estúdio. Afinal, quem diria...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Elvis de Sá
Publicado em 12/11/2020 - 21h24


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Antes mesmo de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis ser anunciado, existiram projetos da Marvel Studios que são inacreditáveis quanto os maiores sucessos do estúdio. Afinal, quem diria lá em 2006 que o Homem de Ferro teria filmes tão populares quanto os do Homem-Aranha? Ou que o Homem-Formiga estaria entre os heróis na maior bilheteria da história do cinema?

Portanto, é essa ousadia de apostar em filmes de novos super-heróis que não são tão populares com o povão, que mantém o MCU se renovando e ganhando gás a cada ano que passa. O desafio promete ser ainda mais intenso nessa Fase 4, que conta com VÁRIOS personagens novos liderando filmes e séries.

Publicidade

Enquanto nas séries teremos vários novatos, como Ms. Marvel, Cavaleiro da Lua, She-Hulk e Kate Bishop, eis que os filmes tem quem possa valer por todos eles. E estamos falando do Shang-Chi!

O Mestre do Kung Fu não será apenas mais um herói estreante, mas a oportunidade do MCU de ter um filme tão importante em quesito de representatividade. Afinal, o projeto promete quebrar barreiras em Hollywood e ter um impacto cultural tal como foi com Pantera Negra.

Publicidade

[quads id=2]

Publicidade

Simu Liu apresentado como Shang-Chi na Comic Con San Diego

Obviamente, com o filme focando em ter uma representação respeitosa e orgânica para o público e cultura asiática. Algo que já foi tema de polêmicas tanto na história do Shang-Chi em si, tanto quanto em Hollywood em geral. Os piores tipos de clichês e estereótipos que sempre foram replicados nos filmes estadunidenses? É hora de quebrá-los!

É tão diferenciado de ver, mas é real, quase que a totalidade do elenco, assim como a principal equipe técnica, é toda formada por asiáticos. Dando a chance da Marvel em construir algo realmente especial, e conseguir deixar uma marca que Mulan não conseguiu tanto (embora o caso desse filme seja ooooutra história).

Publicidade

Se o filme baterá 1 bilhão de dólares em bilheteria e outros recordes, não sabemos. Mas o fato é que o Shang-Chi é um dos heróis mais interessantes da história da Marvel, e tem muitas coisas únicas para diferenciá-lo de qualquer filme do MCU.

Eis aqui algumas curiosidades e os principais fatos que você precisa saber sobre ele:

Publicidade

[quads id=2]

Shang-Chi foi criado após treta com a Warner

Publicidade

Eis uma história bem curiosa sobre a concepção do herói nas HQs. Em 1972, a Marvel teve o interesse de adaptar o famoso seriado Kung Fu para os quadrinhos. Mas para isso, eles tinham que adquirir os direitos. Que eles descobriram pertencer à WARNER, famosa dona da DC! Em vez disso, eles compraram os direitos de um vilão de uma série de livros: o Dr. Fu Manchu.

Tendo isso sido resolvido, os artistas Steve Englehart e Jim Starlin (criador do Thanos!) desenvolveram o nosso personagem, que fez sua estreia em dezembro de 1973 no #15 de Special Marvel Edition. No ano seguinte, ele foi o titular de sua própria HQ, que fez um baita sucesso, durando até 1983!

Publicidade

[quads id=2]

Origem de uma arma assassina

Publicidade

Fu Manchu designou seu próprio filho para ser criado até se tornar numa arma assassina para sua sociedade secreta criminosa. Ele o nomeou de Shang-Chi, a “elevação e evolução do espírito”. Desde jovem, ele foi submetido a vários treinamentos de artes marciais e disciplinas filosóficas.

Quando chegou a hora de executar as missões assassinas, Shang-Chi recebeu a ordem para matar um inimigo de seu pai. Só que em meio a isso, ele começa a criar uma amizade com o tal inimigo: um agente do serviço secreto britânico chamado Denis Smith.

Publicidade

Descobrindo sobre as verdadeiras intenções da ordem, Shang-Chi se alia a Smith, declarando guerra ao próprio pai e entrando em vários confrontos contra sua antiga organização.

[quads id=2]

Publicidade

Mestre do Kung Fu e… espião

Não apenas um especialista em artes marciais, a revolta de Shang contra seu pai o levou a um caminho inesperado! Tendo se aliado ao agente Smith, ele conheceu outros agentes da MI-6, e passou a trabalhar com eles em várias missões. Embora nunca tenha aceitado ser oficialmente um agente à serviço da Rainha.

