No Brasil, Deadpool & Wolverine se torna o maior filme de Wade Wilson
Deadpool & Wolverine acaba de se tornar o maior do Deadpool no Brasil, mas não o maior do Wolverine; entenda.
A bilheteria brasileira segue dominada pelo casal mais poderoso de Hollywood atualmente: Ryan Reynolds e Blake Lively. Os dois filmes da dupla ficaram à frente do estreante Alien: Romulus no último fim de semana no Brasil. O que não é tão surpreendente, afinal, ficções científicas espaciais dificilmente fazem grandes números por aqui). Enquanto o romance com Lively É Assim que Acaba se aproxima dos R$ 40 milhões acumulados, Deadpool & Wolverine, que traz seu marido como protagonista, já tem mais de R$ 130 milhões.
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Tendo levado mais de 375 mil pessoas às salas de cinema brasileiras em seu quarto fim de semana, Deadpool & Wolverine acumula 6,37 milhões de espectadores e R$ 136,8 milhões em faturamento. É a terceira maior bilheteria do ano no Brasil, logo atrás dos infantis Divertida Mente 2 e Meu Malvado Favorito 4. Embora este último (que encerrou o fim de semana com um acumulado de R$ 141 milhões e 7,3 milhões de público) possivelmente será ultrapassado nos próximos dias.
Deadpool & Wolverine também acaba de se tornar o filme do Deadpool que mais vendeu ingressos para as salas brasileiras, superando as 6,07 milhões de entradas do primeiro longa de Wade Wilson. Por outro lado, ele ainda não é o maior do Wolverine. Este título por enquanto ainda permanece com Logan, que vendeu 6,44 milhões de ingressos em 2017.
Claro, como menos de 70 mil pagantes separavam os dois filmes até a noite de domingo, é bem provável que D&W já esteja à frente de Logan enquanto você lê isto.
Recorde para Deadpool & Wolverine
Seja como for, os únicos filmes estrelados pelos mutantes da extinta Fox a atraírem mais de 6 milhões de pessoas às salas brasileiras foram Deadpool, Logan e agora Deadpool & Wolverine. Afora esses, o mais assistido dentre os X-Filmes é X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. O filme atraiu quase 5 milhões de pessoas aos cinemas nacionais em 2014.
Não podemos esquecer, porém, que quando a franquia começou os padrões de bilheteria eram bem diferentes no Brasil – e não apenas para filmes de quadrinhos. Em 2000, X-Men: O Filme vendeu 2,08 milhões de ingressos. Isso fez dele o longa de heróis mais assistido nas salas nacionais desde Batman: O Retorno (2,27 milhões) em 1992.
Dois anos depois, Homem-Aranha foi um grande sucesso com quase 8,5 milhões de pessoas nos cinemas nacionais – a maior bilheteria por aqui desde Titanic. Porém, durante os dez anos que se seguiram ao primeiro longa de Peter Parker, os únicos longas de heróis a alcançarem números tão significativos no país foram os do próprio Homem-Aranha.
Nesse contexto, os X-Men ocuparam uma espécie de escalão intermediário nas bilheterias. X-Men 2, X-Men 3: O Confronto Final e X-Men Origens: Wolverine ficaram na casa dos 3 milhões de ingressos. É bem abaixo da trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi. E pouco atrás do muito comentado Batman: O Cavaleiro das Trevas (4 milhões), mas à frente de qualquer outro filme da Marvel lançado entre 2000 e 2009. Isso inclui os primeiríssimos do MCU, Homem de Ferro (2,8 milhões) e O Incrível Hulk (míseros 1,08 milhão).
Outras bilheterias de sucesso da Marvel
No entanto, em 2012 estreou Os Vingadores, que atraiu quase 11 milhões de pessoas às salas. Isso fez com que o MCU não só elevasse o patamar de faturamento dos filmes de heróis como também garantiu que os únicos que chegariam a tais números fossem do próprio MCU.
Mais uma vez os X-Filmes foram obrigados a ficar no segundo escalão. Acabaram ofuscados novamente por uma franquia marvete bem mais chamativa, agora estrelada por bem mais heróis do que apenas o Homem-Aranha de Tobey Maguire.
Por outro lado, enquanto Dias de um Futuro Esquecido e Apocalipse fracassaram ao tentar baterem diretamente contra o MCU. A Fox inovou ao trazer algo que a Marvel Studios (ainda) não oferecia: filmes para maiores! Deadpool (e sua sequência) era uma comédia desbocada, uma versão com super-heróis de longas com piadas adultas sobre sexo, drogas e violência que se popularizaram nas últimas décadas. Já Logan era o exato oposto: um faroeste sério, maduro e realista.
Foi somente ao se diferenciar que a franquia da Fox pôde se manter relevante em meio à dominação do MCU nos anos 2010. Assim, não é surpresa que Deadpool & Wolverine foi o escolhido para se despedir da antiga franquia dos X-Men e não um filme da própria equipe mutante – cujo “filme final”, Fênix Negra, foi totalmente ignorado em 2019.
É X-Men, só que agora da Disney
Assim, será que um longa dos X-Men produzido pela Marvel Studios, com um elenco inteiramente diferente, iria enfim dar uma popularidade nível Vingadores aos mutantes? Será que isso ainda tem chance de acontecer num contexto pós-Ultimato no qual o público só demonstra se importar com nostalgia em relação aos sucessos do passado e a Marvel Studios parece incapaz de produzir novos ícones tão adorados quanto o Homem de Ferro de Robert Downey Jr., o Thor de Chris Hemsworth e o Capitão América de Chris Evans?
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Fonte: Filme B