Em 2025, Marvel tem sua pior performance nas bilheterias em 14 anos
Após a estreia de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, a Marvel deve ter a sua pior performance nas bilheterias desde 2011 - há 14 anos.

Pela primeira vez em mais de uma década, o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) encerrará um ano sem nenhum de seus filmes ultrapassando a marca de 600 milhões de dólares em bilheteria mundial.
- Entre no nosso canal do WhatsApp e receba todas as notícias da Marvel diretamente no seu celular!
- Aproveite o Esquenta Black Friday com produtos Marvel na Amazon!
A previsão aponta que 2025 será o pior ano da franquia nesse aspecto desde 2011, período anterior ao lançamento do fenômeno Os Vingadores.
O que está acontecendo com as bilheterias da Marvel?
De acordo com projeções de especialistas, nenhum dos filmes lançados em 2025 – Capitão América: Admirável Mundo Novo, Thunderbolts*, e Quarteto Fantástico: Primeiros Passos – deve atingir a bilheteria global que era considerada padrão para os lançamentos da Marvel até pouco tempo atrás.
Só para se ter uma ideia, entre 2012 e 2024, todos os filmes lançados pela Marvel ultrapassaram facilmente os 600 milhões de dólares. Com alguns chegando a marcar mais de 1 bilhão, como Capitão América: Guerra Civil, Pantera Negra e Vingadores: Ultimato.
Agora, com o MCU passando por uma fase de transição criativa e enfrentando o desgaste natural de uma franquia tão extensa, o impacto nas bilheterias parece inevitável.
Aliás, especialistas afirmam que essa baixa pode ser reflexo de vários fatores: o excesso de conteúdo nos últimos anos. O foco mais fragmentado em personagens secundários e o distanciamento momentâneo dos grandes eventos multiversais que impulsionaram a Saga do Infinito.
Além disso, a própria Marvel Studios parece ciente do novo cenário. O estúdio tem optado por diminuir o ritmo de lançamentos, investir em reestruturações internas. E reposicionar o futuro do MCU a partir de Vingadores: Doomsday e Guerras Secretas, previstos para 2026 e 2027, respectivamente.
O futuro ainda pode surpreender
Apesar dos números mais modestos em 2025, vale lembrar que grandes apostas como um possível Deadpool 4 e o novo filme do Homem-Aranha de Tom Holland estão programadas para os próximos anos, o que pode recolocar a Marvel no topo das bilheteiras globais.
Em resumo, 2025 pode entrar para a história como o ano mais fraco da Marvel Studios em mais de uma década. E também como um sinal de alerta para a necessidade de renovação.
LEIA TAMBÉM:
Você acha que o MCU vai se recuperar com força total em 2026? Comente com a gente, e por fim, fique ligado no Legado da Marvel para não perder nenhuma novidade!