Publicidade

Foi através da MI-6 que ele conheceu Leiko Wu, um de seus interesses românticos mais populares. Mas após a morte de seu pai, Shang-Chi abandona os trabalhos com a agência. Embora ainda os ajude uma hora ou outra.

[quads id=2]

Publicidade

Ele treina outros heróis da Marvel

Em suas viagens ao redor do mundo, Shang-Chi já se aliou com muitos heróis marciais da Marvel, como o Punho de Ferro, por exemplo.

Publicidade

Mas não se conquista o título de Mestre sem passar seus ensinamentos adiante, não é mesmo? Portanto, o Shang-Chi geralmente está ensinando lições e treinamentos de artes marciais para outros heróis. Ele já treinou a Dominó, e até mesmo o Homem-Aranha!

[quads id=2]

Publicidade

Membro dos Vingadores!

Se o Shang-Chi do MCU se tornar membro da equipe em Vingadores 5, não se surpreenda! Pois ele já fez parte da equipe nas HQs. Primeiramente quando o Capitão América decidiu criar uma equipe de heróis que agissem fora das missões públicas, os Vingadores Secretos.

Publicidade

Após os eventos de Vingadores vs X-Men, Steve e o Homem de Ferro o promovem para a equipe principal dos Heróis Mais Poderosos da Terra. Além dos Vingadores, Shang-Chi também se aliou aos Cavaleiros Marvel, quando o Demolidor reuniu uma equipe para prender o Justiceiro.

Durante as tretas da Guerra Civil, ele se aliou à Misty Knight e Colleen Wing como uma versão dos Heróis de Aluguel especialmente para investigar ações de heróis após o registro de super-humanos virar lei.

Publicidade

[quads id=2]

Ele enfrentou os Filhos de Thanos!

Publicidade

Na saga Infinito, o Thanos se aproveita que os Vingadores vão em missão ao longo do universo, para invadir e dominar a Terra. Quando os heróis retornam ao planeta, Shang-Chi tem um encontro memorável contra o Estrela Negra.

Que é a versão original de Cull Obsidian, um dos filhos do Thanos em Guerra Infinita nos cinemas. Num incrível duelo x1, Shang-Chi usa apenas suas habilidades de luta para enfrentar e impedir o avanço do gigante vilão. Ele se segura no duelo até que os reforços cheguem. Me diz agora que o cara não é brabo?

Publicidade

[quads id=2]

Poderes e habilidades

Publicidade

Um resumo breve e perfeito é que o Shang-Chi é o C3PO da Marvel: fluente em 6 milhões de maneiras de te encher de porrada. Treinado em uma variedade de artes marciais, como especialização na chinesa, sua força e o chi combinados o tornam capaz de quebrar concreto e ferro.

Além de um domínio em armas e acessórios, ele tem um controle absurdo sobre seu próprio sistema nervoso, diminuindo a dor e até sangramentos. Algo chocante: ele também é muito bom em pescaria!

Publicidade

Ao longo dos anos, ele já ganhou armas personalizadas de Tony Stark e até passou a ficar gigante e pequeno, graças à partículas Pym. Mas durante uma missão com os Vingadores, ao ser exposto à bomba de origem do Ex Nihilo, o herói passa a conseguir se duplicar!

Criando várias cópias de si mesmo, tal como o não-Vingador: Naruto. Ele começa a criar várias cópias, todas com sua mente e habilidades. Esse poder inédito não foi muito explorado desde então, mas é algo interessante que apostamos que a Marvel Studios vai querer introduzir em algum momento.

Publicidade

[quads id=2]

A polêmica do Fu Manchu e racismo

Publicidade

Mesmo sendo o herói asiático mais importante da Marvel, isso não lhe impediu de se envolver em algumas polêmicas. A principal delas envolve o seu pai, Fu Manchu, da mesma forma que o Mandarim original das HQs.

Que são vilões trabalhados de maneira completamente caricata e abusando de estereótipos preconceituosos. Foi esse, inclusive, o motivo que impediu o verdadeiro Mandarim de ser usado em Homem de Ferro 3. Quanto ao Fu Manchu, a situação foi um pouco mais complicada.

Publicidade

Posteriormente, a Marvel começou a fugir da versão estereotipada do vilão, abandonando o nome Fu Manchu, o nomeando oficialmente de Zheng Zu. Sob a explicação que o nome anterior era apenas um alias criado por ele.

