Expectativas e decepção em WandaVision: A culpa é mais nossa que da Marvel

Expectativas e decepção em WandaVision: A culpa é mais nossa que da Marvel

Expectativas e decepção em WandaVision: A culpa é mais nossa que da Marvel

Quando WandaVision estreou há praticamente um mês, os dois primeiros episódios pegaram muitos fãs de surpresa. Mesmo já preparados para a temática de recriar e homenagear sitcoms, a surpresa...

Expectativas e decepção em WandaVision: A culpa é mais nossa que da Marvel
Imagem: Reprodução | Divulgação
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE



Quando WandaVision estreou há praticamente um mês, os dois primeiros episódios pegaram muitos fãs de surpresa. Mesmo já preparados para a temática de recriar e homenagear sitcoms, a surpresa veio pelo fato deles serem TOTALMENTE sitcoms. Exceto por uma breve cena da SWORD assistindo a série ao fim do primeiro episódio.

Na época, escrevemos uma pequena análise sobre a estreia misteriosa que deixou muitos fãs se questionando sobre tudo o que estava acontecendo. Como de costume em séries de mistério, às vezes, as respostas são diferentes de nossas teorias, e nada do que a gente esperava.


7 episódios depois, nós mantemos a opinião sobre a grande estreia da Fase 4 do MCU no Disney+. Embora o mistério tenha naturalmente dado espaço para as explicações, WandaVision soube manter esse clima de suspense até o fim.

Ao mesmo tempo em que reforçou os tópicos que já estavam lá desde o começo, mas nunca imaginamos que seria TANTO o coração da série, como o drama, luto e traumas da nossa Feiticeira Escarlate. Por fim, revisitar os traumas da jornada de Wanda Maximoff acabou sendo uma das poucas teorias que todos acertamos.


 


Torradeira Stark já sinalizava o retorno ao dia da morte dos pais de Wanda e Pietro

 

Já que desde o primeiro episódio, os comerciais falsos obviamente faziam alusão à sua história, da infância ao pós-Ultimato. Mas quanto ao resto, ficou apenas na lembrança. Com tantas referências, easter-eggs e o que pareciam ser pistas para as revelações, a Marvel orquestrou o seu maior jogo com as expectativas dos fãs.


Algo que não acontecia desde Homem de Ferro 3, tivemos em maior escala dessa vez. O episódio final de WandaVision não agradou muitos fãs por inúmeros motivos. Obviamente, é totalmente compreensível e não estamos aqui para querer se meter na opinião alheia.

Foi, de fato, um episódio corrido que teve pouco tempo para fechar as muitas pontas soltas. A Marvel soube criar uma série genuína, cometendo os acertos e até erros comuns do formato. E o que também ocorre nas séries, e acabou sendo intensificado por se tratar da Marvel, é a criação de expectativas.

Um gancho mostrado em um episódio, às vezes só recebe atenção e continuidade temporadas e anos depois. Felizmente WandaVision durou apenas 8 semanas, mas foi como se o final tivesse destruído o sonho de anos, quase como um Game of Thrones.

 

Ralph: De Mefisto à maior trollagem com os fãs da Marvel

 

Primeiramente, isso começou com as expectativas de que o Mefisto fosse o vilão oculto da série. As bases vieram nas HQs, a frase de Dottie/Agatha sobre o diabo nos detalhes, a concepção mágica dos gêmeos (que tem ligação com o capetão nas HQs), a dúvida sobre quem criara esse mundo perfeito, e o marido de Agnes: o tão mencionado e misterioso Ralph.

Embora a série quase tenha tido a presença de um demônio, eles nunca foram cogitados como causadores ou influenciadores disso tudo. Afinal, a criação de WestView no Hex foi totalmente obra da Wanda. Embora fosse mais conveniente ter algum vilão manipulando tudo, a solução FAZ sentido pois o foco aqui era explorar os poderes da super-heroína além do seu próprio conhecimento.

