Ranking: Os filmes dos X-Men da menor para a maior bilheteria no Brasil

Ao longo de 20 anos, a pioneira franquia dos X-Men levou milhões de pessoas aos cinemas em todo o mundo, e particularmente no Brasil, onde o público adora super-heróis. Foram 13 filmes lançados entre 2000 e 2020, alguns mais outros menos bem sucedidos. 

Por isso, enquanto aguardamos o inevitável reboot da Fox, vamos conferir o ranking da menor para a maior bilheteria dos mutantes. Acompanhe com a gente!

O critério utilizado para o ranking é o de ingressos vendidos. Os dados são do FilmeB.

 

13º Lugar: Os Novos Mutantes

Data de estreia: 22/10/2020

Público: 358.954

Faturamento: R$ 5.510.199

 

Tendo estreado durante a pandemia, o último lugar não poderia ser outro senão Os Novos Mutantes. Por motivos compreensíveis, ele é o único da franquia que não bateu a marca do 1 milhão de ingressos vendidos. Ainda assim, tendo conquistado um público maior que o de Tenet, Os Novos Mutantes é o terceiro filme mais assistido nos cinemas nacionais desde a reabertura das salas, perdendo apenas para Trolls 2 e Mulher-Maravilha 1984

 

12º Lugar: X-Men: Fênix Negra

Data de estreia: 06/06/2019

Público: 1.679.084

Faturamento: R$ 27.218.344

 

Encerramento da saga iniciada em Primeira Classe, este longa até estreou em primeiro lugar nas bilheterias brasileiras. No entanto, a forte competição com blockbusters como Aladdin e Toy Story 4 fez Fênix Negra despencar de maneira vergonhosa no ranking semanal. No fim das contas, ele saiu de cartaz com um público bem abaixo da média que a franquia conquistava até alguns anos atrás.

 

11º Lugar: X-Men: O Filme

Data de estreia: 18/08/2000

Público: 2.078.996

Faturamento: R$ 10.986.708

 

O primeiríssimo filme da série, de grande importância para os longas baseados em quadrinhos (especialmente os da Marvel), X-Men estreou numa época onde os super-heróis não eram a principal fonte de receita para Hollywood. Aliás, seu público foi apenas o 7º maior de seu ano. Ainda assim, X-Men vendeu mais ingressos do que os Batman de Joel Schumacher e Blade, lançado dois anos antes, abrindo caminho para a dominação dos super-heróis que ocorreu ao longo da década.

 

10º Lugar: X-Men: Primeira Classe

Data de estreia: 03/06/2011

Público: 2.693.860

Faturamento: R$ 24.259.032

 

Por outro lado, Primeira Classe chegou justamente quando filmes baseados em quadrinhos já estavam mais do que consolidados entre a audiência. Assim, Primeira Classe firmou-se como o segundo maior público para super-heróis em 2011 no Brasil, perdendo apenas para Capitão América: O Primeiro Vingador (2,84 milhões de ingressos) mas superando Thor (2,58 milhões) e Lanterna Verde (1,43 milhão). 

 

9º Lugar: X-Men Origens: Wolverine

Data de estreia: 30/04/2009

Público: 3.198.878

Faturamento: R$ 27.326.454

 

O primeiro filme da trilogia do Wolverine de Hugh Jackman conquistou um público razoável em 2009. Naquele ano, ele só ficou atrás de A Era do Gelo 3, Avatar, Se Eu Fosse Você 2, Lua Nova, 2012 e Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Porém, como você vai ver neste ranking, os outros (e mais aclamados) filmes do anti-herói com garras obtiveram bilheterias melhores.

 

8º Lugar: X-Men: O Confronto Final

Data de estreia: 26/05/2006

Público: 3.276.585

Faturamento: R$ 24.653.629

 

Último longa com o primeiro elenco de heróis (até seu retorno em Dias de um Futuro Esquecido), O Confronto Final estreou cercado de expectativas. Entretanto, sua recepção mista e a competição com a Copa do Mundo da Alemanha acabou fazendo com que ele não alcançasse o público de seu antecessor. Mesmo assim, ele foi o quarto maior público de 2006 no país, superado apenas por A Era do Gelo 2, O Código Da Vinci e Se Eu Fosse Você

 

7º Lugar: X-Men 2

Data de estreia: 01/05/2003

Público: 3.567.223

Faturamento: R$ 21.687.926

 

Embalado pela boa recepção do primeiro filme, e com um marketing prometendo mais ação mutante, X-Men 2 chegou com tudo às bilheterias nacionais em maio de 2003. Apesar da dura concorrência com Matrix Reloaded em sua quarta semana, X2 ainda conseguiu ser o sexto filme mais assistido nos cinemas brasileiros naquele ano. Ele só ficou atrás de Todo Poderoso, Reloaded, Procurando Nemo, Carandiru e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

