Thunderbolts* é uma das menores bilheterias de todo o MCU
Thunderbolts vai se estabelecendo como uma das menores bilheterias de todo o MCU, e isso é preocupante; entenda.

Com US$ 181 milhões na bilheteria americana e US$ 188 milhões nos demais países, Thunderbolts* chega ao final de seu primeiro mês em cartaz com US$ 370 milhões de arrecadação.
- Entre no nosso canal do WhatsApp e receba todas as notícias da Marvel diretamente no seu celular!
- Aproveite o Esquenta Black Friday com produtos Marvel na Amazon!
Trata-se de uma das menores bilheterias de todo o MCU. Thunderbolts* fica à frente somente de As Marvels (US$ 200 milhões) e O Incrível Hulk (US$ 265 milhões). Também está praticamente empatado com Capitão América: O Primeiro Vingador (US$ 371 milhões), embora tal filme tenha saído há 14 anos atrás, quando o preço dos ingressos era menor.
Considerando que as próximas semanas serão repletas de estreias, é provável que a equipe de anti-heróis não vá muito além de seus números atuais.
Lembrando que, a um custo (oficial) de US$ 180 milhões, Thunderbolts* precisaria arrecadar no mínimo US$ 450 milhões globalmente se quiser gerar algum lucro nos cinemas. Infelizmente, tudo indica que esta meta dificilmente será alcançada.
Capitão América venceu

Também é bem provável que Thunderbolts* não alcance a bilheteria do outro filme da Marvel deste ano: Capitão América: Admirável Mundo Novo.
Tal longa fez cerca de US$ 415 milhões na bilheteria global, dos quais US$ 200 milhões vieram dos EUA/Canadá.
O que chama a atenção nesta comparação é que, enquanto Thunderbolts* foi bem recebido (88% da crítica e 93% do público no Rotten Tomatoes), Admirável Mundo Novo decepcionou quem o assistiu (48% da crítica e 78% do público no RT).
Ou seja: apesar de ser um filme melhor, Thunderbolts* levou menos gente aos cinemas do que o quarto Capitão América, que teve críticas ruins.
Parte disso tem a ver com a concorrência. Ou melhor, a falta dela. Admirável Mundo Novo foi lançado num momento em que seus maiores concorrentes eram filmes originais, que não eram ligados a nenhuma grande franquia. São apostas como Mickey 17, Novocaine e Código Preto, longas para adultos que dificilmente tirariam público de um blockbuster da Marvel, mesmo num momento em que o MCU encontra-se fragilizado.
A situação só foi mudar quando Minecraft estreou em abril, mas então Capitão América 4 já estava a um mês e meio em cartaz.
Já Thunderbolts* precisou lidar com um duro golpe triplo da Warner Bros. Minecraft ainda estava forte, o suspense Pecadores surpreendeu a todos com arrecadação massiva e o terror Premonição 6 conquistou a maior bilheteria de sua franquia.
Finalmente, Lilo & Stitch estreou quebrando recordes e, junto a Missão: Impossível: O Acerto Final, derrubou ainda mais a equipe marvete.
Mas não podemos colocar a culpa apenas na concorrência. Afinal, um filme verdadeiramente forte da Marvel poderia lidar tranquilamente com todos esses concorrentes.
Na verdade, o problema é mais sério do que apenas o calendário de estreias.
Uma tendência preocupante

Quais são os maiores filmes do MCU da Saga do Multiverso? Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (US$ 1.921 bilhão na bilheteria), Deadpool e Wolverine (US$ 1.338 bilhão) e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (US$ 952 milhões).
Abaixo deles, os únicos que conseguiram chegar aos US$ 500 milhões (marca antes superada até pelos filmes do Homem-Formiga) foram Pantera Negra: Wakanda para Sempre (US$ 858 milhões), Guardiões da Galáxia Vol. 3 (US$ 845 milhões) e Thor: Amor e Trovão (US$ 761 milhões).
O que todos eles tem em comum? Personagens da Saga do Infinito, o auge do MCU, estrelam esses filmes. Alguns são epílogos para esses personagens, outros apontam novos caminhos (vide o final de Sem Volta para Casa). Mas todos trazem figuras dos tempos de ouro em que a Marvel quebrava um recorde de bilheteria atrás do outro.
Além disso, o terceiro Homem-Aranha com Tom Holland e Deadpool & Wolverine — os únicos bilionários da lista — atraem o público principalmente por reunir figuras do MCU com outras que vieram de filmes lançados fora da Marvel Studios.
Enquanto isso, filmes que são mais focados em personagens novos (Eternos, As Marvels, Thunderbolts*) acabaram fracassando. Mesmo entre os fiascos pós-Ultimato Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania é o de maior bilheteria, apesar das péssimas críticas.
O único longa estrelado por uma figura novata que pode ser considerado, mesmo que remotamente, um sucesso, é Shang-Chi. Ele faturou US$ 432 milhões, e isso num momento em que a pandemia ainda prejudicava os cinemas.
Infelizmente, a Marvel tratou o filme como um fracasso, remanejou o diretor para o Homem-Aranha e esqueceu que o Shang-Chi existe.
E agora?

O consenso geral é que a Marvel simplesmente perdeu a capacidade de gerar entusiasmo na audiência por personagens e tramas que só apareceram depois de Ultimato.
E a diferença na performance de Admirável Mundo Novo e Thunderbolts* ilustra bem isso. Um foi mal recebido e o outro teve boa aceitação da crítica e da audiência. No entanto o de recepção pior acabou vencendo nas bilheterias. Isso acontece porque Anthony Mackie estrela o filme e está no MCU desde 2014. Sebastian Stan (que aliás está desde 2011) até é um dos Thunderbolts, porém o marketing claramente enfatizou novatos como Florence Pugh e David Harbour.
Ou seja, a Marvel só consegue chamar a atenção de grande parte da audiência em filmes com personagens de longas mais antigos. Dos tempos em que os longas de super-heróis eram os reis indiscutíveis das bilheterias.
Seus personagens novos não conseguem chegar ao nível de popularidade conquistado pela encarnação anterior dos Vingadores.
Hoje em dia, quando a audiência deseja ver algo novo na telona, ela opta por longas que não involvem heróis dos quadrinhos de maneira alguma. Vide Top Gun: Maverick, Avatar: O Caminho da Água, Barbie, Oppenheimer, a saga Duna, Wicked e agora Pecadores.
Talvez Five Nights at Freddy’s e Um Filme Minecraft sejam mais relevantes para os jovens atuais do que o MCU.
Com Quarteto Fantástico: Primeiros Passos e Superman chegando em julho, os estúdios assumem quase o mesmo risco ao lançar hoje um filme de heróis protagonizado por figuras desconectadas de sucessos do passado que ao apostar em um blockbuster totalmente original para os cinemas.
Mas e para você, os super-heróis ainda tem alguma chance na telona? Deixe aí nos comentários!