Confirmado: Yelena Belova será a nova Viúva Negra nos filmes da Marvel

Em meio a tantas coisas que eram pra ter acontecido, 2020 seria um ano importantíssimo para a Marvel Studios. Afinal, a essa altura, já era para termos assistidos os primeiros filmes e séries da Fase 4 do MCU. Fase essa que iniciaria com o filme da Viúva Negra, além de nos apresentar a um nome importantíssimo para o futuro: Yelena Belova.

A personagem tem uma longa bagagem nas HQs da Marvel, e os fãs mal podiam esperar para ver sua estreia em live-action. O hype aumentou ainda mais quando a atriz Florence Pugh foi escalada para o papel. Florence brilhou em filmes como Midsommar, e conseguiu uma indicação ao Oscar pelo filme Adoráveis Mulheres.

Foi surpreendente, mas eis a Marvel mais uma vez acertando com uma escalação de muito potencial. Já trazendo Florence para o lado marvete de Hollywood, antes que a atriz ganhasse a sua própria franquia de ação em algum outro estúdio.

Ela é uma estrela em ascensão e extremamente talentosa, ao mesmo tempo que já provou seu valor, ainda tem muito a nos mostrar. E isso combina tão bem com o papel de Yelena, tal como outros atores se encaixaram perfeitamente na Marvel.

Scarlett e Florence: as Viúvas Negras do MCU

Em contrapartida, temos o histórico filme da Viúva Negra. Desde a estreia de Scarlett Johansson como Natasha Romanoff em Homem de Ferro 2, os fãs pediam pelo filme solo da Vingadora original. Gerou certa controvérsia o filme acontecer logo após a morte da personagem em Vingadores: Ultimato.

Mas mesmo que a Marvel tenha vacilado com a demora, o filme estrelado por Scarlett promete ser o grande evento que os fãs da super-heroína sempre sonharam em ver. E não trata-se apenas de um mea-culpa, o filme não apenas será o primeiro longa da Fase 4, mas vai estabelecer coisas importantes para o futuro da Marvel.

Antes de explorar os motivos de sua importância na nova geração do MCU, precisamos entender porque Yelena é TÃO importante no cânone da Viúva Negra. Era impossível fazer esse filme solo sem sua presença, e vamos explicar logo abaixo:

Origens

Yelena é uma personagem importantíssima, o que é uma baita surpresa ainda mais dado o quão recente ela foi introduzida, em comparação com outros personagens. Ela foi criada pelo roteirista Devin Grayson e o artista J.G. Jones, tendo estreado em Inumanos, vol. 2 #5, lançada em 1999!

No mesmo ano ela ganhou sua própria HQ titular dentro da linha Marvel Knights, focando em histórias mais fechadas e distantes da continuidade geral da Marvel, trazendo autores e abordagens mais experimentais. Mas não demorou que ela adentrasse à continuidade principal, e continua até hoje como parte importante desse universo.

Treinamento na Sala Vermelha

Com apenas 15 anos, ela se tornou uma das candidatas para se tornar na nova Viúva Negra, já que Natasha não era mais leal apenas à Rússia. Portanto, ela passou praticamente uma década de treinamento na Sala Vermelha. Algo que ela se orgulha, é de ser a primeira estudante do programa a ultrapassar as marcas de Natasha.

O que lhe deu a motivação de provar melhor do que a antecessora, mantendo sozinha o título de Viúva Negra. A rivalidade não se manteve por aí, e uma de suas primeiras missões a colocou em disputa com Natasha, para recuperar uma arma química criada por um terrorista. Nat, foi enviada pelos EUA, enquanto Yelena foi à missão sob ordens da Sala Vermelha.

A maturidade de Nat fez com que ela superasse a jovem rival, e também iniciou o longo relacionamento entre elas.

Viúvas Negras

Não só ela assumiu o título de Viúva, como também protagonizou uma das histórias mais interessantes ao lado de sua rival. Yelena e Natasha trabalham com Nick Fury e a SHIELD numa operação onde elas trocaram seus rostos, identidades e aparências físicas. Uma assumindo o lugar da outra, Nat se utilizou da nova identidade para descobrir os planos secretos do superior de Yelena: o General Stalyenko.

Além de descobrir um esquema de roubar armas nucleares, Natasha revela à Yelena o quão descartável ela era aos olhos de seu superior. Portanto, a dupla se reúne para dar um fim ao General, mas a experiência não as deixa mais próximas. Mesmo com a veterana explicando que queria ensiná-la que a espionagem não é uma brincadeira, Yelena se sentiu violada com toda essa situação.