Mas foi no auge dos mistérios que tivemos o destaque da série e motivo de tanta emoção: o retorno de Evan Peters como Pietro, o Mercúrio. O ator dos filmes dos X-Men na Fox chegou ‘substituindo’ a versão do MCU, interpretada por Aaron Taylor-Johnson em Era de Ultron.

 

O início de um sonho fanficado…

 

Desde quando o ator foi anunciado no elenco da série, os fãs só tinham UMA CERTEZA: Peters voltaria como o Mercúrio. Na época, achávamos que isso estava ligado aos poderes da Wanda de alterar a realidade e a abertura pro Multiverso da Loucura. O que era uma boa teoria, e passou a fazer mais sentido quando surgiram os rumores e confirmações de multiverso e atores antigos retornando em Doutor Estranho 2 e Homem-Aranha 3.

Só que no fim de tudo, a Marvel executou o já mencionado grande golpe desde 2013, e acontece que o Mercúrio era apenas um ator que morava em WestView, manipulado pela Agatha para tentar extrair informações da Wanda sobre a criação daquele mundo.

O resultado não podia ser outro, muitos fãs ficaram extremamente chateados com a reviravolta e até se sentiram ofendidos pela brincadeira. Já que eles brincaram com nossas emoções por 4 semanas, pelo fato do Mercúrio de Peters é muito, MUITO adorado pelos fãs.

 

Nem o coelho Senhor Scratchy ficou fora das teorias. Embora elas estivessem certas…

 

Então, que maneira melhor de abrir as portas do multiverso do que realizando esse sonho, de ver o melhor Mercúrio ao lado da Feiticeira Escarlate em seu auge? Até nós comprávamos essa narrativa e AMÁVAMOS a ideia, e também ficamos digerindo por um tempo a reviravolta de Ralph Bohner.

Com certeza não é a melhor coisa que a Marvel poderia ter feito, e é um pequeno desperdício de potencial. Mas algo que não podemos dizer é que essa trollagem não fez sentido ou foi incoerente. Na verdade, apesar de nos emocionar com Peters realizando o sonho, a Marvel jogou as respostas nas nossas caras desde o episódio 4.

Que foi quando se estabeleceu que os moradores de WestView dentro do Hex eram pessoas reais que haviam ganhado novos nomes, profissões e personalidades. Então, tirando os gêmeos, todos ali eram pessoas reais que já existiam no mundo de fora.

 

A reescalação de Pietro dita por Darcy já era um sinal do que viria a seguir…

 

E no episódio de Halloween, reveja que o Pietro está o tempo todo provocando Wanda e questionando sobre como ela criou esse mundo. Talvez chegue um ponto em Homem-Aranha 3 e Doutor Estranho 2 onde o MCU tenha passagens pelo multiverso que explique a chegada de outras versões dos personagens.

Mas no momento, tal coisa não existe, e contrariando o que a gente esperava, WandaVision não foi o início dessa passagem. Estávamos tão confiantes pela anunciada conexão com o Multiverso da Loucura, que acreditamos veemente que a série terminaria já pronta para a ação do próximo filme.

O que nos leva à ausência do Doutor Estranho no finale da série. Algo que também decepcionou os fãs, incluindo a nós, mas também não traz nenhum erro grotesco e impossível de ignorar. Tirando a aparição relâmpago de Strange quando Loki e Thor chegam na Terra em Ragnarok, não tem porque enxergar isso como um erro de roteiro. Ou que o estúdio não entende o personagem. Tipo… ahn?

Narrativamente, tanto a ausência quanto a presença de Strange poderiam soar forçadas do roteiro, dependendo do seu ponto de vista e vontade. Acontece que WandaVision veio para ser uma série fechada, com um final satisfatório. Pra só então estabelecer algumas coisas que eles querem trabalhar no futuro.

 

Tava ocupado com o que, Doutor Estranho?