Pra piorar, alguns artistas da Marvel na época passaram a colorir a pele do Shang-Chi com um amarelo dourado. Que nem precisamos dizer o quão problemático e errado isso é. Obviamente, não demorou até que começassem a pintá-lo como… um ser-humano.

Publicidade

[quads id=2]

Como salvar os Vingadores usando… filosofia!

Publicidade

Não só ele se garante na luta, mas eis algo bem curioso que você precisa saber sobre o Shang-Chi. Na saga Infinito, enquanto Thanos ataca a Terra, os Vingadores buscam unir todo o universo para impedir o ataque de uma raça alienígena.

Mas se há um motivo pelo sucesso dos Vingadores nessa jornada, é graças ao Shang-Chi! Afinal, é ele quem consegue convencer a entidade cósmica Capitão Universo a se juntar aos Vingadores. Como? com conversa, muita calma e torta. É por ter essa entidade ao seu lado que os heróis mais poderosos da Terra conseguem vencer.

Publicidade

[quads id=2]

Inspirado no Bruce Lee!

Publicidade

Pode parecer algo até meio óbvio dadas as características, mas o Mestre do Kung Fu da Marvel realmente teve seus traços físicos inspirados no lendário ator e lutador de artes marciais, Bruce Lee.

Isso ocorreu a partir de 1974, quando o artista Paul Gulacy passou a desenhar as HQs do herói. Paul foi o responsável por repaginar as feições do Shang-Chi, dando-lhe traços idênticos aos de Bruce Lee, como uma homenagem ao ator.

Publicidade

Essa semelhança acabou concretizando uma das versões mais famosas do personagem visualmente. Curiosa e tragicamente, Bruce Lee faleceu em julho de 1973, período onde o personagem ainda estava em desenvolvimento, e 5 meses antes de sua estreia em dezembro do mesmo ano.

[quads id=2]

Publicidade

Filho do Mandarim???

Como você viu logo acima, a origem do Shang-Chi é envolta de polêmicas devido ao seu pai, Fu Manchu. Afinal, com a Marvel estando há anos tomando cuidado para não cair no problema que eles mesmos criaram com o vilão, é um fato que não cometerão tal erro no MCU.

Publicidade

Portanto, não teremos um Fu Manchu tal como na origem das HQs. Mas acontece que quem está confirmado como vilão principal do filme é o… Mandarim. Devido a isso, surgiu o rumor de que a Marvel deve fazer uma adaptação sagaz, colocando o Mandarim como pai do Shang-Chi. Eliminando a figura do Fu Manchu de uma vez por todas.

[quads id=2]

Publicidade

Ele está nos planos do MCU desde o início!

Sabemos como, às vezes, a Marvel Studios demora alguns anos até conseguir concretizar algum plano antigo. O maior exemplo é o caso de Homem-Formiga. O filme que fechou a Fase 2 do MCU, em 2015, começou a ser produzido em 2006!

Publicidade

Antes de conseguir obter os direitos para filmes do Homem de Ferro e Capitão América, e além do Formigo, quem estava no catálogo do estúdio era o Shang-Chi. Só que devido às mudanças nos planos, o herói foi ficando na gaveta até ter o seu filme confirmado no ano passado.

É uma pena que ele não tenha aparecido antes, mas parece ser um mal que veio para o bem. Afinal, uma produção fechada com atores e profissionais asiáticos, em sua maioria, seria quase impossível de se ter 10 anos atrás. E Simu Liu parece predestinado a dar vida ao personagem nas telonas. Mal podemos esperar para vê-lo como o Mestre do Kung Fu.

Publicidade

[quads id=2]

 

Publicidade
         LEIA TAMBÉM!

 

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis contará com um elenco quase que totalmente formado por asiáticos, assim como toda a equipe criativa por trás da produção! As filmagens do filme já foram concluídas! O elenco conta com Simu Liu como o protagonista. Estão confirmados também a vencedora do Globo de Ouro Awkwafina, em papel ainda não confirmado.

Publicidade

O veterano Tony Leung será o VERDADEIRO Mandarim. Com roteiro de Dave Callaham (Godzilla, Os Mercenários, Mulher-Maravilha 1984) e direção de Destin Daniel Cretton (Temporário 12, O Castelo de Vidro). Após o surto do coronavírus, o filme teve estreia remarcada nos cinemas brasileiros para 8 de julho de 2021

Leia TUDO SOBRE Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis!




Sair da versão mobile