Obviamente o processo foi revertido logo depois. Curiosamente, esse lance de “A Outra Face” foi meio que percebido em um dos trailers de Viúva Negra, onde vemos Yelena em uma mesa de cirurgia sob o nome da I.M.A. Será que teremos alguma referência ou adaptação vaga dessa missão?

Viúva Negra, Clones e outros grupos

A história da personagem é cheia de reviravoltas nas HQs, uma verdadeira montanha russa. Já que Yelena geralmente transita entre heroína e vilã, assim como um número até desconfortante de clones dela e de Natasha (é uma longa história).

Mas ao que interessa, não apenas o título de Viúva Negra: nossa espiã também já integrou alguns grupos interessantes da Marvel. No período em que trabalhou para a HYDRA, ela assumiu o nome de Super-Adaptoide, ganhando poderes parecidos com o do Treinador, e iniciando a saga de seus clones.

Em certo período, ela também fez parte do grupo de vilões-reformados: os Thunderbolts. Após os eventos da saga do Império Secreto, ela voltou a assumir o nome de Viúva Negra e seguiu caçando e destruindo agentes da HYDRA espalhados pelo mundo.

A Yelena Belova do MCU

A personagem é simplesmente obrigatório no cânone da Viúva Negra, e finalmente ela será introduzida em live-action. E como era de se esperar, teremos algumas mudanças em sua adaptação para as telonas! Já que logo de cara, as duas espiãs não terão a mesma relação de rivalidade, mas serão como irmãs de consideração após o tempo na Sala Vermelha.

Aqui, ela cumprirá o papel de ‘irmã mais nova’ da Natasha. E é nesse tom amistoso que elas devem passar todo o filme. Não é à toa, isso cumpre um propósito muito maior. Já que declarações das atrizes e diretora, o filme será como uma passada de manto para a nova geração da Viúva Negra.

Portanto, ficou mais do que óbvio de que os planos da Marvel é de tornar Florence Pugh na substituta da Vingadora original. Muito tempo atrás, já especulavam que a atriz retornaria como a personagem em outros projetos, possivelmente ocupando uma vaga no possível filme/série dos Thunderbolts. Mas eis que…

Retorno confirmado!

Viúva Negra era pra ser lançado em maio de 2020. Agora, apenas no meio de 2021. Enquanto a sua estreia segue sendo adiada, Yelena Belova já tem um retorno confirmado no MCU! Pegando todos de surpresa, Florence foi confirmada no elenco da série do Gavião Arqueiro.

O que faz todo o sentido, colocando a irmã de Nat ao lado de um de seus melhores amigos: Clint Barton. Seu retorno logo nessa série é mais uma forma bem bacana do MCU em homenagear a sua principal super-heroína. É dito que, em algum ponto da série, ela usará um uniforme parecido com o do Ronin no Ultimato.

Mas não é só! Com muitos rumores confiáveis confirmam que ela também estará em Falcão e Soldado Invernal. A série que mostrará Sam se tornando no novo Capitão América. Em suma, a Fase 4 está cheia de transições de gerações, com os antigos heróis dando vez aos novos.

Que também é o caso da Kate Bishop, assumindo o lugar do Gavião. Uma nova geração de Vingadores está por vir, e com certeza veremos muito da Yelena nos próximos anos. E você vai acompanhar tudo isso aqui no Legado da Marvel.

 

        LEIA TAMBÉM!

 

Leia a sinopse do filme: “Natasha Romanoff  confronta as partes mais sombrias do seu passando quando surge uma perigosa conspiração ligada à sua história. Perseguida por uma força que não vai parar até derrotá-la, Natasha deve lidar com sua história como uma espiã e com as relações quebradas que ela deixou para trás antes de se tornar uma Vingadora”.

Viúva Negra será dirigido por Cate Shortland (Lore), com roteiro de Eric Pearson (Thor: Ragnarok).  O elenco conta, obviamente, com Scarlett johansson como a Viúva Negra, David Harbour como Alexei Shostakov, aka Guardião Vermelho, Rachel Weisz como a Dama de Ferro, Florence Pugh como Yelena, O.T. Fagbenle como Manson, e muito outros. O filme seria lançado em abril, mas agora está agendado para 6 de maio de 2021!

Leia TUDO SOBRE Viúva Negra!

Se tem uma coisa que eu odeio, é gente sem integridade. Elvis de Sá, as pessoas me chamam de Senhor das Estrelas.
Leia também
Sair da versão mobile