6 maneiras que o Robert Downey Jr. pode retornar como Homem de Ferro

Vingadores: Ultimato foi um filme épico e emocionalmente impactante. Afinal, por mais que tenhamos as cenas de batalha mais incríveis do MCU, é o peso dramático que realmente diferencia...

REPRODUÇÃO/DIVULGAÇÃO
Publicidade

Compartilhe: Elvis de Sá
Publicado em 15/7/2020 - 20h05


Publicidade
LEIA TAMBÉM




Vingadores: Ultimato foi um filme épico e emocionalmente impactante. Afinal, por mais que tenhamos as cenas de batalha mais incríveis do MCU, é o peso dramático que realmente diferencia o filme. Seja o sacrifício de Natasha, as perdas para obter as Joias e restaurar o universo, ou a despedida do Capitão América.

Obviamente, a consequência que mais pesa no coração dos fãs é a morte do Homem de Ferro. O pai fundador do MCU, Robert Downey Jr. se despediu de Tony Stark com o feito mais heroico já feito por seu personagem. Um personagem marcante tal como Tony merecia uma despedida de tal nível.

Publicidade

Entretanto, por mais que esse tenha sido um dos grandes feitos do Ultimato, os fãs não deixam de pensar em algumas possibilidades. Com isso, por mais improvável que seja, sempre fica a consideração de que Tony Stark pode retornar no futuro do MCU!

Bom, vale lembrar que, de certa forma, ele irá sim retornar no próximo filme da Marvel. Tony Stark dará as caras em Viúva Negra, mas através de uma cena cortada de Capitão América: Guerra Civil, período esse onde o filme da Natasha se passa.

Publicidade

[quads id=2]

Sabemos que os motivos reais que impedem Tony de aparecer hora ou outra, é o contrato e o custo altíssimo que é para se ter Robert Downey Jr. na equipe. Tendo renegociado seu contrato para aparecer em Guerra Civil e também em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, dificilmente ele assinaria para pequenas pontas.

Publicidade

Mas e se a Marvel Studios bater o martelo e decidir que quer o ator de volta? Bom, foi pensando nisso que o MCU Direct preparou uma lista de como esse retorno poderia acontecer. É uma lista bem bacana, e nós separamos as 6 melhores alternativas, traduzindo e comentando sobre elas aqui com nossas palavras.

[quads id=2]

Publicidade

6. Flashback (ou mais flashbacks)

Começando a lista com uma alternativa que não foi mencionada no artigo original do MCU, mas que faz sentido. Simplesmente pelo fato de… já ter acontecido. Embora Viúva Negra não tenha estreado ainda, sua participação já está confirmadíssima.

Publicidade

Então se já tivemos uma situação do tipo, o que impede de um outro filme do MCU que passeie pelo tempo e se passe em algum período onde Tony estava vivo, aproveitar a oportunidade e trazer o herói de volta para a gente matar a saudade? Nem que sejam por uns breves segundos.

[quads id=2]

Publicidade

5. Pós-vida

Sim, o conceito de pós-vida e espiritualidade assim parece um conceito estranho demais para ser aplicado em tela no MCU. Porém, não é algo que não exista nas HQs da Marvel, seja isso desenvolvido de maneira mais complexa ou não.

Publicidade

Como mencionado pelo Direct, eis uma história bem curiosa do Quarteto Fantástico nas HQs. Nas edições #510 e #511, de 1998, vemos o Coisa falecendo após uma batalha contra o Dr. Destino. Porém, Reed está certo de que Ben pode ser ressuscitado.

É assim que eles usam uma máquina pós-vida do próprio Dr. Destino e se encontram na versão do universo Marvel para os portões do céu. É lá que Ben é convencido de que sua hora não havia chegado, e recebe a permissão do ser superior para retornar.

Publicidade

Uma sala de espera entre a vida e a morte não é algo completamente deslocado do MCU, já que vimos algo similar na adaptação do Mundo da Alma em Guerra Infinita e cena deletada do Ultimato. A Joia da Alma, embora destruída, ainda pode ter alguma influência na existência desse plano.

Vale lembrar que os filmes da Marvel se aprofundarão em aventuras e entidades cósmicas, principalmente nos quase-imortais de Eternos. Além deles, teremos a presença dos Celestiais. E a mitologia do MCU já fez sutis referências à entidade cósmicas tal como a Eternidade, então…

Publicidade

[quads id=2]

4. Ressurreição Temporária

Publicidade

Descartamos uma ressurreição definitiva de Tony Stark nas telonas pois isso aniquilaria para sempre o peso dramático de todo o encerramento do Ultimato. A Marvel sabe disso, e todos os envolvidos em roteiro e direção concordam que um retorno de Tony precise ser necessário dentro do contexto e necessidade de tal trama.

Portanto, uma solução interessante narrativamente, por mais que discutível, é um retorno temporário. Pode ser alguma forma de Tony voltar à vida apenas por um objetivo específico, ou por um breve momento. Um dos exemplos e inspirações estão na HQ dos Vingadores Chaos Wars #3.

Publicidade

Onde vemos o submundo sendo obliterado pelo Rei do Caos, em consequência, os mortos começam a vagar pela Terra. É onde temos o retorno de alguns Vingadores falecidos como o Visão e o Capitão Marvel. Acontece que isso tudo foi provocado pelo Ceifador.

Cujo plano era de reunir em um só local todos os Vingadores, vivos ou falecidos, para poder matá-los de uma vez por todas para provar lealdade ao Rei do Caos. Embora seja uma HQ bem improvável de servir como base para um Vingadores 5, por exemplo, sabemos o quanto o MCU toma liberdades ao alterar drasticamente alguns arcos.