 

6º Lugar: Wolverine: Imortal

Data de estreia: 26/07/2013

Público: 3.951.954

Faturamento: R$ 49.099.000

 

O segundo longa solo do personagem mais popular a sair dos X-Filmes, Imortal conseguiu sair de cartaz com um público 23% acima do de Origens. Foi o sétimo maior público de 2013, logo atrás de Homem de Ferro 3, Meu Malvado Favorito 2, Thor: O Mundo Sombrio, Minha Mãe é uma Peça, Velozes & Furiosos 6 e Até que a Sorte nos Separe 2.

 

5º Lugar: X-Men: Apocalipse

Data de estreia: 19/05/2016

Público: 4.332.159

Faturamento: R$ 64.456.600

 

Vindo de um bem recebido antecessor, Apocalipse até teve uma estreia melhor que a de Dias de um Futuro Esquecido. Porém, a recepção mista do longa entre público e crítica o levou a ter quedas graves nas semanas seguintes. No fim das contas, Apocalipse foi o menor público para um grande blockbuster de heróis de 2016, tendo vendido menos ingressos que o MCU (Capitão América: Guerra Civil e Doutor Estranho), o DCEU (Batman vs Superman e Esquadrão Suicida) e até do que um certo Mercenário falastrão que lhe é colega de franquia.

 

4º Lugar: Deadpool 2

Data de estreia: 17/05/2018

Público: 4.647.277

Faturamento: R$ 67.062.000

 

A segunda aventura do anti-herói interpretado por Ryan Reynolds chegou com a dura missão de ter um sucesso similar ao do primeiro filme. No entanto, Deadpool 2 precisou enfrentar uma série de desafios que em nada tinham a ver com cinema. Primeiro, foi a greve dos caminhoneiros de 2018, que efetivamente impediu muitos brasileiros de irem ao cinema por alguns dias. Algumas semanas depois, veio a Copa do Mundo da Rússia. Graças a esses contratempos, Deadpool 2 saiu de cartaz com um total 23% menor que o do primeiro filme.

 

3º Lugar: X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Data de estreia: 22/05/2014

Público: 4.921.850

Faturamento: R$ 64.446.800

 

Prometendo um encontro épico entre as duas gerações de X-Men (os da primeira trilogia e o elenco de Primeira Classe), Dias de um Futuro Esquecido foi um dos filmes mais aguardados de 2014. Dessa forma, em um ano lotado de super-heróis, os mutantes conseguiram ser o maior público para um longa baseado em quadrinhos de seu ano, superando Capitão América 2: O Soldado Invernal, O Espetacular Homem-Aranha 2, Guardiões da Galáxia e o reboot de As Tartarugas Ninja. Por um tempo Dias de um Futuro Esquecido foi a maior bilheteria para a franquia mutante da Fox, até ser ultrapassado por…

 

2º Lugar: Deadpool

Data de estreia: 11/02/2016

Público: 6.071.243

Faturamento: R$ 81.620.500

 

Prometendo uma comédia muito mais irreverente que o típico longa de heróis, Deadpool virou mania entre o público nacional. Após vender excelentes 1,7 milhão de ingressos em seu primeiro fim de semana (curiosidade: trata-se do maior público de abertura no Brasil da história da Fox), Deadpool ultrapassou o número de ingressos vendidos de todos os X-Filmes. Por um ano, ele se manteve como a maior bilheteria da franquia, até que apareceu um certo mutante com garras em seu caminho.

 

1º Lugar: Logan

Data de estreia: 02/03/2017

Público: 6.439.753

Faturamento: R$ 91.226.300

 

Aclamado pela crítica, o último filme do Wolverine procurou ser não um longa de heróis comum, mas sim um faroeste com toques de drama, trazendo um melancólico porém adequado final (cronológico) para a franquia. Aqui no país o filme conquistou o público e, mesmo enfrentando concorrentes difíceis (Kong: A Ilha da Caveira, o remake de A Bela e a Fera), conseguiu se tornar o maior público da franquia e o sexto maior da Fox, logo atrás de dois épicos de James Cameron (Titanic e Avatar), duas animações da Era do Gelo (o terceiro e o quarto) e A Paixão de Cristo.

Qual o seu filme favorito dos X-Men? Comente com a gente!

Publicitário, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalho com Marketing Digital desde 2015. Apaixonado por bilheterias de cinemas, estudo o mercado cinematográfico brasileiro e estrangeiro já há vários anos, e desde 2017 sirvo como o principal analista de bilheterias para o Legado da Marvel.
Leia também
Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.