 

E isso nos leva ao último grande foco das teorias: o contato secreto de Monica Rambeau, a engenheira espacial responsável por criar um veículo blindado para entrar no Hex. Se você acompanhou a internet nesse período, sabe que os fãs teorizaram que o tal contato pudesse ser Sue Storm ou Reed Richards, membros do Quarteto Fantástico.

Quando o personagem misterioso não era ninguém importante ou conhecido, tivemos muitos fãs irritados. Esse caso, mais do que os outros, foi o mais desnecessário pelo simples fato da Marvel não ter prometido nada. Então, seria impossível superar as expectativas surreais por algo que não tinha implicação real de ser importante, além da nossa vontade de que fosse.

WandaVision pode ser boa, ruim, mas agiu dentro dos próprios limites e regras estabelecidas. Dessa maneira, é insensato esperar algo e julgar a série apenas pelo que a gente esperava que ela fosse, e não o que ela é. Se a Marvel tem culpa de soltar alguns ganchos e pistas dando a entender que tinha coisa a mais? Nem um pouco.

Todas as séries se utilizam desse artifício, e a Marvel está apenas estendendo o tipo de gancho que eles deixavam em seus filmes. Porém, aqui o estúdio parece ter decidido dialogar diretamente com os fãs que estão todos os dias discutindo teorias e caçando rumores na internet.

 

Nada de Al Pacino, o ator incrível descrito por Paul Bettany era… Paul Bettany!

 

Se utilizando da própria atenção descomunal que nós damos para elaborar essas teorias (Relaxa, porque nós também fazemos isso) para aproveitar o que foi vazado, para esconder o que está sendo realmente planejado. Foi isso o que o ator Paul Bettany fez ao falar sobre uma ‘participação especial e épica’.

Sabendo como os fãs reagiriam e criariam mil teorias de quem seria o tal ator, o nosso Visão deu o golpe final nesse jogo de expectativas. Por que eles sabiam que nós cairíamos nessa pegadinha. É culpa nossa ter caído na brincadeira? Um pouco.

É culpa da Marvel ter feito isso? Apesar do risco de desagradar os fãs com escolhas polêmicas e ter que lidar com as críticas negativas, o estúdio não é culpado pelas coisas que a gente imagina, mas sim pelo que as coisas são.

De qualquer forma, foi essa reviravolta de Ralph Bohner que conseguiu trazer uma surpresa na participação de Evan Peters. Eles não conseguiram guardar o spoiler de que ele estava na série, mas guardaram o spoiler de quem ele era, de fato.

A Marvel Studios sabe fazer bons fanservices a seus fãs. Mas não há nada de errado em nos desafiar e conseguir nos surpreender, numa era de adaptações e vazamentos que revelam tudo. Hora de superar… e começar a teorizar sobre Falcão e o Soldado Invernal.

Já viu alguns rumores que indicam uma conexão com os Inumanos e até Mutantes? Pois bem, CLIQUE AQUI para iniciar a nova era de especulação. E vamos ver onde isso vai dar nas próximas semanas.

 

       LEIA TAMBÉM!

 

WandaVision é o projeto mais inusitado de toda a história da Marvel Studios, e a cada detalhe revelado, mais estranha e empolgante ela fica. A série passou por várias mudanças no calendário do MCU, até ser adiantada e ganhado data de estreia em 15 de janeiro de 2021.

A série é dirigida por Matt Shakman (Game of Thrones) enquanto Jac Schaeffer é a principal roteirista e showrunner. O elenco conta com o retorno de caras conhecidas do MCU como Elizabeth Olsen (Wanda), Paul Bettany (Visão), Kat Dennings (Darcy) e Randall Park (Jimmy Woo). Por fim, temos Teyonah Parris (Monica Rambeau), Kathryn Hahn (Agnes) e Evan Peters, dos X-Men, de volta como o Mercúrio. Os nove episódios de WandaVision estão todos disponíveis no Disney+, corre lá pra assistir!

Leia TUDO SOBRE WandaVision!

© 2017-2024 Legado da Marvel, uma empresa da Legado Enterprises.
Developed By Old SchooL