Publicidade

Mesmo que em um contexto totalmente diferente, e até com vilões diferentes, nunca diga nunca para essas coisas acontecerem. Já que ainda mais após o Ultimato, o luto e a dor por perdas continuarão circulando o MCU por um tempo. Inclusive, a série WandaVision é totalmente em base disso.

[quads id=2]

Publicidade

3. Projeto T.A.H.I.T.I.

Tecnicamente, o MCU possui um jeito oficial e canônico de ressuscitar personagens. Afinal, tivemos isso pela primeira vez com o Agente Coulson! Após sua morte declarada no primeiro Vingadores, vemos o agente sendo ressuscitado logo na primeira temporada de Agents of S.H.I.E.L.D!

Publicidade

Tudo graças ao Projeto T.A.H.I.T.I; um programa de nível 9 da SHIELD, projetado por Nick Fury para poder ressuscitar algum Vingador falecido. Ele decide fazê-lo com Coulson, utilizando transfusão de sangue e químicas extraídas do corpo de um Kree alienígena.

É difícil imaginar todo um procedimento experimental-médico-alienígena sendo introduzido só agora nos filmes do MCU, mas como é algo que já aconteceu, faria certo sentido dela ser cogitada, ou pelo menos mencionada. Não deve acontecer, mas se você fosse um roteirista, bom… essa seria uma saída possível de fazer isso.

Publicidade

[quads id=2]

2. Realidade Alternativa / Multiverso

Publicidade

Falando em possibilidades dentro das próprias leis do MCU, eis a mais óbvia delas, e sutilmente implicada em Vingadores: Ultimato. Sim, a viagem no tempo é obviamente a mais óbvia delas. Porém, o filme fez um trabalho esforçado em não transformá-la num recurso eterno para qualquer problema.

Afinal, e relembrando, voltar ao passado não apagará seja lá o que aconteceu na sua linha do tempo. Apenas criará uma outra linha do tempo, com a sua merda no passado e presente continuando lá. Porém, por mais que a morte de Tony nunca será revertida, essa viagem no tempo pelo multiverso permite que pelo menos… VEJAMOS O TONY!

Publicidade

Seja lá por qual motivo que alguém precise viajar ao passado ou alguma outra realidade, é o momento mais pontual para se colocar uma espiadinha em um passado ou diferente Tony Stark. É uma das saídas mais inteligentes e menos forçadas nos fanservice.

Afinal, a coisa que a gente menos precisa agora é um fanservice desnecessário só para colocar a cara de Tony nas telas. Seja lá como for, precisa ter um impacto emocional e fazer sentido junto do roteiro. Mas é uma possibilidade que também está lá, não é sr. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura?

Publicidade

[quads id=2]

1. Inteligência Artificial

Publicidade

Em primeiro lugar não poderia ter outra alternativa além dessa que, não só é a mais plausível e aceitável, como também é a que mais tem cara de Tony Stark. Afinal, o criador esteve sempre à frente de tudo e todos com suas criações, sempre dando um jeitinho de dar aquele toque especial que só ele sabia.

A nossa maior aposta, e a possibilidade mais plausível, é de manter a essência de Tony sem precisar ressuscitá-lo milagrosamente. Que é através de uma inteligência artificial moldada com os trejeitos e feições de Tony, tal como JARVIS ou a SEXTA-FEIRA.

Publicidade

O que é exatamente o que acontece nas HQs. Onde Tony faz um backup de sua consciência caso seu corpo falhasse. É essa IA que chega até as mãos de Riri Williams, e sugere para a menina o codinome heroico de “Coração de Ferro“.

Não é à toa que todos os fãs apostavam fielmente de que veríamos uma I.A. de Tony já em Homem-Aranha: Longe de Casa, sendo o presente deixado por Tony. O filme desperdiçou essa chance, mas o próprio Ultimato faz questão de manter essa chama acesa.

Publicidade

Só um óculos é muito pouco para Tony Stark, certo?

[quads id=2]

Já que no final do filme, vemos um holograma pré-gravado de Tony deixado para sua família, e principalmente a pequena Morgan. Estando Tony sempre uns 20 passos à frente de todos, eles podem estabelecer que esse holograma era uma versão prévia do que virá a ser sua I.A.

Publicidade

Ou dando um senso ainda maior de coletivismo, imagine algum outro herói cientista do MCU ajudando a finalizar e aperfeiçoar o novo Tony virtual? Tony sempre funcionou melhor em equipe, e unidos é como os Vingadores sempre irão vencer.

Essas são nossas apostas, mas e você, tem as suas próprias teorias? Compartilhe logo abaixo e fique de olho no Legado da Marvel para mais informações, teorias e análises!

Publicidade

[quads id=2]

 

Publicidade
      LEIA TAMBÉM!

 

Vingadores: Ultimato é o vigésimo-segundo filme da Marvel Studios, lançado em abril de 2019. Tendo se tornado a maior bilheteria da história do cinema, após meses de apreensão se o filme conseguiria ou não ultrapassar o antigo campeão, Avatar. Recordes à parte, o filme encerrou A Saga do Infinito, e se consagrou como o fim de uma era: a primeira geração do MCU que fora iniciada com o primeiro Homem de Ferro (2008).

Publicidade

O filme contou mais um vez com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely e direção de Joe e Anthony Russo. Em meio a um elenco épico, ficou marcada a última vez em que vimos em tela os Seis Vingadores originais: Robert Downey Jr; Scarlett Johansson, Mark RuffaloChris Hemsworth, Jeremy Renner e Chris Evans. Atualmente, o filme está disponível aqui no Brasil pela Amazon Prime Video!

Leia TUDO SOBRE Vingadores: Ultimato!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Sair da versão mobile